Carro brasileiro promete fazer 33 km/l com etanol usando motor Renault

Lecar usará motor de Kardian como gerador de energia para o motor elétrico
Por
24.07.2025 às 15:15 • Atualizado em 27.07.2025
Compartilhe:
Lecar usará motor de Kardian como gerador de energia para o motor elétrico

O Lecar 459 tem criado expectativa e polêmicas no público que acompanha o mundo automotivo. No primeiro flagra, o visual exótico chamou atenção. A marca se defendeu dizendo que era o primeiro protótipo e depois apresentou uma versão mais próxima da carroceria final.

O projeto inicial do Lecar 459 previa um veículo elétrico. Depois, por confusão da comunicação da empresa, o sedan passou a ser tratado como híbrido. No entanto, com novos dados apontados no site oficial e em falas do proprietário da empresa, o Lecar 459 é na verdade um elétrico com extensor de autonomia.

Você também pode se interessar por:

É a mesma tecnologia que a Nissan apostava para o Brasil com o ePower, além da Leapmotor, que já confirmou a chegada de dois SUVs com esse tipo de motorização.

Voltando ao Lecar 459, o modelo usará o motor 1.0 turbo da Horse para gerar energia. Esse motor é o mesmo do Renault Kardian e do Nissan Kicks de nova geração. O propulsor em questão tem 125 cv de potência e 22,4 kgfm. Porém, esse motor não irá mover o veículo.

Divulgação/Lecar

Divulgação/Lecar

O papel de mover o veículo é de um motor elétrico com 163 cv e 26,3 kgfm, fornecido pela WEG e instalado no eixo traseiro. Esse motor está conectado a baterias, que serão abastecidas pelo motor 1.0 turbo. Portanto, o motor a combustão apenas irá gerar energia para o motor elétrico.

No entanto, o que mais chama atenção é o consumo. A Lecar promete que o sedan vai rodar 1.000 km com 30 litros de etanol, o que representa um consumo médio de 33,3 km/l, o que garantiria um lugar entre os carros mais econômicos do Brasil.

Divulgação/Lecar

Divulgação/Lecar

O Lecar 459 terá 4,35 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,52 m de altura. O entre-eixos é de 2,70 m, enquanto o porta-malas leva até 530 litros. A fabricante nacional promete que o 459 terá itens como sistema de permanência em faixa, controle de velocidade adaptativo, assistente de frenagem de emergência e sistema de alerta de pontos cegos.

A promessa é que o Lecar 459 comece a ser fabricado em agosto de 2026. No site oficial, o Lecar 459 é vendido por R$ 159.300 e reservas são aceitas com pagamento de R$ 1.593 (10% do valor total). O preço é válido até 31 de dezembro desse ano.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Por

Editor de conteúdo

Compartilhe este artigo:

Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.