Avaliação: Volvo XC40 elétrico quer superar Porsche em desempenho e vendas
O Volvo XC40 Recharge chega chamando o Porche Taycan e Audi e-tron para briga, deixando claro que pretende até o final do ano liderar o segmento de carros elétricos. A versão 100% elétrica do SUV chega como topo de linha, ofertada por R$ 389.950. Valor bem mais competitivo que os rivais na faixa de R$ 600.000.
As 300 unidades destinadas à pré-venda depois que o modelo foi anunciado, em junho, esgotaram em menos de três semanas. Um novo lote de 150 unidades foi aberto e, segundo a representante da marca sueca no Brasil, restam poucas unidades.
O XC40 Recharge é o primeiro carro 100% elétrico da Volvo no Brasil. A marca pretende ter metade da frota totalmente eletrificada até 2025, e toda a linha elétrica até 2030 no país.
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No lançamento, a Volvo afirmou que o Brasil formará, junto com a Noruega, o grupo dos dois primeiros países escolhidos pela marca para terem toda a frota elétrica.
A fabricante não revelou quais serão os próximos modelos a serem lançados, mas, considerando que há cinco modelos no portfólio brasileiro, podemos esperar por mais um ou dois carros 100% elétricos nos próximos quatro anos.
Enquanto isso, o Porsche Taycan ainda não chegou às 300 unidades emplacadas, o que mostra que a meta da Volvo de liderar o segmento parece plenamente alcançável.
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Além da eletrificação, a versão Recharge traz outras novidades. Com ela, a Volvo se torna a primeira empresa a se unir ao Google por um sistema multimídia alimentado pelo Android. Com isso, todos os aplicativos do Google Play estarão disponíveis na central multimídia do carro e responderão a comandos de voz.
O SUV também ganhou novo pacote de assistentes de condução, melhorando ainda mais a segurança de um carro que já foi classificado com cinco estrelas no Euro NCAP. Sem mais delongas, eis aqui a avaliação do Volvo XC40 Recharge. Detalhamos todas as novidades do SUV e se vale a pena estacioná-lo na sua garagem.
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Mesmo design, com toque futurístico
O design externo do Volvo XC40 Recharge seria o mesmo das versões híbridas, não fosse pela grade. No lugar das entradas de ar, exibe uma placa do mesmo material do para-choque, com o logo da marca no meio. Além de reforçar o caráter de carro elétrico, a solução traz um ar futurístico para o SUV.
Diferente de carros elétricos de outras marcas, a Volvo foi muito feliz em manter a estética do Volvo XC40, mudando apenas um detalhe. Afinal, o visual é um dos fatores responsáveis pelo sucesso do SUV.
Os faróis são full-LED desde a versão de entrada, enquanto as lanternas em formato de ‘L’, característica dos utilitários esportivos mais recentes da marca, continuam iguais na versão elétrica.
Outra novidade que diferencia a versão Recharge das demais é a pintura Verde Sage, exclusiva do elétrico. As rodas de 20 polegadas são de alumínio. Por questões aerodinâmicas, os pneus dianteiros 235/45 são mais estreitos e altos que os pneus traseiros, com 255/40, mas o interior é exatamente o mesmo das versões híbridas.
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Espaço para mais uma mochila
O porte “na medida” é um dos pontos do Volvo XC40 que agradam os mais diversos clientes. O modelo não tem uma carroceria enorme, mas oferece um espaço excelente para cinco ocupantes.
Além disso, os bancos são confortáveis o suficiente para uma longa viagem e há porta-objetos realmente funcionais por todo o carro. Os bancos dianteiros, especificamente, chamam a atenção pelos encostos lombares finos e, ao mesmo tempo, aconchegantes, o que aprimora o espaço traseiro na fileira de trás.
O porta-malas de 414 litros poderia ser um pouco maior. Com o banco traseiro rebatido, a capacidade vai para 1.295 litros. A versão elétrica tem ainda um compartimento de 31 litros sob o capô dianteiro para o carregador. Na ausência dele, dá para encaixar uma mochila.
Dimensões: 2.702 mm de entre-eixos, 4.425 mm de comprimento, 1.863 mm de largura, 1.647 mm altura, 414 litros de porta-malas, 2.118 kg de peso.
