ADAS: O que significa a sigla?

Sistema ADAS é formado por diversos recursos e tem como objetivo auxiliar e dar mais segurança ao condutor
JP
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19.10.2023 às 15:22
Sistema ADAS é formado por diversos recursos e tem como objetivo auxiliar e dar mais segurança ao condutor

Com a evolução da tecnologia, os automóveis também se modernizaram (e não foi pouco). Os modelos da Tesla, por exemplo, são focados em condução autônoma e conforto, e contam com recursos do sistema ADAS. Marcas populares e modelos mais acessíveis também contam com esse sistema em suas linhas atuais. Mas o que significa a sigla ADAS?

A sigla formada por quatro letras significa “Advanced Driver Assistance Systems” (Sistema Avançado de Assistência ao Condutor, na tradução para o português).

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Esses “sistemas avançados de assistência ao motorista” consistem em sistemas inteligentes que residem dentro do automóvel e auxiliam o motorista de diversas maneiras, prevendo situações corriqueiras que podem trazer perigo no trânsito ou apenas auxiliando o motorista e tornando seu trajeto mais confortável.

O ADAS pode fornecer, por exemplo, desde informações vitais sobre o tráfego e bloqueio de estradas até um aviso sobre o carro que está muito colado em você na estrada ou em um estacionamento.

Além disso, existem outras funções que o sistema é capaz de oferecer, como alertas sobre o automóvel, assistência de mudança de faixa e até informações sobre a fadiga do condutor, mas veremos isso adiante.

O ADAS é encarado pelas montadoras como um grande diferencial na hora de realizar o projeto de um carro. O desenvolvimento do sistema tem como um dos principais objetivos reduzir acidentes e fatalidades veiculares, além de proporcionar mais conforto.

Para tornar a explicação desse sistema mais prática, vamos exemplificar alguns “serviços” oferecidos pelo sistema.

Funções do ADAS

O ADAS conta com diversos recursos, desde os mais simples, relacionados ao conforto do motorista, até os mais complexos, que visam evitar acidentes e tornar a condução mais inteligente.

Os mais simples podem fornecer um sensor de estacionamento, informações sobre o tráfego, níveis de congestionamento, rotas sugeridas para evitar trânsito, aviso sobre o cinto de segurança etc.

Já nos ADAS em níveis mais avançados, o sistema pode ser utilizado para avaliar a fadiga e a distração do condutor humano e, assim, emitir alertas de precaução, por exemplo.

Em alguns dos novos veículos novos da Volkswagen, o detector de fadiga emite um aviso visual e sonoro quando a concentração do condutor está dispersa.

Para além do detector de fadiga, no caso da Volks, os carros mais modernos também possuem o Park Assist, que consiste em um assistente de estacionamento. Usando sensores em ambos os lados dos para-choques, juntamente com sensores de distância de estacionamento dianteiros e traseiros, o sistema presente no automóvel ajuda ativamente o condutor a estacionar em 90 graus, a voltar para uma vaga e a entrar e sair de um estacionamento paralelo.

Conheças os níveis e os recursos do ADAS

O ADAS possui seis níveis diferentes de automação, classificados do 0 ao 5.

  • Nível 0: No nível zero, estão enquadrados a maioria dos carros atuais (populares), em que o condutor faz praticamente tudo e controla o automóvel sem algum tipo de assistência tecnológica;
  • Nível 1: Aqui, o condutor passa a receber assistência tecnológica de frenagem, aceleração e direção;
  • Nível 2: Neste nível, o veículo já possui direção autônoma em estradas, mas o condutor pode ter de assumir em certas situações;
  • Nível 3: No nível 3, o carro tem maior capacidade de detectar o entorno, mas ainda exige um condutor;
  • Nível 4: No nível 4, já não é possível exemplificar com exemplos reais, já que hoje em dia os veículos, mesmo autônomos, ainda possuem limitações. Aqui, o carro consegue ter direção e resposta a problemas no percurso, mas ainda há volante e pedais, caso o condutor queira assumir;
  • Nível 5: No nível 5, a tecnologia comanda completamente o automóvel. Não existem pedais e o condutor pode apenas deixar o carro guiá-lo para o destino.

Algumas funções comuns de conforto e segurança do ADAS em veículos novos incluem:

  • Permanência em faixa (LKS, na sigla em inglês)
  • Assistente de frenagem de emergência (BAS, na sigla em inglês)
  • Aviso de saída de faixa (LDW, na sigla em inglês)
  • Sistema de alerta de ponto cego (BLIS)
  • Aviso de colisão frontal (FCW, na sigla em inglês)
  • Assistência automática de farol alto (AHB, na sigla em inglês)
  • Reconhecimento de sinais de trânsito (TSR, na sigla em inglês)
  • Detecção de objetos, detecção de pedestres, potencialmente combinada com frenagem automática de emergência (AEB, na sigla em inglês)
  • Controle de velocidade adaptativo (ACC, na sigla em inglês).

Muitas funções do ADAS são baseadas em câmeras e sensores instalados, de fábrica, internamente e no entorno do carro.

As informações da câmera são complementadas com informações de outros sensores, como detecção e alcance de luz ou detecção e alcance de rádio.

O ADAS, apesar de auxiliar a condução do veículo, é apenas um assistente. Por isso, a condução do veículo, seja ele qual for, segue como responsabilidade do motorista.

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