BYD registra dois carros de luxo no Brasil após ofensiva de rival chinesa

Divisão de luxo da marca chinesa pode trazer de uma vez só dois modelos
Por
10.03.2025 às 16:30 • Atualizado em 30.06.2025
Compartilhe:
Divisão de luxo da marca chinesa pode trazer de uma vez só dois modelos

De olho no mercado de luxo, a BYD tratou logo de registrar dois modelos da sua marca de alto padrão, a Denza. A montadora é fruto de uma parceria entre BYD e Mercedes-Benz. O primeiro modelo é o Denza Z9 e o Z9 GT. A principal diferença entre os dois modelos é basicamente a carroceria, enquanto o Z9 é um sedan, o Z9 GT tem uma carroceria de perua.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Ambos tiveram desenho industrial registrados e divulgados pelo Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). Vale lembrar que, esse é o primeiro passo de uma marca que pretende vender determinado veículo no Brasil.

Você também pode se interessar:

Denza Z9 GT: perua elétrica de quase 1.000 cavalos

A Z9 GT é equipada com três motores elétricos. São dois traseiros, somados com 326 cv, e um dianteiro de 312 cv. Combinados, a perua entrega 965 cv e pode chegar aos 240 km/h de velocidade máxima. No padrão chinês, a autonomia é de 630 km para um 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos.

Também há a possibilidade de uma versão híbrida plug-in 2.0 turbo de 204 cv, outro elétrico de 268 cv, além de mais dois propulsores elétricos traseiros de 590 cv. No ciclo chinês, a variante híbrida pode chegar até 1.100 km de autonomia e 201 km somente no modo elétrico. Combinados, são 858 cv.

Todo esse poderio para mover uma perua que pesa 2.875 kg distribuídos em 5,18 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 1,50 m de altura e 3,13 m de entre-eixos.

Denza Z9: sedan de luxo

Na carroceria sedan, o Z9 recebe o mesmo conjunto para versão híbrida e elétrica do irmão Z9 GT. Os dados de autonomia também chegam aos 1.100 km, com os mesmos 858 cv.

O registro no Brasil é um contra-ataque da BYD em meio à chegada de modelos da Zeekr e Geely (dona da Volvo) ao país. Assim, a BYD vai usar sua marca subsidiária Denza, voltada para veículos de luxo, para poder rivalizar com as concorrentes chinesas em solo brasileiro.

No Brasil, o principal rival do Z9 GT pode mirar o Porsche Taycan Cross Turismo, que atualmente parte dos R$ 920.000 na versão perua e R$ 820.000 na carroceria sedan.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Por

Repórter

Compartilhe este artigo:

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.