BYD Dolphin Mini baixa preço e custa menos de R$ 50 mil (mas bem longe daqui)

Montadora segue em sua estratégia agressiva de cortes e parece não ter sua saúde financeira afetada
DR
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13.03.2024 às 05:53
Montadora segue em sua estratégia agressiva de cortes e parece não ter sua saúde financeira afetada

Seguindo sua toada de preços extremamente competitivos, a BYD baixou o preço de seu Dolphin Mini na China, ou de seu Seagull, como é conhecido por lá. A medida ocorreu para acirrar ainda mais a guerra de preços vivida no setor automotivo chinês.

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A redução de preço foi em 5%, que faz o Dolphin Mini sair agora a partir de ¥69.800 (cerca de R$ 48.350). Isso ocorreu logo após a montadora lançar a nova linha do Yuan Plus com valor reduzido em 12%.

 

Depois de chegar de vez ao mercado automotivo internacional no ano passado, a BYD vem dando a tônica e liderando uma acirrada guerra de preços dentro do mercado elétrico contra a Tesla. O fenômeno não se limita à China, tanto que a montadora norte-americana perdeu seu posto de maior vendedora mundial de veículos eletrificados

 

Pode parecer que os descontos já foram muitos, mesmo para os primeiros meses de 2024, a tendência é que sigam ocorrendo ainda neste ano. Isso porque, de acordo com o analista do China Merchants Bank International em Hong Kong, Shi Ji, a montadora oferecerá ainda mais reduções nos valores de seus carros nos próximos meses.

Dá para se manter com tantos descontos?

Mas como a BYD consegue se manter saudável financeiramente com todos os cortes? Uma vez que é certo que essas sequenciais reduções de preço pressionaram a margem bruta da montadora, como a marca conseguirá se manter?

Isso Shi Ji também explica. O analista fala que apesar da diminuição do lucro por venda, a empresa pode compensar a perda com corte de custos nos valores de seus fornecedores.

 

Além disso, as vendas de veículos de novas energias chineses, sejam elétricos puros, híbridos ou híbridos plug-in, estão crescendo consideravelmente, tanto no mercado interno quanto em exportações. Até o fim do ano é esperado que o número chegue a 11,5 milhões de unidades, um aumento de 11,5% em relação a 2023.

Assim, ao que parece a situação está sob controle da BYD, e os números mostram exatamente isso. De acordo com a agência de notícias britânica, Reuters, a montadora conseguiu uma margem de lucro de 22% no terceiro trimestre de 2023.

Mercado Brasileiro

Querendo ou não, a estratégia de preços agressivos parece estar funcionando, assim como a de internacionalização da marca. Aqui no Brasil, por exemplo, o Dolphin Mini foi lançado há pouco tempo e já é um dos carros elétricos mais baratos do país, tendo vendido em sua pré-venda mais de 7.000 unidades.

Além disso, a BYD já iniciou o processo de construção de uma fábrica própria em Camaçari (BA) e seu modelo Dolphin disparou como o veículo elétrico mais vendido de fevereiro no mercado brasileiro.

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