5 truques que o BYD Yuan Pro terá contra T-Cross e Creta

Com previsão de chegar ao Brasil em 2025, o BYD Yuan Pro é a aposta da montadora no segmento de SUVs compactos
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04.06.2024 às 14:17 • Atualizado em 29.04.2025
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Com previsão de chegar ao Brasil em 2025, o BYD Yuan Pro é a aposta da montadora no segmento de SUVs compactos

Após obter êxito no mercado brasileiro de hatches compactos e subcompactos, o BYD Yuan Pro é a aposta da marca para o segmento dos SUVs. O carro elétrico foi flagrado em testes recentemente, como já noticiado pela Mobiauto, e com o apelido de “SUV do Dolphin” tem previsão para chegar aqui em 2025.

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O veículo foi lançado recentemente na China e se coloca abaixo do BYD Yuan Plus, e será para cá uma opção bem mais em conta que o BYD Song Plus, SUV híbrido da marca já presente no Brasil. Com a dura missão de se infiltrar em um segmento com nomes já consolidados como VW T-Cross e Hyundai Creta, o Byd Yuan Pro traz alguns truques para confrontar a concorrência, saiba quais são eles:

Design chamativo

Como já é característico dos carros elétricos, principalmente os chineses, o SUV possui um visual que chama atenção. Sua grade frontal interligada aos faróis remete bastante ao Yuan Plus, muito pelo fato de ambos serem da mesma família. O conjunto de luzes tem formato estreito e o para-choque é bem acentuado.

Nas laterais, o Yuan Pro conta com vincos que lhe dão um ar de robustez, assim como colunas escurecidas por sua carroceria. Atrás, o carro traz lanternas inteiriças, assim como o BYD Dolphin, e um spoiler na tampa do porta-malas.

Bom acabamento interno

Por dentro, o SUV tem elementos visuais que lembram seu irmão menor, o Dolphin, porém conta com um melhor acabamento. O carro conta com quadro de instrumentos totalmente digital de 8,8 polegadas e uma central multimídia giratória de 12,8 polegadas.

 

Além disso, o veículo ainda traz head-up display, todos os bancos revestidos em couro perfurado com sistema de ajuste elétrico e console central com base de carregamento sem fio. Para completar, o Yuan Pro ainda possui seletor de marcha feito de cristal e teto solar panorâmico.

Tamanho maior que os concorrentes

As dimensões de um carro normalmente são um fato decisivo em sua compra, principalmente quando se trata de SUVs compactos, e nesse quesito o elétrico chinês parece se sobressair sobre seus concorrentes. Isso porque o veículo possui 4.310 mm de comprimento, 2.620 mm de entre-eixos, 1.830 mm de largura e 1.675 mm de altura.

Deste modo, o Yuan Pro possui medidas maiores tanto em relação ao Hyundai Creta quanto ao VW T-Cross, tidos como seus principais concorrentes no futuro. Além disso, ainda é maior que Nissan Kicks e perde somente em comprimento para o Honda HR-V, que tem 4.330 mm.

Motor elétrico potente e de longo alcance

O carro é vendido na China com duas opções de motorização, uma de com uma bateria de 32 Kwh e potência de 95 cv e outra, que deve ser a que virá ao Brasil, de 177 cv de potência e uma bateria de 45 kWh. A última faz com que o veículo consiga acelerar de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e o permite uma autonomia elétrica de 401 km no ciclo chinês (CLTC).

Assim, pelo menos em relação ao rendimento, o Yuan Pro sai na frente de seus concorrentes. As versões mais potentes do Hyundai Creta e VW T-Cross possuem 167 cv e 150 cv respectivamente, ambas menores que os 177 cv do SUV chinês.

Quanto a autonomia, o SUV chinês se sai melhor que seus irmãos menores, BYD Dolphin e Dolphin Mini, que possuem respectivamente alcances de 291 km e 280 km. Vale lembrar, no entanto, que essa autonomia elétrica do Yuan Pro deve diminuir quando medida pelo Inmetro.

Preço competitivo para um elétrico

Ainda não há confirmação sobre seu preço, mas espera-se que ele fique entre R$ 180.000 e R$ 200.000. Ou seja, como já comentado, será uma opção mais acessível em relação ao híbrido BYD Song Plus, que sai atualmente por R$ 229.800.

É verdade que quando comparado a outros SUVs compactos em suas variantes mais caras, como VW T-Cross ou Nissan Kicks, que custam respectivamente R$ 175.990 e R$152.190, o elétrico chinês parece destoar, mas vale lembrar de que se trata de um carro elétrico.

Apesar desse intervalo diminuir cada vez mais, veículos movidos a bateria ainda são mais caros do que os movidos a combustão. Assim, quando comparado com seu irmão menor, o BYD Dolphin, que sai por R$ 149.800, o valor não parece tão assustador, visto sua superioridade em acabamento e rendimento em relação ao hatch.

Comparado a outros SUVs elétricos, o Yuan Pro não destoa dos R$ 169.990 e R$ 189.990 cobrados respectivamente por Peugeot e-2008 e Hyundai Kona EV.

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