7 picapes que serão lançadas no Brasil em 2026
O segmento de picapes segue crescendo no mercado brasileiro. Em 2025, a categoria recebeu diversas marcas que não atuavam com a venda de modelos com caçamba no Brasil, um exemplo está na GWM que lançou por aqui a Poer. Para 2026, o efeito irá continuar com mais lançamentos chegando.
Em sua maioria, os produtos são da categoria de picapes médias, mas também modelos de outros segmentos. Já oferecendo um spoiler, quem não deve receber novidades por aqui no próximo ano são as picapes compactas, confira a lista abaixo.
Você também pode se interessar por:
- Segredo: nova VW Amarok terá cara chinesa e deve manter coração de 258 cv
- Flagra: Renault Niagara aparece pela 1ª vez em versão de produção
- Nova picape da BYD revela item importante e data de chegada ao Brasil
- Nova picape da BYD revela suspensão de Toro e interior de Song Pro e Plus
Ram Dakota
Renan Bandeira/Mobiauto
A Ram Dakota será a picape média da marca. O modelo já foi apresentado em novembro e será lançado oficialmente no mercado brasileiro em 2026 e tem até um grau de parentesco com a Titano.
No momento já foram reveladas duas versões da picape: Laramie e Warlock. Outra informação que a marca oficializou é que a picape será equipada com o conhecido motor 2.2 turbo diesel de 200 cv e 45,9 kgfm, acoplado a transmissão automática de oito marchas.
Ram 3500 Dually
Divulgação/Ram
Também na marca dos carneiros, a Ram prepara a chegada da 3500 Dually. O modelo é de grande porte e a informação foi revelada durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo de 2025.
Sob o capô, a picape é equipada com o conhecido 6.7 turbo a diesel de 436 cavalos de potência e 148,7 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de TorqueFlite HD de oito marchas e tração 4x4 sob demanda.
Mas, o que chama a atenção é a capacidade de reboque da configuração. Isso porque, graças ao rodado duplo, a picape consegue puxar até 15 toneladas, o equivalente à 20 Renault Kwid.
Renault Niagara
A Renault Niágara será o quarto produto do que a marca chama de nova era. O modelo já havia sido apresentado em 2023 e recentemente foi flagrado em testes no Brasil. O produto será intermediário para brigar com a Fiat Toro. A picape é monobloco, construída sobre a plataforma RGMP (Renault Modular Group Platform) - mesma base do Renault Boreal.
Divulgação/Renault
Na motorização, espera-se o conhecido propulsor 1.3 turbo flex, desenvolvido pela Horse, que rende até 163 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. Ele já é usado em Duster, Oroch e Boreal, e deve estar na picape acompanhado do câmbio automatizado de dupla embreagem de seis marchas.
A Renault já anunciou que o lançamento da Niagara irá acontecer no segundo semestre de 2026.
Fiat Toro híbrida
Vinicius Moreira/Mobiauto
A Fiat Toro ganhou um novo visual em 2025. Seu novo rosto fez com que a picape se aproximasse do Grande Panda europeu. Com a reestilização, era esperado que a picape se tornaria híbrida, mas isso ficou para um segundo momento.
Esse momento será em 2026, onde o modelo construído em Goiana (PE) irá receber um sistema elétrico de 48V para atuar com o motor 1.3 T270 de 176 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. Como a Mobiauto já explicou, o sistema é mais robusto do que encontrado no Fiat Fastback e Pulse, seus irmãos de marca.
BYD Song Pro Picape
Após a chegada da BYD Shark ao Brasil em 2024, a fabricante chinesa irá seguir investindo na categoria. A marca irá lançar por aqui um produto intermediário que já foi registrado em testes no Brasil e está sendo apelidado de Song Pro picape.
Reprodução/SugarDesign
Isso porque, imagens revelaram a semelhança da picape com o SUV, tanto em seu lado externo quanto interno. Na parte mecânica, já foi registrado que o novo utilitário irá utilizar uma suspensão traseira Multilink, que oferece um maior conforto.
Sua motorização ainda é um mistério, mas segundo o portal chinês Autohome, o modelo será um híbrido plug-in. O mesmo site informou que o lançamento da picape no Brasil deverá ocorrer em 2026.
Volkswagen Amarok
A Volkswagen Amarok é mais uma picape média que será renovada no próximo ano. O modelo irá ganhar uma nova geração e terá seu visual inspirado na Maxus Terron 9 – uma picape média chinesa fruto da joint-venture SAIC e VW no país asiático.
Com isso, e baseado em registros da picape em testes, o modelo terá um visual com faróis afilados e uma grade quadriculada. Já na traseira, as lanternas são posicionadas de forma vertical. Conforme apurado pelo jornalista Renan Bandeira, a picape irá manter as configurações Comfortline, Highline e Extreme.
A nova Amarok será híbrida, algo confirmado por Luis Caputo, que é Ministro da Economia da Argentina. Atualmente a picape utiliza o motor V6 3.0 EA897, no entanto, na Europa, seus antigos irmãos de usina, Audi Q5 e Audi A6 receberam uma atualização e agora são equipados com o propulsor EA897 evo4. Na novidade, a usina a diesel atua com um sistema de 48V. O conjunto garante 300 cv de potência e 59,1 kgfm de torque.
A Mobiauto já informou que a picape irá seguir com o motor V6, dessa forma, resta saber se a picape também será equipada com EA897 evo4 que também possui seis cilindros em V ou a nova Amarok terá algum outro tipo de eletrificação.
Kia Tasman
Reprodução/Mobiauto
A Kia Tasman foi mais uma picape confirmada para o país durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. O modelo chega ao Brasil no próximo ano e seu visual chama atenção.
A dianteira é composta por para-choque e grade robustas, as linhas dos faróis são verticais. Para quem gosta de cinema e super-heróis, há quem diga que a frente da Kia Tasman remete à máscara utilizada pelo vilão Bane do filme Batman: o Cavaleiro das Trevas Ressurge.
Sua motorização não foi revelada, mas em outros mercados onde já é vendida, o modelo tem duas opções de conjunto motriz. O primeiro é 2.5 a gasolina de 281 cv e 43 kgfm de torque, já no segundo há um 2.2 turbodiesel de 210 cv e 45 kgfm de torque.
Dependo da configuração, o câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático de oito velocidades, a tração pode ser 4x2 ou 4x4.
Por Lucas Frasson
Jornalista Automotivo
Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.
