Avaliação: Honda Accord é uma pechincha, pelo menos ante os rivais

Ele é Honda mais caro do Brasil, mas oferece um ótimo pacote pelos R$ 227.900
Camila Torres
Por
26.10.2020 às 10:31
Ele é Honda mais caro do Brasil, mas oferece um ótimo pacote pelos R$ 227.900

Quase 4,90 metros de comprimento, 256 cv de potência e 37,7 kgfm de torque combinados a um câmbio de 10 marchas. Esse é o Honda Accord em números.  O sedan impressiona de cara por suas proporções generosas, mas o que realmente o faz inesquecível é a sua performance em alta velocidade.

À venda em versão única por R$ 227.900, o Honda Accord tem um valor alto o suficiente para ser o veículo mais caro da marca japonesa no Brasil. No pacote estão incluídas não apenas tecnologias que permitem classificá-lo como semiautônomo, mas também um desempenho digno de esportivo de luxo. 

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Design contido

Por R$ 227.900, sedan é o carro mais caro da marca no Brasil, mas oferece preço competitivo e boa dose de tecnologia e desempenho perante a concorrência

A estética do Honda Accord é cheia de ponderações, o que torna o carro ideal para o seu público em termos de aparência. O modelo esboça modernidade, mas sem um design demasiadamente ousado.

O caimento das linhas faz com que o desenho da carroceria tenha um ar de “cupê de quatro portas”, mesmo com proporções e traços em sua maioria de sedan. Na dianteira, é possível notar que a Honda investiu sua cota de ousadia nos faróis, que se estendem até as laterais do veículo. 

Já a grade é mais contida e estreita, na contramão da tendência de peças gigantescas que tem ganhado força nos últimos anos. Menor que a grade é o teto solar: sem ser panorâmico, ele fica ali apenas sobre a cabeça de motorista e passageiro, perdendo a chance de impressionar também quem vai atrás.

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O interior do veículo é bem acabado. As peças são bem encaixadas e há harmonia entre os componentes. A central multimídia flutuante de 8 polegadas revela que esta tendência a Honda optou por seguir. 

Os detalhes em madeira no painel chamam atenção pelo requinte que trazem. O volante em couro tem uma boa empunhadura e muitos botões para facilitar a vida do motorista. No console se percebe a ausência do câmbio, que foi substituído por botões.

Na traseira o que mais chama atenção são as lanternas, muito bem casadas com a proposta do modelo. Os traços do porta-malas são recatados, sem muitas curvas. 

No geral, não tem como um Honda Accord passar despercebido. O modelo chama atenção não só pelas suas proporções, mas por uma beleza sofisticada que não revela tanto sobre sua capacidade em termos de desempenho. 

Dimensões de gente grande

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Que carro enorme! É uma das primeiras coisas que vem à mente diante de um Honda Accord. O Toyota Camry já é um carro grande, mas ainda é menor que o Accord em todas as dimensões, exceto o porta-malas (o sedan da Toyota tem 593 litros). 

Mas se ainda não deu para ter noção do tamanho do Accord, imagine que ele é significativamente maior que o Hyundai Santa Fe, aquele SUV grandão de sete lugares que mede 4.770 mm de comprimento.

Com todos esses números e comparações, já deu para perceber que espaço não falta no Honda Accord. Mesmo com os bancos dianteiros ajustados para pessoas altas, O espaço que sobra atrás ainda permite viajar com as pernas folgadas. E o porta-malas, bem, dá para levar muita coisa com 574 litros. 

Dimensões: 4.889 mm de comprimento, 2.830 mm de entre eixos, 1.862 mm de largura, 1.460 mm de altura e 574 litros de porta-malas. 

Desempenho de Maserati

O Honda Accord é munido de um motor 2.0 Turbo capaz de entregar 256 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. O modelo precisa de 5,7 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Um Maserati Ghibli, por exemplo, precisa de 5,5 segundos. 

Isso mostra uma grande vantagem do Honda Accord em relação aos seus concorrentes, como Mercedes Classe C 180 ff Avantgarde (R$ 237.900), que conta com 158 cv para levar o sedan de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos. Ou o BMW Série 3 320i GP (R$ 226.950) e Toyota Camry 3.5 AT (R$ 276.990) levam 7,1 segundos. 

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Bem, já deu para constatar que o desempenho do Honda Accord não só o coloca à frente da concorrência, mas o posiciona próximo de um esportivo. Sua carroceria de sedan com linhas mais contidas não deixa transparecer o que o modelo é capaz de fazer se tiver um condutor destemido para o guiar. 

Motorização: 2.0 turbo a gasolina 16V DOHC com injeção direta, 256 cv (6500 rpm), 37.7 kgfm (1500 – 4000 rpm). Transmissão automática de 10 velocidades com Paddle Shifts e tração dianteira. 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. 

Dirigibilidade esportiva

Por R$ 227.900, sedan é o carro mais caro da marca no Brasil, mas oferece preço competitivo e boa dose de tecnologia e desempenho perante a concorrência

O Honda Accord é um carro para quem gosta de ter o prazer de dirigir. Assim como o Toyota Camry é um carro para quem quer ter o prazer de desfrutar uma viagem confortável no banco de trás, com toda a comodidade que o modelo proporciona. 

O motor turbo casado ao câmbio automático de 10 velocidades deixou o carro muito preciso. Para os que gostam de uma condução mais esportiva, há trocas através dos paddle shifts localizados atrás do volante. 

Em estradas, onde se pode explorar um pouco mais o Honda Accord, é possível constatar o quanto o modelo é ágil nas respostas. Os 37,7 kgfm proporcionam sensações incríveis ao pisar mais fundo no acelerador: em poucos segundos é possível sentir o corpo sendo impulsionado contra o encosto do banco. 

