Avaliação: JAC e-J7 quer ser o carro elétrico mais eficiente no Brasil

Sedan aposta em baterias de alta densidade para entregar boa autonomia e desempenho equiparável ao de sedans premium. Consegue?
LF
Por
27.01.2022 às 09:00
Sedan aposta em baterias de alta densidade para entregar boa autonomia e desempenho equiparável ao de sedans premium. Consegue?

Apesar do assunto carro elétrico estar em alta, a tecnologia ainda é muito pouco difundida no Brasil, muito menos do que em outros mercados. No ano passado, apenas 0,5% dos emplacamentos no país foram reservados aos modelos movidos 100% a eletricidade.

Os preços, ainda muito altos para os padrões de renda de grande parte de nossa população, justificam em partes essa baixa penetração. Outra parcela da culpa pode ser atribuída ao fato de que vivemos em um território de dimensões continentais e com infraestrutura precária. Ter um elétrico na garagem significa, basicamente, abdicar das viagens de carro.

Anuncie seu carro na Mobiauto

Sedan aposta em baterias de alta densidade para entregar boa autonomia e desempenho equiparável ao de sedans premium. Consegue?

A questão das baterias e da autonomia dos carros elétricos, aliás, é um grande gargalo mundial. Até que ponto estamos sendo eficientes e amigos do meio ambiente com veículos que prometem emissão zero, mas pesam mais de 2,5 toneladas e possuem quase 1 tonelada só de baterias?

A JAC tenta um caminho diferente com o e-J7: um sedan de porte médio-grande – derivado do J7, um modelo a combustão vendido na China e que nunca chegou ao Brasil –, mas sem um conjunto de baterias tão grande ou pesado assim. O segredo está na densidade delas. Será que a receita deu certo?

A Mobiauto teve um breve contato com o e-J7 no circuito fechado do Haras Tuiuti e conta quais são suas qualidades e limitações nestas primeiras impressões. Afinal, o modelo custa quase R$ 265.000 e quer se apresentar como um rival direto de sedans premium a combustão como BMW Série 3, Audi A4 e Mercedes-Benz Classe C.

JAC e-J7 2022 – Preço: R$ 264.900

Leia também: Empresa cria sistema para recarregar carros elétricos em 1 minuto

Como é a motorização elétrica do e-J7

Sedan aposta em baterias de alta densidade para entregar boa autonomia e desempenho equiparável ao de sedans premium. Consegue?

Como escrevi acima, o JAC E-J7 deriva de um sedan grande chinês originalmente a combustão, o J7. Por isso mesmo, o cofre é enorme para o motor elétrico único do modelo. Consegue-se ver com clareza o conjunto formado pela caixa de alta tensão (que recebe a energia das baterias), a caixa de potência e até o motor elétrico postado sobre o eixo dianteiro, o que costuma ser raro.

Um mesmo motor é responsável por tracionar as rodas dianteiras e servir de gerador para recuperar até 20% da capacidade da bateria nas frenagens regenerativas, segundo a fabricante. Não há propulsor traseiro ou tração nas quatro rodas. 

Isso pode até soar como desvantagem, mas na verdade é um dos segredos para um modelo com quase 4,80 metros de comprimento e 2,76 m de entre-eixos pesar meros 1.650 kg, contra as mais de 2,5 toneladas de um Porsche Taycan ou Audi e-tron. É justamente no uso de um conjunto mais racional que o e-J7 se fia para ter um alcance aceitável sem precisar de baterias tão grandes ou pesadas.

Motorização: elétrica, dianteira, transversal
Potência: 193 cv
Torque: 34,7 kgfm
Peso/potência: 8,55 kg/cv
Peso/torque: 47,55 kg/kgfm
Câmbio: automático de marcha única
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 5,9 segundos
Velocidade máxima: 150 km/h controlados eletronicamente

Leia também: Picapes elétricas invadem mercado com muito estilo e força de caminhão

Baterias e autonomia

Sedan aposta em baterias de alta densidade para entregar boa autonomia e desempenho equiparável ao de sedans premium. Consegue?

