BYD registra dois carros de luxo no Brasil após ofensiva de rival chinesa
De olho no mercado de luxo, a BYD tratou logo de registrar dois modelos da sua marca de alto padrão, a Denza. A montadora é fruto de uma parceria entre BYD e Mercedes-Benz. O primeiro modelo é o Denza Z9 e o Z9 GT. A principal diferença entre os dois modelos é basicamente a carroceria, enquanto o Z9 é um sedan, o Z9 GT tem uma carroceria de perua.
Ambos tiveram desenho industrial registrados e divulgados pelo Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). Vale lembrar que, esse é o primeiro passo de uma marca que pretende vender determinado veículo no Brasil.
Você também pode se interessar:
- BYD Denza N9 é um SUV de luxo com quatro motores e quase 1.000 cavalos
- BYD fabricará dois hatches e dois SUVs no Brasil a partir deste ano
- BYD lançará supercarro de quase 1.000 cv ainda este ano
- Novo BYD Dolphin Mini ganha novo visual e deve chegar ao Brasil
Denza Z9 GT: perua elétrica de quase 1.000 cavalos
A Z9 GT é equipada com três motores elétricos. São dois traseiros, somados com 326 cv, e um dianteiro de 312 cv. Combinados, a perua entrega 965 cv e pode chegar aos 240 km/h de velocidade máxima. No padrão chinês, a autonomia é de 630 km para um 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos.
Também há a possibilidade de uma versão híbrida plug-in 2.0 turbo de 204 cv, outro elétrico de 268 cv, além de mais dois propulsores elétricos traseiros de 590 cv. No ciclo chinês, a variante híbrida pode chegar até 1.100 km de autonomia e 201 km somente no modo elétrico. Combinados, são 858 cv.
Todo esse poderio para mover uma perua que pesa 2.875 kg distribuídos em 5,18 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 1,50 m de altura e 3,13 m de entre-eixos.
Denza Z9: sedan de luxo
Na carroceria sedan, o Z9 recebe o mesmo conjunto para versão híbrida e elétrica do irmão Z9 GT. Os dados de autonomia também chegam aos 1.100 km, com os mesmos 858 cv.
O registro no Brasil é um contra-ataque da BYD em meio à chegada de modelos da Zeekr e Geely (dona da Volvo) ao país. Assim, a BYD vai usar sua marca subsidiária Denza, voltada para veículos de luxo, para poder rivalizar com as concorrentes chinesas em solo brasileiro.
No Brasil, o principal rival do Z9 GT pode mirar o Porsche Taycan Cross Turismo, que atualmente parte dos R$ 920.000 na versão perua e R$ 820.000 na carroceria sedan.
Por Vinicius Moreira
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.