Caoa Chery Tiggo 7 Sport: o que você deve saber antes de comprar um
O Caoa Chery Tiggo 7 Sport foi a principal movimentação da operação sino-brasileira no mercado nacional neste ano. A estratégia da marca era a de oferecer um produto de porte compacto-médio (com isso, falamos deJeepCompass, VW Taos e Toyota Corolla Cross) por um preço de SUVs compactos, como Renault Kardian, Fiat Pulse e VW Nivus.
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Deu certo. O Caoa Chery Tiggo 7 Sport foi lançado por R$ 134.990, mas sem perder tanto o requinte das opções mais caras com sobrenome Pro. E com isso virou a nova sensação dos brasileiros, sempre lembrado em listas de comparativos de modelos de entrada.
Mas o que é preciso saber antes de levar um desse para casa? É o que a Mobiauto vai elencar agora em mais um artigo do quadro “o que você deve saber antes de comprar um”.
Caoa Chery Tiggo 7 Sport 2024 – Características
1) Motor: 1.5 turbo de quatro cilindros com 147/150 cv (gasolina/etanol) e 21,4 kgfm de torque (para os dos combustíveis).
2) Câmbio: automático do tipo CVT com 9 marchas simuladas.
3) Dimensões: 4.500 mm de comprimento; 2.670 mm de entre-eixos; 1.842 mm de largura; 1.705 mm de altura; 525 litros de porta-malas; 422 kg de carga útil; 51 litros de tanque de combustível; 1.466 kg de peso em ordem de marcha.
4) Revisões até 50.000 km: R$ 4.156,08
Caoa Chery Tiggo 7 Sport 2024 - Pontos positivos
1) Visual: o visual Tiggo 7 Sport é basicamente o mesmo da linha Pro e isso é um ponto bastante positivo. Afinal, você não verá diferenças estéticas alarmantes entre a versão de entrada e a de topo do SUV, o que é bastante comum – considerando a diferença R$ 35 mil entre as opções;
2) Acabamento interno: A superfície do painel é macia ao toque, assim como o acabamento das portas dianteiras – algo raro de se ver nessa faixa de preço. Além disso, o SUV entrega bancos com um bom nível de revestimento, de couro sintético. Para fechar, tem saída de ar-condicionado para segunda fileira de passageiros e telas digitais para multimídia e painel de instrumentos.
3) Espaço interno: o entre-eixos é maior que o de um Corolla Cross, por exemplo. E o espaço interno realmente é superior ao dos concorrentes da categoria, com exceção do VW Taos, que tem medidas parecidas na cabine. Comparando aos modelos de entrada do segmento, o Tiggo 7 Sport garante um conforto melhor para os cinco ocupantes.
4) Carregador por indução: praticidade para quem precisa carregar o celular e não gosta de usar cabos. Esse é mais um dos itens de conforto que não se perdeu mesmo a versão sendo bem mais em conta que as mais caras.
5) Porta-malas: é o maior porta-malas entre os SUVs médios. Estamos falando de Jeep Compass, VW Taos e Corolla Cross. Considerando o mercado na faixa dos R$ 135 mil, a diferença é ainda maior. Inclusive, a versão Sport é que tem o melhor número de dimensão no porta-malas. Isso porque a marca diminuiu os acabamentos internos sob o porta-malas,
6) Acabamento externo: a tampa do cofre do motor, por exemplo, tem amortecedores e não é preciso o uso da haste de fixação, comum em modelos desse valor. Além disso, recebe um tecido para não deixar a temperatura do motor tomar conta da chapa de ferro e também conter um pouco do ruído do propulsor.
Caoa Chery Tiggo 7 Sport 2024 - Pontos negativos
1) Desempenho: o motor 1.5 turbo flex é o mesmo usado no Tiggo 5X, mas fica devendo no Tiggo 7 Sport. É um carro pesado, com quase 1,5 ton, com um motor que não tem injeção direta de combustível, e que acaba sentindo nas arrancadas e retomadas. Na prova de 0 a 100 km/h, o SUV leva 10,7 segundos.
