5 carros resilientes que ainda não se renderam ao motor turbo

Modelos de vários segmentos ignoram o downsizing e dispensam o turbocompressor
VM
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09.11.2022 às 11:00
Modelos de vários segmentos ignoram o downsizing e dispensam o turbocompressor

Faz alguns anos que os motores turbinados deixaram de ser moda para virar realidade na indústria automotiva. Pegando carona no downsizing (termo adotado para definir motores de baixa cilindrada que entregam potência e desempenho de motores maiores), as montadoras se renderam às vantagens do turbocompressor, que proporciona melhor rendimento e boas médias de consumo de combustível sem ser tão custoso na produção.

Só que, apesar de tantas virtudes, alguns modelos ainda não se renderam ao motor turbo. E não estamos falando apenas de projetos mais antigos: tem carro moderno que ainda é oferecido apenas com motorizações aspiradas. Confira!

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5 carros que não se renderam ao motor turbo

Fiat Strada

Modelos de vários segmentos ignoram o downsizing e dispensam o turbocompressor

Mesmo com a estreia da nova geração em 2020, a Fiat Strada não aderiu à onda do turbocompressor. A picape é vendida em duas motorizações: a veterana 1.4 Fire Evo, de até 88 cv e 12,5 kgfm se movida a etanol, e a mais moderna 1.3 Firefly, que entrega até 107 cv e 13,7 kgfm, também abastecida com o combustível da cana-de-açúcar.

Só que a ausência do turbo nem de longe afetou o desempenho da Strada no mercado, já que a picape não só segue líder absoluta da categoria como constantemente lidera o ranking geral de emplacamentos - incluindo automóveis de passeio e comerciais leves.

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Honda City

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A nova família City estreou em 2022 completamente renovada por dentro e por fora. Até a carroceria hatch chegou ao país para preencher a lacuna deixada pelo saudoso Fit. Só que em meio a tantas novidades… Nada de motor turbo!

Disponível também na opção sedan, o modelo é vendido apenas com o inédito motor 1.5 i-VTEC aspirado com injeção direta de combustível. O conjunto flex rende 126 cv com qualquer um dos combustíveis e chega aos 15,8 kgfm quando movido a etanol. Curiosamente, o HR-V oferece, sim, uma motorização turbinada: o 1.5 VTEC turboflex entrega até 177 cv e 24,5 kgfm.

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Nissan Kicks

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O Nissan Kicks é um “estranho no ninho” quando pensamos em motorizações. Afinal de contas, ele é o único SUV compacto da categoria a não sair de fábrica com uma opção turbinada - algo que ocorre com rivais como Chevrolet Tracker, Jeep Renegade e VW T-Cross.

Independentemente da versão de acabamento, o Kicks é movido sempre pelo motor 1.6 16V flex, que entrega 114 cv e 15,5 kgfm alimentado pelo etanol. A diferença está na transmissão, que pode ser manual de cinco marchas na configuração Sense e CVT no restante da gama.

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Fiat Cronos

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O Fiat Cronos passa por uma situação idêntica à do Nissan Kicks, só que na categoria de SUVs compactos. Isso porque dois de seus principais concorrentes, como Chevrolet Onix Plus e VW Virtus, possuem versões turbinadas. A diferença aqui é que o Nissan Versa faz companhia ao Cronos.

Na linha 2023, o modelo da Fiat recebeu uma leve atualização visual e a aguardada oferta do câmbio CVT nas versões de entrada, mas nada de motor turbo. Até agora, toda a gama está disponível somente com o 1.3 Firefly, de 107 cv e 13,7 kgfm com etanol. O antigo 1.8 e.TorQ, que chegava a 139 cv e 19,3 kgfm, saiu de cena, e é pouco provável que o 1.3 T270, de até 185 cv, venha a equipar o Cronos.

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Toyota Corolla e Corolla Cross

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Mesmo sendo uma referência em tecnologia entre os SUVs médios, o Toyota Corolla Cross é o único sem motorização turbinada.

Fabricado em Sorocaba (SP), o modelo é oferecido com o motor 2.0 aspirado de 177 cv e 21,4 kgfm nas versões mais baratas, enquanto as configurações de topo trazem o conjunto híbrido flex - que também está presente no Corolla sedan.

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