Avaliação: novo BMW i5 M60 voa baixo e tem até realidade aumentada

Sedan elétrico tem mais de 600 cv de potência e vai de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos
Diego Dias
Por
04.03.2024 às 10:00
Sedan elétrico tem mais de 600 cv de potência e vai de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos

A BMW segue atualizando sua gama de produtos no mercado brasileiro, tanto que acaba de lançar a nova geração do BMW Série 5 no país pouco tempo depois do modelo ser revelado na Europa. A estreia aconteceu com a versão elétrica do sedan médio-grande, o BMW i5, que desembarca em sua versão mais potente disponível: o i5 M60, que fomos conhecer pessoalmente a convite da marca alemã.

Em nosso primeiro contato, o novo BMW i5 M60 mostrou-se um sedan elétrico com design mais moderno e esportivo, que acaba rompendo um pouco com o estilo mais conservador da geração anterior (G30). Quem prefere a versão a combustão, saiba que o 530e híbrido plug-in será lançado em breve pela marca bávara, mas vamos focar no elétrico i5, que avaliamos num belo trajeto entre São Paulo (SP) e Bertioga (SP), litoral sul paulista.

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O novo BMW i5 M60 chega inicialmente em versão única por R$ 759.950, preço que fica pouco acima do seu principal rival, o Mercedes-Benz EQE, hoje comercializado por R$ 707.900. Agora vamos à avaliação do i5 M60 neste primeiro contato e apontar quais são seus pontos positivos e no que ele tem que melhorar.

BMW i5 M60 – Pontos positivos

1. Força de superesportivo

Com mais de 5 metros de comprimento e 2,2 toneladas de peso, fica até bizarro de entender como o BMW i5 M60 acelera forte. São apenas 3,8 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h, número que até pouco tempo atrás pertencia a um seleto grupo de supersportivos, mas não, se tem isso hoje em um sedan elétrico que pode ser usado n4o dia a dia, da casa para o trabalho, na ida ao supermercado ou para buscar as crianças na escola.

A versão M60 é a mais forte da gama com seu pacote da divisão esportiva BMW Motorsport (no exterior há também o i5 eDrive40 de 340 cv) e traz dois motores elétricos, um em cada eixo, para entregar nada menos do que 601 cv de potência e 83,6 kgfm de torque. Esses números são no modo Boost por 10 segundos, já que na prática o sedan roda com 517 cv e 81,07 kgfm, o que ainda não é pouco. Na prática o sedan funciona como um carro de tração integral e, sem dúvidas, traz muita diversão ao volante.

2. Estabilidade

Sem dúvidas a BMW fez mais um trabalho notório no que tange a suspensão. Com o i5 M60 não é diferente, pois o “sedanzão” elétrico ostenta uma suspensão adaptativa que lê muito bem a via, contando com barras estabilizadoras que não desacoplam mais e com bolsas de ar na traseira que ficam na torre do amortecedor (sem ficar separada). Tudo isso resume como é bom de dirigir o i5 e também a segurança que proporciona devido a estabilidade absurda.

O jargão de parecer “andar sobre trilhos” se encaixa muito bem nele, atacando as curvas tranquilamente como um bom hot hatch, praticamente ignorando suas dimensões e seu peso de SUV norte-americano. Nessas ocasiões a suspensão compensa para o lado oposto da curva e nivela a carroceria nas tangências mais apertadas, deixando uma oscilação mínima. O cérebro parece até entrar em pane por conta do sedan ir contra a física.

3. Conforto

Pode parecer chover no molhado, mas o BMW i5 M60 traz um conforto surpreendente para um sedan elétrico com vocação esportiva. Lógico que um sedan executivo desse que custa mais de R$ 700 mil deve ter conforto de sobra obrigatoriamente, mas o modelo da marca alemã leva a isso a um alto nível.

Apesar de ter rodas aro 20 calçadas com pneus 235/40 na dianteira e 235/35 na traseira, o i5 traz uma maciez de rodagem acima da média, mesmo quando se dirige por vias esburacadas (mas ainda tome cuidado para não causar avarias nas belas rodas). O segredo está na suspensão, que tem um sistema adaptativo e suspensão a ar traseira com nivelamento automático para deixar o sedan mais confortável.

4. GPS de realidade aumentada

Equipado com um painel de instrumentos de 12,3 polegadas e uma central multimídia de 14,9 polegadas, o i5 M60 é recheado de tecnologia, tanto que já vem com o sistema iDrive 8.5 (o mesmo do i7 M70). Mas o que chamou a atenção mesmo foi a câmera que mostra o que acontece à frente do carro quando você dirige, que traz uma ótima definição e ainda proporciona uma realidade aumentada com o GPS.