Desempenho: à altura de Porsche Taycan e Audi e-tron
Só o fato de já ter dirigido a versão híbrida topo de linha do Volvo XC40, a R-Design, é motivo para ser exigente com a versão Recharge. Porém, quando se sabe que a variante elétrica tem 408 cv de potência e 67,3 kgfm de torque, a expectativa fica ainda mais alta. São 146 cv e quase 25 kgfm a mais do que a configuração híbrida.
Ao sentar no banco do motorista, a primeira coisa que se sente falta é a ausência do botão de partida. Para ligar o carro, basta estar com a chave no interior e pisar no freio. Para fazê-lo andar, é só colocar o câmbio na posição D (Drive).
Também não há botão para acionar o freio de estacionamento: ele é ativado automaticamente ao colocar a alavanca no P (Parking).
Mas não é necessário muito tempo para se acostumar com essas pequenas diferenças. Talvez o fato de o carro não emitir nenhum som quando ligado cause estranheza por mais tempo. Por isso, fique sempre atento quando estiver a bordo de um elétrico: se o painel está ligado e o câmbio, no D, ele vai andar.
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O teste do Volvo XC40 Recharge foi em Porto Alegre (RS). Dirigimos o SUV do aeroporto até o parque Eólico de Osório. São 103 km indo pela rodovia Osvaldo Aranha, o que dá aproximadamente 1h15 de viagem.
O dia era tão chuvoso que parecia que ia acabar o mundo e a névoa era tanta que o Googles Maps mudou automaticamente para o modo noturno. Era meio-dia e parecia que estávamos no pôr-do-sol, mas seguimos viagem.
Era exatamente o que eu esperava: um Volvo XC40 muito mais potente, mais esperto nas retomadas e ágil nas frenagens. O que não falta é fôlego, mas isso os números já comprovam. Afinal, o SUV precisa de apenas 4,9 segundos para ir de 0 a 100 km/h. O R-Design, por exemplo, necessita de 7,3 segundos.
Chegamos a 120 km/h, que era o permitido na via. Com a péssima visibilidade e uma tempestade daquelas, passar disso seria insanidade. Mas, só para contar, ele conta com um limitador de velocidade a 180 km/h.
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Na estrada, encaramos alguns pontos de aquaplanagem, em que o SUV deu algumas escapadas de traseira e perdeu aderência. Não estava esperando uma reação assim. O peso é bem distribuído e a tração, integral. A questão pode estar nos pneus: os da frente são mais estreitos e altos, enquanto os traseiros, mais largos e baixos.
Estamos falando de um pneu traseiro de 255/40. Quanto mais largo, mais essa sensação de instabilidade se faz evidente em situações de aquaplanagem. Mas não dá para querer um Volvo com um “pneuzinho”, certo?
O comportamento não foi nada assustador, mas, como não é sempre que fazemos testes na chuva, fica o alerta para dirigir com mais cautela em dias tempestuosos, independentemente do carro.
Ainda assim, a dirigibilidade do XC40 merece muitos elogios. Mesmo sob uma condição climática bem hostil, você sente segurança e o carro na sua mão quase o tempo todo.
A direção é gostosíssima, como de um carro de passeio de luxo, enquanto o desempenho é fenomenal. Se a intenção é enfrentar o Audi e-tron e Porsche Taycan de entrada, potencial ele tem.
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Aliás, por serem mais caros, sua memória pode te enganar e te fazer achar que os concorrentes são mais ágeis, mas não são. Eles podem ganhar em outras coisas do Volvo XC40 Recharge, mas não no 0 a 100 km/h. O Porsche Taycan de entrada precisa 5,4 segundos e o Audi t-tron, de 5,7 segundos.