Tanto que o próprio grupo de baterias é pequeno, com 50,1 kWh de capacidade. A SHC, importadora oficial da marca chinesa no Brasil, alega que o segredo está na alta densidade do conjunto, formado por 50 módulos com 100 pilhas (equivalentes a pilhas AA) cada. 

Daí a autonomia declarada de pouco mais de 400 km, que confere um consumo de 8 km/kWh. Uma questão importante é que o alcance prometido acontece pelo já antiquado método de medição NEDC, muito usado ainda na China, mas já substituído na Europa pelo WLTP, que simula condições mais reais de uso. 

Sedan aposta em baterias de alta densidade para entregar boa autonomia e desempenho equiparável ao de sedans premium. Consegue?

Em um protocolo como o WLTP ou o americano EPA, poderíamos estimar uma autonomia na casa de 280 a 320 km, o que perfaria um consumo perto de 6 km/kWh. Ainda é mais do que modelos mais pesados, como os já referidos e-tron e Taycan, além do Volvo XC40 Recharge, mas fica abaixo de outros como Renault Zoe E-Tech e Nissan Leaf.

O ponto é que o JAC E-J7 é um sedan quase cupê com porte grande, bem maior do que um Zoe ou Leaf. Ou seja, com todas essas premissas, o imponente três-volumes chega tentando tomar para si o parâmetro de carro elétrico mais eficiente em nosso mercado.

Total motores elétricos: 1 (de tração e gerador)
Tipo de bateria: fostato de ferro de lítio
Capacidade da bateria: 50,1 kWh;
Distribuição da bateria: 50 módulos com 100 pilhas cada
Recarga rápida (50 kW, corrente contínua): 80% em 15min
Recarga lenta (220 Volts, corrente alternada): 100% em 7h30min
Consumo declarado (NEDC): 8 km/kWh
Autonomia (NEDC): 402 KM

Leia também: Como a BMW fez este SUV mudar de cor sem efeitos especiais

Desempenho

Sedan aposta em baterias de alta densidade para entregar boa autonomia e desempenho equiparável ao de sedans premium. Consegue?

O fato de ser relativamente leve para um sedan grande elétrico e ter um motor de 193 cv e 34,7 kgfm, entregues instantaneamente, no corpo de um sedan cupê com boa aerodinâmica, criam um cenário interessante para o e-J7, com 0 a 100 km/h oficial em menos de 6 segundos.

Para comprovar sua pujança, o grupo SHC colocou o novo modelo para tirar “rachas” – em circuito fechado, frise-se – com três sedans médios premium: Audi A4 2.0 TFSi (190 cv e 32,6 kgfm); BMW 320i (184 cv, 30,6 kgfm) e Mercedes-Benz C 180 (156 cv e 25,5 kgfm).

Sedan aposta em baterias de alta densidade para entregar boa autonomia e desempenho equiparável ao de sedans premium. Consegue?

Como seria de se esperar, o C 180 comeu poeira quase o tempo todo, mas o duelo com A4 e Série 3 foi bem interessante nas dezenas de pegas entre eles. Eu mesmo participei de vários, tanto dirigindo o elétrico da JAC quanto os modelos das marcas alemãs. 

Isso comprova que, pelo menos em arrancadas em retomadas, os compradores do e-J7 estarão bem servidos, com a vantagem de ter um carro que não emite poluentes etrafegar quase sempre sob o quase silêncio de um motor elétrico. Só fique esperto, porque sua máxima é limitada eletronicamente em 150 km/h.

Leia também: Toyota terá picape elétrica maior que Hilux contra Tesla e Hummer EV

Dirigibilidade

Sedan aposta em baterias de alta densidade para entregar boa autonomia e desempenho equiparável ao de sedans premium. Consegue?

As limitações de projeto, não intencionais, começam quando precisamos frear ou contornar curvas com o e-J7. Na verdade, é possível senti-las já ao pisar fundo para sair da imobilidade, ao sentir ligeiras passarinhadas do carro ao tentar se mover em linha reta.