Por exemplo: quando você precisar virar uma próxima rua à esquerda, um gráfico vai se sobrepor a imagem da via no display do painel direcionando para esse sentido, como se fosse um game de corrida. A BMW levou a tal da “gamificação” a sério aqui.

5. Piloto automático adaptativo

Outro equipamento indispensável nos carros atuais é o chamado piloto automático adaptativo, que vem aparecendo também em carros mais acessíveis do mercado. Porém no mercado premium esse recurso está em outro nível e, no caso da BMW, sem dúvidas já superou o famoso sistema da Volvo (que ainda é muito bom). Além de funcionar com suavidade e progressividade quando ativado, o tal ACC tem a função anda e para no trânsito em que o motorista não precisa pisar no acelerador quando o carro da frente se movimenta, já que o i5 retoma o movimento sozinho.

Vale destacar que mesmo desativado, o piloto automático adaptativo freia o carro sozinho com suavidade, até mesmo em trocas de faixas. É tão sutil que parece que tem outro motorista dirigindo por você

6. Aerodinâmica

A aerodinâmica é outro ponto de destaque e influencia diretamente sobre o isolamento acústico. Prova disso é que mesmo em velocidades mais altas nem se ouve o ruído do vento passando pelo teto ou nos retrovisores (que têm desenho aerodinâmico). Aliás, a BMW colocou maçanetas embutidas no sedan para favorecer a fluidez do vento também, algo que influencia diretamente num consumo de energia mais eficiente. A grade ativa na dianteira do carro também faz sua parte nesse sentido e como resultado o sedan ostenta um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,23Cx.

7. Sistema Max Range

O novo BMW i5 M60 conta com bateria de 81,5 kWh de capacidade, o que garante autonomia de até 390 quilômetros segundo o padrão PBEV do Inmetro. No entanto, eis o interessante sistema Max Range que prolonga o alcance do sedan em até 25%, algo que utilizamos na prática e comprovou sua utilidade. Mas isso não é feito sem lhe tirar algumas funções de conforto, como reduzindo a velocidade máxima para 90km/h e desligando o ar-condicionado. É aquele sistema ideal para situações de emergência que você não vai querer usar.

BMW i5 M60 – Pontos negativos

1. Dianteira

Apesar de ser um sedan com longos 5 metros, o BMW i5M60 é um carro fácil de dirigir, mas é necessário ficar atento a algumas situações. É um carro mais baixo e de entre-eixos longo, portanto raspar a dianteira é algo fácil de acontecer, então passe devagar em valetas e entradas e saídas de garagem. Vale também ainda ficar atento em rampas, mas dessa vez com a parte central do carro, bem longa com seus 2.995 mm de entre-eixos. Caso passe rápido em descidas ou subidas de rampas de estacionamento, por exemplo, vai bater a parte debaixo – e você não vai querer isso num carro elétrico que tem as baterias posicionadas por ali.

2. Falta memória

Como um bom carro premium, o i5 M60 tem o banco dianteiro dotado de memória, que guarda até duas posições. Basta apertar o botão “1” ou “2” na porta e depois pressionar “Set” para o carro gravar a posição do banco do motorista. Até aqui nada de ponto negativo, mas bem que poderia ter também a memória para o banco do passageiro –algo encontrado em carros premium da faixa de R$ 350.000.

3. Ajuste de ventilação

Os lançamentos mais recentes da indústria estão perdendo os botões físicos para comandos importantes, como rádio e principalmente o ar-condicionado. A BMW pensou nisso e instalou comandos touch acima das saídas de ar (bem escondidas por sinal) para controle do nível de intensidade da ventilação: basta deslizar o dedo sobre a luz verde e escolher entre os 5 níveis disponíveis. Mas é tão discreto que vai levar um tempo para você notar o recurso ali, sem contar que acertar o nível de ventilação dará um trabalho extra de primeira.

4. Porta-malas

Assim como o BMW Série 3, o i5 M60 conta com estepe temporário guardado no porta-malas – uma exigência do público brasileiro. Mas como o projeto europeu do carro originalmente não prevê o pneu extra, a BMW do Brasil colocou ele dentro do porta-malas numa capa. O resultado é um só: perda de espaço no porta-malas, assim o BMW i5 conta com 490 litros de capacidade no bagageiro. O curioso é que o i5 vendido na Europa tem a mesma capacidade, então já coloque na conta aí um espaço menor do que isso na realidade.

5. Túnel central

A nova geração do BMW Série 5 contará também com a versão híbrida plug-in (que desembarca no Brasil nos próximos meses) e provavelmente a fabricante não abrirá mão da esportiva M5 no futuro. Assim o i5 acaba herdando o túnel central elevado da versão a combustão por conta da tração traseira e seu cardã que passa por ali, mesmo sendo um carro elétrico.