Motor: dois motores elétricos, um dianteiro e outro traseiro
Potência: 204 cv (motor dianteiro) / 204 cv (motor traseiro)
Potência combinada: 408 cv
Torque: 33,6 kgfm (motor dianteiro) / 33,6 (motor traseiro)
Torque combinado: 67,3 kgfm
Peso/potência: 5,35 kg/cv
Peso/torque: 32,45 kg/kgfm
Câmbio: Automático / 1 marcha
Tração: integral sob demanda
0 a 100 km/h: 4,9 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h limitados eletronicamente
Dados técnicos: direção elétrica / suspensão dianteira independente, McPherson com mola helicoidal e suspensão traseira multibraço com mola helicoidal / freios dianteiros a disco ventilados e freios traseiros a disco sólidos / diâmetro de giro: 11,4 / Cx: 0,329 / vão livre do solo: 176 mm / ângulo de ataque: 20º, ângulo central 16,2º, ângulo de saída 26,6º / carga útil: 466 kg / pneus dianteiros 235/45 R20 e pneus traseiros 255/40 R20
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Autonomia dá quase para ir de São Paulo ao Rio de Janeiro
De São Paulo (SP) ao Rio de Janeiro (RJ) são aproximadamente 440 km. Completamente carregado, o XC40 Recharge oferece 418 km de autonomia no rigoroso ciclo europeu WLTP. A autonomia do Porsche Taycan é de 354 km e a do Audi E-tron, de 436 km. Ou seja, o Volvo está na média do mercado.
Outra funcionalidade interessante do SUV da marca sueca é que, ao inserir o endereço do destino no Google Maps integrado ao sistema multimídia, ele mostra a porcentagem de bateria que o carro terá quando chegar ao local. E se a bateria não for o suficiente, ele indica pontos de recarga pelo caminho e até sugere o melhor lugar de parada.
A marca sueca está oferecendo um carregador Wallbox com instalação inclusa para todos que adquirirem o SUV ainda este ano. Em um ponto de recarga rápida, o XC40 Recharge será capaz de carregar até 80% das baterias em apenas 40 minutos.
Já em um carregador doméstico de 11 kw, o tempo para recarga total é de 7 horas. Uma curiosidade compartilhada pela fabricante é que o conjunto de baterias do modelo pesa mais de 500 kg, quase 25% do peso total do XC40.
Você sabia que a autonomia do carro pode variar de acordo com o clima? Em dias mais frios, a autonomia é menor, pois parte da bateria é gasta para aquecer componentes mecânicos do carro. Sendo assim, os dias mais quentes, entre 25º e 35º, são os mais favoráveis para poupar carga.
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Segurança 5 estrelas
A versão elétrica é a mais completa da linha do XC40, principalmente quando se trata de assistentes de condução. No lançamento, questionada sobre qual seria a autonomia da configuração Recharge, a Volvo respondeu que seria o nível 3.
Essa versão inclui o pacote chamado pela marca de novo Adas (Advanced Drive Assist System), formado por sistemas avançados de direção como: alerta e mitigação de colisão com frenagem automática, alerta off road, alerta de saída e manutenção de faixa, alerta de fadiga do motorista, informações de sinais de trânsito, câmera de 360 graus e o sistema Ready to Drive.
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Esse último é muito interessante e prático. Ao parar em semáforo, vários fatores podem distrair o condutor. Quando o sinal abre, se você demora a sair, logo as buzinas começam a ressoar. Com essa função, assim que os carros à frente começam a se movimentar, o carro emite alertas para que o motorista reassuma a direção.
Na estrada, também testamos o controle de cruzeiro adaptativo (ACC): limitamos a velocidade a 107 km/h e o sistema se mostrou inteligente e sensível. Ao dar a seta, ele detecta que não há carros próximos através do alerta de mudança de faixa e faz a troca de faixa sozinho, sem solavancos.
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Após a mudança para a faixa ao lado, o sistema centraliza o automóvel novamente na pista da rolagem. Também sentimos uma boa performance ao acelerar e frear, de acordo com velocidade do veículo à frente.
Vale frisar que o motorista deve sempre manter as mãos no volante e estar alerta, caso precise interferir. Se for detectado que o motorista não está no controle, avisos começam a aparecer para que ele retome a direção. Confira abaixo a lista completa de itens de segurança.
- Airbags frontais para motorista e passageiro
- Airbags laterais para motorista e passageiro
- Airbag de joelho para motorista
- Alerta de colisão frontal
- Alerta de colisão traseira
- Airbags laterais de cortina
- Aviso de utilização do cinto de segurança
- Cintos de segurança com pré-tensores e limitador de esforço
- City Safety - Sistema de frenagem automática
- Limitador de velocidade 180 km/h
- Sistema de alerta ao condutor - DAC
- Sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert
- Sistema de alerta de mudança de faixa (LKA) com assistente de direção
- Sistema de fixação de cadeirinha infantil - ISOFIX
- Sistema de freios ABS
- Sistema de proteção contra impactos laterais - SIPS
- Sistema de proteção contra lesões na coluna cervical - WHIPS
- Sistema de proteção em saída de estrada - RUN-OFF ROAD
- Sistema Inteligente de informação – IDIS
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Ok, Google
Outro sistema que também é novidade no Volvo XC40. Basta o usuário parear o smartphone através do Android Auto e fazer login na conta do Google, que a plataforma Google Services e todos os aplicativos ficam disponíveis na central multimídia do carro.
