Atualização do Google permitirá projetar mais celulares sem fio no carro
O Google pretende lançar uma atualização de seu sistema operacional, o Android, para aumentar o número de usuários com acesso à projeção sem fio dos smartphones nas centrais multimídias dos veículos.
Atualmente, apenas os celulares Pixel do Google e a família Galaxy da Samsung possuem esse tipo de tecnologia. No entanto, a empresa deu a entender em sua aba de respostas do Android Auto que a nova geração do sistema operacional deverá liberar essa vantagem aos usuários.
Ao que tudo indica, qualquer aparelho que tenha instalado o Android 11 conseguirá realizar o acesso sem fio à central de entretenimento, aumentando a lista de smartphones compatíveis.
A restrição estará relacionada à capacidade do celular de receber a atualização do software, à central dar o acesso ao espelhamento sem fio e à compatibilidade com redes Wi-Fi de 5 GHz.
No Brasil, a nova geração da Fiat Strada foi a primeira a disponibilizar a central multimídia que possibilita o espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay sem a necessidade de cabos, apenas utilizando a conexão bluetooth. A central estreou neste ano na picapinha e conta com tela de sete polegadas.
Já o recém lançado Ford Territory conta com a tecnologia apenas para usuários do sistema operacional iOS, disponíveis em celulares da marca norte-americana Apple.
Com a iniciativa da Google, agora resta às fabricantes de automóveis atualizarem suas tecnologias para que os fios sejam deixados de lado.
Por Renan Bandeira
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.