BMW i5 M60 – Principais itens de série

  • Porta malas automático
  • Comfort Access
  • Cortinas nas janelas traseiras
  • Bancos dianteiros ventilados
  • Bancos com com ajuste elétrico e memória
  • Ajuste de lombar
  • Aquecimento dos bancos dianteiros
  • Pacote de viagem e conforto
  • Ar condicionado automático digital com controle de 4 zonas
  • Retrovisores externos com aquecimento e rebatimento
  • Pacote de luzes
  • elocímetro com leitura de km
  • Chamada de emergência inteligente
  • BMW Teleservices
  • Serviços ConnectedDrive
  • Pacote Connected Professional
  • Smartphone Integration
  • Personal eSIM
  • BMW Live Cockpit Professional
  • Sistema de som Bowers & Wilkins
  • Pacote M Sport Pro
  • Iconic Glow
  • Shadowline
  • Teto solar panorâmico
  • Acabamento do painel em carbono
  • Cintos M Sport
  • Volante M
  • Spoiler traseiro
  • High-gloss Shadow-Line
  • Headliner anthracite
  • Option package professional
  • Acabamento em preto high-gloss
  • Segredo de roda
  • Monitoramento da pressão dos pneus
  • Estepe de emergência
  • Alarme
  • Triângulo de emergência
  • Proteção acústica de pedestres
  • Suspensão M adaptativa
  • Freios M Sport
  • Cabo de recarga rápida
  • Carregamento rápido
  • BMW Sounds Eletric
  • Faróis em LED adaptativo
  • Driving Assistant Professional
  • Parking Assistant Professional
  • Wireless Charging
  • BMW Natural Interaction
  • Rodas Star-Spoke aro 20
  • Dianteira: 8.5 J × 20 / tyres 245/40 R20
  • Traseira: 10 J x 20 / tyres 275/35 R20
  • Regeneração de Energia de Frenagem
  • Driving Experience Control com Eco-Pro
  • Função Siga-me
  • Tecnologia Car e Key Memory
  • Airbags Duplos Frontais
  • Airbags Laterais Dianteiros
  • Airbags de Cortina Dianteiros e Traseiros
  • Freios a Disco Ventilados com ABS
  • Controle de Estabilidade
  • Controle de Tração
  • Luz de Neblina Traseira
  • Dynamic Braking Lights
  • Recarga AC/DC

BMW i5 M60 – Ficha técnica

Motor dianteiro elétrico, 261 cv
Motor traseiro elétrico, 340 cv
Potência 517 cv (601 cv com booster de 10 segundos)
Torque
81,07 kgfm (83,6 kgfm com booster)
Peso/potência
3,83 kg/cv
Peso/torque
27,57 kg/kgfm
Câmbio
automático, marcha única
Tração
integral
0 a 100 km/h 3,8 segundos
Velocidade máxima
230 km/h (limitada eletronicamente para preservar a bateria)
Bateria
íons de lítio, instalados no assoalho do veículo e arrefecida com radiadores
Capacidade
81,2 kWh
Recarga AC
até 22 kW trifásico com wallbox AC, 0 a 100% em 4h15
Recarga rápida DCaté 205 kW rápida DC, 10% a 80% em 30 minutos
Autonomia PBEV
390 km
Dimensões e capacidades
5.060 mm de comprimento, 2.995 mm de entre-eixos, 1.900 mm de largura, 1.505 mm de altura, 490 litros de porta-malas, carga útil não divulgada, 2.305 kg de peso em ordem de marcha
Dados técnicos
direção elétrica progressiva; suspensão adaptativa Double wishbone (dianteira) e Multilink a ar (traseira); freios a discos ventilados (dianteira e traseira); diâmetro de giro, 11,9 m; coeficiente aerodinâmico de 0,23 Cx; vão livre do solo, 13,6 cm; ângulos de ataque, saída e central não divulgados; pneus 245/40 R20 na dianteira e 275/35 R20 na traseira; estepe no porta-malas

BMW i5 M60 – Vale a pena?

O novo BMW Série 5 entra em uma nova fase no mundo e agora no Brasil, já que a partir desta oitava geração conta com uma versão elétrica chamada i5. Por aqui o novo i5 M60 chega na versão mais potente da divisão BMW Motorsport, que acaba rivalizando diretamente com o Audi E-Tron GT e o Porsche Taycan 4S, apesar dos dois terem perfil mais esportivo pela carroceria cupê.

Com isso a marca bávara dá mais um passo na eletrificação em um mercado importante do segmento premium e com um dos carros mais importantes de sua gama. E se depender do seu visual mais esportivo elegante atrelado a potência e tecnologia embarcada, o novo BMW i5 M60 dará trabalho.

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