Hyundai Alcazar: como é o Creta de 7 lugares que queríamos no Brasil
O Hyundai Creta é um dos SUVs mais vendidos do nosso mercado, porém pouca gente sabe que ele tem um irmão de sete lugares, chamado Alcazar e vendido na Índia, por exemplo. Será que o SUV seria uma boa oportunidade para o mercado brasileiro? Conheça melhor o Hyundai Alcazar abaixo.
O SUV de sete lugares é imagem e semelhança ao Creta vendido por aqui, tanto que é chamado de Grand Creta em outros mercados. O modelo deverá receber um facelift em breve, acompanhando o visual do novo Creta, que é inspirado em outro modelo da marca, o Hyundai Palisade.
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O Alcazar foi revelado ao mundo em 2021, justamente para ser uma versão de sete lugares do Creta. Na época de lançamento, no mercado indiano, o modelo custava o equivalente a R$ 110 mil.
A dianteira do SUV é exatamente a mesma do Hyundai Creta atual vendido no Brasil, com uma extensa grande com linhas hexagonais, os faróis possuem o mesmo contorno. Contudo, os faróis possuem detalhes internos diferentes. Já os faróis de neblina possuem o mesmo visual.
A traseira é bem diferente, enquanto o Creta nacional aposta em uma lanterna dividida e polêmica, o desenho Alcazar é mais conservador. Há grandes lanternas conectadas pela barra cromada da traseira.
No interior, a única diferença fica para a presença da terceira fileira. Em relação com conectividade, além do volante multifuncional, o Alcazar tem painel de instrumentos digital e multimidia sensível ao toque de 10,25 polegadas. O modelo ainda oferece câmera 360º, três modos de condução, iluminação ambiente em até 64 cores, entre outros.
Falando da motorização, por ser tratar de um modelo presente em diversas partes do mundo, o SUV conta com três propulsores, dois a gasolina e um a diesel. O motor a diesel é 1.5 e possui 113 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, podendo trabalhar com câmbio manual ou automático de seis marchas.
Entre os motores a gasolina, há um 2.0 aspirado, que atinge até 157 cv e 19,5 kgfm de torque, também trabalhando com câmbio manual ou automático de seis, este também presente no Brasil. Já o segundo chegou ao modelo em 2023, trata-se do 1.5 turbo com 158 cv de potência e 25,8 kgfm de torque que pode ser acoplado a um câmbio manual de seis marchas ou automatizado de sete marcas e dupla embreagem.
Jornalista Automotivo