Apesar das baterias postadas no assoalho e das suspensões independentes nos dois eixos, o sedan chinês é demasiadamente molenga em comparação com os pretensos rivais premium, o que escancara o abismo que ainda há entre a recém-formada escola chinesa de engenharia automotiva e a centenária escola alemã.

Sedan aposta em baterias de alta densidade para entregar boa autonomia e desempenho equiparável ao de sedans premium. Consegue?

Isso significa uma rolagem da carroceria similar à de um SUV (dos mais moles) em curvas, além de empinadas de dar inveja ao velho VW Santana tanto ao arrancar quanto ao pisar com veemência no pedal dos freios. 

Tanto que o e-J7 tem um comportamento pouco usual: ele canta os pneus dianteiros nas frenagens mais fortes, tamanha a transferência de carga para aquela porção da carroceria. Ou seja, se sobra torque, falta refinamento dinâmico e de estabilidade.

Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão MacPherson (dianteira) e eixo de MultiLink (traseira); freios a disco ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira); peso em ordem de marcha, 1.650 kg; carga útil não divulgada; diâmetro de giro, 10,9 m; vão livre do solo, não divulgado; ângulo de ataque, não divulgado; ângulo cental, não divulgado; ângulo de saída, não divulgado; pneus 215/55 R17

Leia também: Por que a China ditará rumos do carro elétrico e não os EUA ou a Europa

Design, conforto e espaço interno

Sedan aposta em baterias de alta densidade para entregar boa autonomia e desempenho equiparável ao de sedans premium. Consegue?

O visual do e-J7 agrada, tanto pela dianteira delgada, com formato de cunha e balanço proeminente (algo ruim para um carro elétrico, mas que faz sentido para um sedan grande) quanto pela traseira acupezada, com coluna C larga e caimento do teto uniforme até a ponta da tampa do porta-malas.

À frente, os faróis são full-LED com luzes diurnas integradas e projetores. Há tomadas de ar para refrigerar o conjunto elétrico e para o ar-condicionado na base do para-choque frontal, mas o que seria a grade foi substituído pela portinhola com os bocais para recarga.

Sedan aposta em baterias de alta densidade para entregar boa autonomia e desempenho equiparável ao de sedans premium. Consegue?

Atrás, as lanternas também são de LED e se integram de ponta a ponta, cortando horizontalmente a carroceria. A pintura do monobloco é bicolor com teto preto e flutuante, visto que é cortado por uma faixa cromada que começa na base dos retrovisores externos e cruza toda a borda inferior de janelas e vigias laterais até tocar o vidro traseiro.

Sedan aposta em baterias de alta densidade para entregar boa autonomia e desempenho equiparável ao de sedans premium. Consegue?

Por dentro, chama a atenção o acabamento refinado, aí sim, como o dos sedans alemães: destaque para a costura xadrez diagonal cortando o couro nas guarnições das portas, o quadro de instrumentos 100% digital e a central multimídia vertical de 13” (que estava em mandarim. Esperamos que seja traduzida para o português aos clientes).

Sedan aposta em baterias de alta densidade para entregar boa autonomia e desempenho equiparável ao de sedans premium. Consegue?

O console central elevado é quase todo em preto brilhante e traz um elegante seletor giratório de transmissão (com marcha única infinita, como em todo elétrico), partida do motor por botão e freio de estacionamento elétrico por tecla.

Sedan aposta em baterias de alta densidade para entregar boa autonomia e desempenho equiparável ao de sedans premium. Consegue?

Tudo isso mais o teto solar panorâmico e o espaço interno generoso em todas as posições mostram que o e-J7 talvez esteja muito mais preparado para encarar os sedans de luxo teutônicos por dentro do que dinamicamente.

Dimensões:  comprimento, 4.770 mm; largura, 1.820 mm; altura, 1.510 mm; entre-eixos, 2.760 mm. Porta-malas: 590 litros.

Leia também: Avaliação: por que o Volvo XC40 híbrido é um carro 5 estrelas

Conclusão

Sedan aposta em baterias de alta densidade para entregar boa autonomia e desempenho equiparável ao de sedans premium. Consegue?