2) Consumo: o fato de não ter injeção direta de combustível também impacta no consumo do veículo, que não é dos melhores. Contra os SUVs compacto-médios, os números do Tiggo 7 Sport estão em uma boa média, mas levando em consideração sua faixa de preço e seus concorrentes, ele fica em desvantagem nesse quesito.
3) Assistências de condução: por conta do preço bem mais baixo que dos concorrentes da categoria, o Tiggo 7 Sport teve de renunciar alguns itens de série. O pacote ADAS, ou Max Drive – como é chamado pela Caoa Chery – foi deixado de lado nessa versão para ter um preço reduzido.
4) Suspensão: o Tiggo 7 Sport é um carro bastante confortável, mas essa calibração da suspensão incomoda nas curvas por causa da rolagem maior da carroceria. Os concorrentes, de maneira geral, têm um ajuste mais firme da suspensão.
Caoa Chery Tiggo 7 Sport 2024 – Ficha técnica
Motor: 1.5, dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16V, turbo, flex,
duplo comando de válvulas, injeção multiponto
Potência: 147/150 cv (G/E) a 5.500 rpm
Torque: 21,4
kgfm a 1.750 rpm
Peso/potência: 9,77 kg/cv
Peso/torque: 68,5 kg/kgfm
Câmbio: automático
do tipo CVT, 9 marchas simuladas
Tração: 4x2
dianteira
0 a 100 km/h: 10,7 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e multibraço (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e sólidos (traseira); diâmetro de giro, 11 m; coeficiente aerodinâmico, não revelado; vão livre do solo, 173 mm; ângulo de ataque, 21º; ângulo de saída, 27º; ângulo de transposição de rampas, não divulgado; pneus, 225/60 R18.
Caoa Chery Tiggo 7 Sport 2024 – Itens de série
- Rodas de liga leve de 18 polegadas
- Grade frontal com detalhes cromados “Big Diamond”
- Para-choques, maçanetas e espelhos retrovisores na cor do veículo
- Barras longitudinais decorativas no teto
- Aerofólio traseiro
- Antena tipo barbatana
- Rebatimento elétrico dos retrovisores
- Retrovisores externos com aquecimento (antiembaçante) e controle interno elétrico
- Faróis de LED
- Faróis com acendimento automático e ajuste elétrico de altura
- Luzes de rodagem diurna de LED (DRL)
- Faróis de neblina com assistente de iluminação em curvas de LED
- Lanterna traseira de neblina
- Lanternas traseiras com moldura panorâmica integrada, luzes de freio e brake light com LED
- Retrovisores externos com setas de LED
- Abertura e fechamento das portas a distância (keyless)
- Abertura e fechamento dos vidros “one touch” com função antiesmagamento
- Botão Start/Stop para partida sem chave
- Câmera de ré com guias dinâmicas de direção
- Desembaçador do vidro traseiro
- Direção elétrica (EPS)
- Piloto automático
- Sensor de chuva
- Sensor de estacionamento traseiro
- Airbag de cortina
- Airbag frontal (motorista e passageiro)
- Airbag lateral (motorista e passageiro)
- Alarme antifurto (periférico) com acionamento pela chave
- Assistente de aclives (HAC)
- Assistente de descida (HDC)
- Assistente eletrônico de frenagem (EBA)
- Controle eletrônico de estabilidade (ESC)
- Encostos de cabeça com regulagem de altura (todos os assentos)
- Freio a disco nas quatro rodas
- Freio com sistema antitravamento (ABS)
- Distribuição eletrônica da força (EBD)
- Freio de estacionamento com acionamento eletrônico (EPB)
- Função Auto Hold
- Sistema de controle de tração (TCS)
- Sistema de monitoramento de pressão nos pneus (TPMS)
- Sistema de sinal emergencial (ESS)
- Sistema Isofix de fixação de cadeirinha infantil
- Travamento dinâmico de portas
- Travas de segurança para crianças na porta traseira
- Travas elétricas com comando centralizado
O que você deve saber antes de comprar um
Este é um novo quadro da Mobiauto, que trabalha como um Guia de Compra para quem pensa em trocar de carro. Basta digitar o nome do veículo que deseja e a sequência “o que você deve saber antes de comprar um” no buscar, que saberá tudo o que precisa sobre o produto.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.