Cinco carros marcantes dos presidentes do Brasil

Do Rolls-Royce Silver Wraith dos desfiles de posse aos Chevrolet Omega do FHC, relembre os carros icônicos
Diego Dias
Por
26.01.2024 às 17:15
Do Rolls-Royce Silver Wraith dos desfiles de posse aos Chevrolet Omega do FHC, relembre os carros icônicos

Nesta semana houve a troca do carro do presidente Lula. Com isso, após bons anos de serviço prestados, a frota de carro presidencial formada pelos Ford Fusion e Edge foi aposentada para dar lugar a um BYD Tan. Aproveitando a ocasião vamos relembrar quais os cinco carros dos presidentes do Brasil mais marcantes.

Ante disso, vale detalhar o novo BYD Tan que será utilizado por Lula. É um SUV grande de 4,87 metros de comprimento. Elétrico, o SUV tem potência total digna de superesportivo: nada menos do que 517 cv e torque de 69,3 kgfm. O comodato prevê que o utilitário chinês seja utilizado pelo período de um ano

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A lista buscou agregar veículos de diferentes fases, ou seja, desde modelos mais antigos como o famoso Rolls-Royce Wraith da época do presidente Juscelino Kubitschek (embora tenha estreado com Getúlio Vargas, em 1954), indo até sedãs de uma fase mais recente à exemplo do Chevrolet Omega do então presidente Fernando Henrique Cardoso. Sem mais delongas, vamos à lista dos cinco carros marcantes dos presidentes do Brasil

Rolls-Royce Silver Wraith

Sem dúvidas o Rolls-Royce Wraith é um dos carros presidenciais mais famosos desta lista, afinal, ele dá as caras a cada quatro anos durante o desfile de posse dos presidentes do Brasil – e também no dia da Independência. É o clássico que desfila em Brasília em direção ao Palácio do Planalto, levando o presidente e a primeira dama de maneira visível, já que se trata do único carro conversível.

Primeiro modelo da Rolls-Royce produzido após a Segunda Guerra Mundial, o Silver Wraith presidencial é de 1952. Debaixo do seu enorme capô está um motor naturalmente aspirado de seis cilindros em linha e 4,6 litros, cuja potência fica na casa dos 150 cv. A tração é traseira e a transmissão automática de quatro marchas. Detalhe que a unidade brasileira conta com alguns detalhes especiais como chassi reforçado e suportes de bandeira. Recentemente foi reformado após avarias durante o governo Bolsonaro (2019-2022).

Willys Itamaraty Executivo

Outro veículo marcante como carro da presidência da República do Brasil foi o Willys Itamaraty Executivo, versão que tinha entre-eixos alongado e que praticamente era uma limusine, tanto pelo tamanho quanto pelo luxo. Contava com bancos de couro e até mesmo ar-condicionado, itens que são comuns hoje, mas que na época eram restritos para os mais abastados ou autoridades.

O Willys Itamaraty Executivo serviu primeiro ao marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, presidente do Brasil a partir de 1964 durante o período da Ditadura Militar. No entanto, o carro foi prestar seus serviços somente três anos depois, em 1967. O motor era um seis cilindros em linha 3.0 para render 132 cv de potência, mas trabalhando junto de uma transmissão manual.

Ford Galaxie/Landau

O primeiro automóvel produzido pela Ford no Brasil foi o Galaxie, sedan grande luxuoso que também prestou seus serviços à presidência da República. O sedan de 5,4 metros de comprimento famoso por suas dimensões e o motorzão V8 prestou seus serviços durante o período de João Batista Figueiredo (1979-1985) a José Sarney (1985-1990), ou seja, do último governo militar até a redemocratização.

O curioso é que o Ford Galaxie teve até motor V8 5.0 a álcool, que entregava seus 152 cv de potência e 32,6 kgfm de torque, um salto ante os 134 cv da variante a gasolina. A publicidade da época destacava o veículo presidencial com “combustível brasileiro. Não era para menos, pois o sedan foi o primeiro carro de presidente movido a etanol no mundo.

Chevrolet Omega

Na década de 1990 ficou marcada a chegada dos Chevrolet Omega, era inaugurada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). No começo foi utilizado o famoso Omega brasileiro, conhecido por sua carroceria quadrada e motores seis cilindros em linha, principalmente o 4.1 de 168 cv e 29,1 kgfm de torque (motor do Opala).

Mas logo depois FHC passou a utilizar o Omega australiano, que nada mais era do que o Holden Commodore com o logotipo da Chevrolet. Nessa fase do Omega os carros tinham diferenças em relação aos carros vendidos ao público final, como blindagem, suporte para as bandeiras nos para-lamas e também radiocomunicador.

Ford Fusion

Para fechar a lista temos o Ford Fusion, que foi utilizado nos dois primeiros governos Lula (2003-2011), que se tratava da primeira geração do sedan mexicano. À época o modelo era equipado com motor quatro cilindros 2.3 de 162 cv e 20,7 kgfm de torque, mas também havia um segundo Fusion com motorização híbrida.

O Fusion também foi o carro do presidente Jair Bolsonaro (2019-2022), mas já na sua segunda geração. A variante era o Fusion Titanium 2.0 turbo com tração integral, que entrega seus 248 cv e 38 kgfm de torque. Pintado de preto, o sedan contava com blindagem com nível III-A, que na prática é resistente a tiros de pistolas e submetralhadoras.

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