Para facilitar a vida do motorista e não tirar sua atenção do trânsito, o sistema responde a comandos de voz. É possível pedir para tocar música, ajustar a temperatura do ar-condicionado, verificar compromissos na agenda, enviar mensagens, entre outras funcionalidades. O serviço ainda não está disponível para usuários da Apple.
No entanto, para que todos os aplicativos funcionem, é preciso estar em uma zona com cobertura de rede da operadora Claro. Até o momento, a Volvo não pretende cobrar pelo serviço de internet do proprietário.
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Principais itens de série
Áudio, navegação e climatização
- Controles do audio no volante
- Conexões: 2 USB dianteiro, 2 USB traseiro e bluetooth
- Carregador para smartphone por indução (Wireless)
- Sistema de som com tecnologia Woofer Air
- Sistema de áudio Harman Kardon: 13 alto-falantes com Subwoofer - 660 watts
- Ar-condicionado digital dual zone
- Sistema de qualidade de ar multi-ativo - Clean Zone
- Teto solar panorâmico elétrico
- Painel central de LCD com 9" touch screen e antirreflexivo
- Painel de instrumentos digital com 12,3" personalizável
Conforto e tecnologia
- Assento motorista com regulagem elétrica e memória
- Assento passageiro com regulagem elétrica
- Assentos dianteiros com suporte lombar elétrico
- Assentos dianteiros com ajuste de extensão
- Assentos com revestimento em Nubuck
- Assistente de partida em aclive e declive - HSA
- Assistente de descida íngrimes - HDC
- Camera 360°
- Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
- Computador de bordo
- Pilot Assist
- Sensor de chuva
- Google automotive service (Google assistant / Google Maps / Google play store)
- Volante com regulagem de altura e profundidade
- Volvo on Call
- Abertura e fechamento elétrico do porta-malas com função Hands-Free
- Kit reparos em caso de danos nos pneus
Iluminação
- Faróis Full LED com nivelamento automático
- Faróis com luzes direcionais ativa - ABL
- Faróis com função anti-ofuscante - AHB
- Faróis de neblina de LED
- Faróis com acendimento automático
- Luzes dianteiras de condução diurna de LED
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Garantia
A Volvo oferece garantia e serviços de revisão por até três ou 100 mil km rodados. O mesmo período também é válido para cobertura de discos, pastilhas de freio e palhetas dos limpadores. O Volvo On Call também é gratuito durante três anos e a garantia para a bateria é de oito anos.
Volvo XC40 Recharge vale a pena?
Sim. Tem carros que merecem irmos direto ao ponto, porque são excepcionais ou decepcionantes demais. O Volvo XC40 Recharge se encaixa na primeira opção. Para começar, estamos falando de um dos carros mais seguros do mundo, que recebeu nota máxima no Euro NCAP.
Em termos de beleza, conforto, espaço e sofisticação, o SUV se sai muito bem em cada um desses quesitos. Falo por gregos e troianos. O desempenho está no nível ou até acima de rivais como Porsche Taycan e Audi e-tron. Aliás, no tópico desempenho, mostramos que o XC40 Recharge até leva vantagem.
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Ele só não tem tanta imponência como esses modelos, mas para compensar cobra um valor significativamente abaixo dos rivais. A autonomia que passa de 400 km é outro ponto forte. O novo pacote de assistentes de condução e a integração com o Google são mais que a cereja do bolo: são recheio extra.
Especulando o futuro, se o objetivo da Volvo for liderar o segmento de elétricos com o XC40 Recharge no Brasil, a possibilidade de alcançá-lo é grande. Ele tem um ótimo custo-benefício se comparado à concorrência - aliás, não me recordo de nenhum carro premium 100% elétrico na faixa de R$ 400.000.
Só não levaria ele na nova cor Sage green, pois a achei pálida demais.
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