Para quem tem R$ 265.000 e quer um carro elétrico, o e-J7 será uma opção bem mais requintada e espaçosa do que outros modelos do tipo, como um Nissan Leaf, Renault Zoe E-Tech ou Peugeot 208 e-GT.

Você terá, de fato, parte do requinte, do espaço e da capacidade de arrancada e retomada de um sedan premium de marca alemã, mas sem chamar tanta atenção (pelo menos no que se refere à marca ostentada nas duas pontas da carroceria). E com um veículo zero-emissões, mais amigo do meio ambiente e teoricamente muito eficiente em consumo da energia.

Mas não espere, não mesmo, a experiência dinâmica de um Audi, BMW ou Mercedes-Benz. Os chineses evoluíram muito na construção de carros e podem até ter superado os germânicos na eficiência energética de um carro elétrico, mas querer que proporcionem uma experiência de condução igual, ah... Aí já estamos querendo demais.

Leia também: Etanol pode salvar nossa indústria mesmo quando vier o carro elétrico

JAC e-J7 – Itens de série

Sedan aposta em baterias de alta densidade para entregar boa autonomia e desempenho equiparável ao de sedans premium. Consegue?

Além dos obrigatórios airbags frontais, freios dianteiros com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem), cintos de segurança de três pontos em todas as posições, encostos de cabeça em todas as posições e ganchos Isofix para cadeirinhas infantis, o JAC E-J7 vem de série com:

Visual: faróis full-LED com projetores e ajuste elétrico de altura do facho; lanternas traseiras de LED integradas; rodas de liga leve com acabamento bicolor diamantado; teto estilo flutuante com pintura bicolor em tom preto brilhante.

Sedan aposta em baterias de alta densidade para entregar boa autonomia e desempenho equiparável ao de sedans premium. Consegue?

Segurança: alarme; seis airbags (frontais, laterais e de cortina); controles de estabilidade (ESC) e tração (TCS); assistente de partida em rampas; monitoramento de pressão dos pneus; corte automático de alta tensão após colisão; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; câmera de ré; cintos de segurança com pré-tensionadores.

Tecnologia: quadro de instrumentos digital de 10,25” com três cores de apresentação; central multimídia vertical de 13” com Apple CarPlay e Android Auto (via cabo), conexão Bluetooth e leitor de MP3; duas tomadas USB dianteiras e duas traseiras; freio de estacionamento elétrico com auto hold. 

Sedan aposta em baterias de alta densidade para entregar boa autonomia e desempenho equiparável ao de sedans premium. Consegue?

Conforto e acabamento: chave com sensor presencial; partida do motor por botão; vidros elétricos com um-toque e antiesmagamento; retrovisores externos elétricos com rebatimento; volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade; ar-condicionado automático digital com difusor duplo traseiro; cintos dianteiros com regulagem de altura; apoio de braço central dianteiro com porta-objetos; apoio de braço central traseiro; console de teto com porta-óculos; bancos esportivos com revestimento em couro; banco do motorista com regulagem elétrica e aquecimento; abertura/fechamento automático do porta-malas; projetor com luz de LED auxiliar nas portas; teto solar panorâmico.

Imagens: Divulgação/SHC e Reprodução/SHC

Você também pode se interessar por:

Avaliação: JAC e-JS1, elétrico chinês com peças de VW e toque de Mercedes
Avaliação: Porsche Taycan, elétrico que faz esportivos raiz comerem poeira
Brasil está mais para trás na corrida do carro elétrico do que imaginamos
VW e-Delivery tem potência de Audi e-tron e preço de Porsche Taycan
Carro elétrico: 12 dúvidas muito comuns que todo mundo tem sobre ele 

JAC e-J7
JAC
JAC Motors
Grupo SHC
carro elétrico
carro elétrico chinês
carro elétrico de luxo
carro chinês
sedan chinês
sedan elétrico
sedan grande
sedan de luxo
sedan premium
Avaliação carro elétrico
carro chinês vale a pena?

Comentários