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O modelo também se mostra muito esperto nas retomadas, ganhando fôlego em um piscar de olhos para realizar ultrapassagens. Nas curvas, o condutor sente o carro grudado no chão, até mesmo nas mais sinuosas, o que torna ainda prazeroso contorná-las a bordo do Honda Accord. Nas frenagens, sente-se muita segurança no carro. 

Dados técnicos: direção com assistência elétrica progressiva (EPS), suspensão dianteira MacPherson, suspensão traseira Multi-link, rodas liga leve 18", pneus 235/45 R18, 11,6 diâmetro de giro, 124 mm vão livre do solo e 483 kg de carga útil. 

Segurança a bordo

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Em avenidas caóticas como as de São Paulo, o que mais se destaca no Honda Accord não é a eficiência do seu motor turbo, mas toda a tecnologia que o modelo oferece para uma direção mais confiável. 

O modelo conta com o pacote Honda Sensing, que inclui vários sistemas para proporcionar uma condução mais segura, como o controle de cruzeiro adaptativo, que auxilia o motorista a manter uma distância segura para o veículo à frente. 

Também fazem parte do pacote a frenagem emergencial em caso de perigo de colisão, o assistente de permanência na faixa e o detector de saída involuntária da pista, que ajusta automaticamente a direção para evitar um possível acidente. 

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O Honda Accord conta ainda com sensores de aproximação que apitam desesperadamente cada vez que uma moto se aproxima. Na prática, dentro da cidade eles são mais irritantes do que úteis, mas é possível desativá-los. Claro que na hora de estacionar em vagas apertadas eles se fazem necessários novamente. 

Agora precisamos falar do assistente para redução de ponto cego. Basta dar a seta que uma câmera posicionada no retrovisor direito projeta uma imagem na tela multimídia. No primeiro momento o sistema pode até confundir, pois é normal ficar indeciso sobre onde olhar primeiro, para o retrovisor ou para a central. 

A dica é: foque no retrovisor, pois é o que todos os condutores já estão habituados e não há o risco de ter algum atraso de imagem. Depois confira através da tela se a ultrapassagem ou manobra é realmente segura. 

Consumo honesto

Em um sedan com a pegada do Honda Accord, a expectativa é de que ele seja um pouco mais “gastão”. De fato, sua autonomia não é a melhor da categoria, mas diante da diversão que o modelo oferece, não dá para reclamar muito. Lembrando que o motor usa apenas gasolina.

Consumo: 9 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada. 

Principais itens de série do Honda Accord

· Painel de instrumentos digital TFT com computador de bordo

· Assistente de tração e estabilidade

· Assistente de partidas em aclive

· Assistente de dirigibilidade ágil

· Sistema de luzes de emergência

· Assistente para redução de ponto cego

· Oito airbags (frontais, laterais, de cortina e para joelhos)

· Controlador de ruído

· Acendimento automático dos faróis com função auto-ajuste e desligamento 

· Freios com sistemas ABS, EBD e BA (Anti-Lock Braking System / Electronic Brake Distribution / Brake Assist)

· Smart Key com função Walk away: Chave inteligente com sensor de presença para destravamento e travamento automático das portas

· Conjunto óptico dianteiro Full Led: Faróis, luzes de rodagem diurna e farol de neblina

· Lanternas traseiras em LED

· Alarme de segurança com imobilizador ECU

· Função ECON (contribui para menor consumo)

· Sensores de estacionamento frontais e traseiros

· Partida do motor à distância

· Botão de partida do motor START / STOP

· Carregador por indução para celular 

· Volante revestido em couro

· Bancos com ajustes elétricos do motorista com 12 opções de ajustes, ncluindo lombar, e memorizador de 2 posições dos bancos e 4 opções de ajustes para passageiro dianteiro.

· Sistema de áudio Premium de 452 watts com capacidade de reprodução AM / FM / MP3 e 10 alto-falantes, incluindo subwoofer

· Banco do motorista com ventilação

· Bluetooth com comandos HFT (Hands-free telephone) e função ""Voice Tag""

· Central multimídia de oito polegadas 

· Teto solar com função 1 toque e anti-esmagamento

· Controle de áudio no volant

· Vidros elétricos com a função de subida automática dos vidros com ""um toque"" em todas as portas

· Piloto automático

· Tomada 12 Volts dianteira

· Acabamento da grade dianteira cromada

· Espelhos retrovisores na cor do veículo com indicadores em LED e rebatimento elétrico

· Ar-condicionado digital dual zone com a função de ajuste automático de temperatura e saída para o banco traseiro

· Painel de instrumentos com acabamento soft-touch (macio ao toque)

· Revestimento dos bancos e das portas em couro nas cores Marfim, Preto e Cinza, variando de acordo com a cor externa

· Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade

· Saída de escapamento duplo com acabamento cromado

Honda Accord, comprar ou não comprar?

O Honda Accord oferece espaço de sobra para a família, o que o torna consequentemente um carro muito confortável para viagens, mesmo que longas. 

O desempenho é outro ponto alto do modelo. O motorista sente o carro grudado no chão em todos os momentos, o que permite desfrutar de uma boa dose de emoção ao volante e se sentir seguro. 

Falando em segurança, o carro oferece um pacote bem generoso para tornar a direção mais confiável. Apesar de ser um carro bonito, a aparência diz pouco do que o sedan é capaz. E o consumo é melhor que dê muitos modelos com um desempenho inferior. Enfim, um pacote que faria qualquer Civic sentir inveja. 

É um carro caro? Sim, mas que passa a fazer sentido quando comparamos com o que a concorrência oferece, sejam as marcas premium alemãs ou mesmo a rival direta Toyota. Mas a qualidade que um Honda Accord oferece também é indiscutível. 

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