17 carros que deram adeus ao Brasil em 2022
O ano de 2023 já começou e algumas ausências nos configuradores oficiais podem ser sentidas. A mais notável delas, sem sombra de dúvidas, é o Volkswagen Gol. O modelo se despediu com uma série especial, Last Edition, mas sua última unidade de fato foi destinada a uma locadora.
Junto com o Gol, o Voyage também disse adeus, se tornando um carro que morreu duas vezes. A eletrificação também fez suas vítimas, já que a Volvo ainda não tem um sedan elétrico e resolveu tirar de linha seus representantes nesta categoria.
No entanto, com três modelos, a Caoa Chery liderou a faxina, já que três modelos deram adeus ao mercado brasileiro. Confira abaixo todos os carros que saíram de linha em 2022:
BMW X2
A BMW é uma das marcas que mais se entusiasmaram com os SUVs com caimento cupê. Praticamente todos seus modelos possuem uma variante com esse tipo de design. No entanto, o X2 não agradou tanto ao brasileiro. O modelo foi reestilizado em 2021 para o mercado europeu e nunca desembarcou por aqui. Oficialmente, a BMW não descarta ofertar novamente o X2 no Brasil.
Caoa Chery Tiggo 2 e Tiggo 3X
É bem verdade que os dois são basicamente o mesmo carro, mas o Tiggo 2 foi mantido em linha com a chegada do 3X. No entanto, menos de um ano depois, a marca anunciou o fechamento da fábrica de Jacareí, no interior de São Paulo, e ambos deram adeus ao mercado brasileiro.
Caoa Chery Arrizo 6
É bem verdade que o consumidor consegue comprar um Arrizo 6 nas lojas da marca, mas apenas a variante Pro Hybrid. O modelo em questão foi reestilizado e ganhou um sistema híbrido-leve. No entanto, a marca pretendia manter o modelo antigo em linha, mesmo com o fechamento da fábrica. No entanto, os custos não fariam o modelo antigo competitivo o suficiente para a estratégia fazer sentido.
Honda Accord e CR-V
O Accord foi o primeiro híbrido da Honda no Brasil, mas durou apenas seis meses por aqui.. Apesar de econômico, o preço de carro de luxo afastou o público. Não há indícios que o sedan retorne, mesmo com a nova geração já apresentada. No entanto, o CR-V, que também sumiu das lojas em 2022, deverá retornar ao fim de 2023.
Hyundai HB20X
Antes mesmo da Hyundai reestilizar o HB20 e acabar com a polêmica dianteira, a versão aventureira subiu no telhado ainda em janeiro. A fabricante até poderia mantê-lo, mas preferiu destinar o cliente para a antiga geração do Creta, que ainda é vendido na configuração Action.
Hyundai ix35
Foram 12 anos em linha, mas o Hyundai ix35 finalmente se aposentou. O modelo, que na verdade é a segunda geração do Tucson, chegou em 2010, passou a ser fabricado nacionalmente em 2013 e recebeu sua última mudança relevante em 2015. O New Tucson talvez poderia figurar nesta lista, já que não está à venda no momento, mas a Hyundai prometeu uma reestilização que estreou na gringa em 2018 para manter o SUV vivo.
Mitsubishi Outlander Sport
Antes de matar o ASX, a Mitsubishi lançou o Outlander Sport, que é basicamente a versão reestilizado do SUV. A ideia era usar o design de modelos mais atuais e não gastar tanto assim. Só que o Proconve L7 forçaria a mudanças no motor e depois de alguns meses, a marca desistiu e não retomou a produção.
Renault Sandero
Esse caso é parecido com o Arrizo 6. Ainda tem Sandero nas lojas, mas agora ele atende somente como Stepway. O que a Renault fez foi simplesmente colocar o motor 1.0 aspirado na configuração aventureira e tirar a versão civil de linha.
Suzuki Vitara e S-Cross
É bem verdade que os dois SUVs são pouco lembrados pelo consumidor, mas ambos também deram adeus ao Brasil. A marca fala em reposicionamento e em abrir espaço para novos produtos. No entanto, os dois saíram de linha em julho do ano passado e até agora nenhuma novidade foi apresentada.
Suzuki Jimny
O valente Jimny ainda vive entre nós, mas agora só com a nova geração, que ganhou o sobrenome Sierra e até câmbio automático. O fim do valente SUV voltado para o off-road aconteceu em agosto, colocando fim a uma história de 23 anos de vida e 10 anos de fabricação nacional.
Volkswagen Gol e Voyage
Falar do Gol é chover no molhado. O icônico e já clássico modelo da Volkswagen é capaz de ser personagem para relatar o avanço da indústria automobilística no Brasil, ainda assim, após a preferência por outros modelos, o Gol saiu de linha no final do ano com direito a série de despedida.
O Voyage, variante sedan do Gol, acompanhou o modelo e deu adeus ao mercado brasileiro pela segunda vez na história, mas, provavelmente, nunca mais voltará.
Volvo S60 e S90
A Volvo focou seus esforços em carros eletrificados. Atualmente, a marca vende somente SUVs com motorização híbrida ou elétrica.
Dessa forma, os dois sedans foram aposentados, uma vez que as vendas também não justificavam esforços para homologar e importar outras motorizações. A marca sueca diz que, caso ganhem variantes elétricas, podem retornar ao Brasil um dia.
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