BMW registra no Brasil carro elétrico que muda de cor e parece de outro mundo

Sem maçaneta e com informações projetadas em seu parabrisa, o conceito futurista da montadora pode chegar ao Brasil
DR
Por
13.03.2024 às 07:45
Sem maçaneta e com informações projetadas em seu parabrisa, o conceito futurista da montadora pode chegar ao Brasil

Mais de um ano após sua apresentação, o conceito do BMW I Vision Dee ainda surpreende e agora pode estar chegando ao Brasil. Isso porque a montadora registrou o modelo aqui no país, por meio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), dando pistas de que o mercado brasileiro está nos planos futuros da marca para o produto.

 Você pode se interessar por: 

Apresentada na feira de tecnologia CES de 2023, a concepção é um sedan que serviu para mostrar como a BMW enxerga o desenvolvimento dos seus carros nos próximos anos.

O seu nome significa "Experiência Emocional Digital", e tecnologias como mudança de cor, comando de voz e assistente virtual integrado ao metaverso foram algumas das mostradas pelo conceito.

 

Oliver Zipse, presidente do conselho de administração da BMW AG, comentou um pouco sobre o que o projeto significa para o futuro da empresa. Em suas palavras: “Com essa visão, estamos olhando para o futuro e destacando a tremenda importância da digitalização para nossas próximas gerações de produtos."

Variação de cor e design

Talvez o que mais chame atenção, o mencionado sistema de variação de cor foi mostrado inicialmente em 2022 e tem como base a tecnologia E ink, que permite que os tons da carroceria sejam mudados de acordo com a preferência do condutor.

A montadora afirma que é possível escolher 32 tons diferentes em 240 segmentos. Além disso, o aparelhato permite ao motorista criar faixas de cor ao longo do carro.

O mais interessante é que seu design parece conseguir aliar o futuro e o passado da BMW. Com linhas simples e minimalistas que formam volumes bem definidos, os quais são característicos da montadora.

 

O carro traz marcas visuais muito fortes de outros veículos da empresa, como capô longo e traseira curta, mas consegue inovar ao mostrar uma grade dupla horizontal renovada e faróis e lanternas que são “traços” de LED.

Suas rodas produzem efeito visual interessante, por contarem com uma peça que se movimenta de modo independente. O veículo não possui retrovisores e maçanetas em sua carroceria, na verdade essas funções são feitas por câmeras e sensores.

Alta tecnologia no interior

A parte interna do sedan chama atenção por não possuir um botão sequer, pois todos seus comandos são realizados por comandos de gestos ou voz. Sua assistente virtual não apenas responde com certas linhas de diálogo, mas consegue desenvolver uma conversa natural.

O carro também não possui telas, as informações do velocímetro ou central multimídia são projetadas no para-brisa pelo projetor “head up display”, que utiliza toda área do vidro para dispor de sua projeção. Apesar de parecer algo que possa tirar a atenção do motorista, a marca garante que a tecnologia serve para facilitar a direção e que o foco sempre está na segurança.

 

De acordo com a montadora, essa tecnologia de painel “futurístico”, em menor escala, deve chegar aos seus veículos a partir de 2025, ou seja, num futuro não tão distante.

Sobre sua motorização ainda não há informações, o que se sabe é que o carro é uma evolução do conceito I Vision apresentado pela marca em 2021 e que contava com conjunto motor 100% elétrico. Assim, é de se esperar que se o I Vision Dee traga consigo, caso seja levado às ruas, também um propulsor elétrico.

Quanto às informações de sua chegada ao Brasil, a que se tem é apenas seu já comentado registro aqui no país, o que pode ser um forte indício de sua chegada ao mercado brasileiro nos próximos anos.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários