VW Tarok enfim tem data de chegada para peitar a Toro e matar a Amarok
O projeto VW Tarok – que, assim como o Tarek, que originou o SUV atualmente conhecido como Taos, é um nome provisório e que pode ser alterado no lançamento do modelo – deve finalmente sair do papel, após anos de espera desde a apresentação de um protótipo da futura picape rival da Fiat Toro, no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018.
Mão não será tão já. Segundo um informe da consultoria internacional IIHS Markit, divulgado pelo jornal argentino Ámbito Financiero, o modelo está previsto para sair do papel apenas daqui a quatro anos, em 2025. A informação vai ao encontro do que foi publicado recentemente pelo colega Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos.
Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto
Conforme eu venho escrevendo desde 2018, no UOL, depois em 2020, na Quatro Rodas, e mais recentemente no ano passado, já aqui na Mobiauto, a Tarok utilizará a plataforma MQB A e aproveitará boa parte da estrutura do Taos, de quem será uma espécie de irmã gêmea. Por isso seu código original de projeto é o VW317, enquanto o do Taos era VW316.
Do SUV, a picape deve herdar boa parte da carroceria – do balanço dianteiro até a coluna B –, da cabine e do painel, recebendo ajustes visuais, de estamparia e de acabamento. Da segunda fileira de assentos para trás, terá elementos inéditos, incluindo um entre-eixos alongado para perto dos 2,99 m da Toro e caçamba com capacidade de carga de 1 tonelada.
Leia também: VW Nivus 2022 terá cor do Polo GTS e carregador de celular por indução
Apresentada como conceito em 2018, Tarok deve mudar de nome e atualizar visual na versão de produção, mas será diretamente derivada do SUV Taos (Projeções: Kleber Silva/@kdesignag)
Isso porque a Tarok, também conforme venho informando desde 2018, deve trazer o atual motor 2.0 TDI quatro-cilindros turbodiesel de 180 cv e 42,8 kgfm da Amarok nas versões de topo, a fim de brigar com a Toro 2.0 4x4 MultiJet.
Tal trem de força seria quase 100% extraído da Amarok, incluindo a tração integral 4Motion, o bloqueio de diferencial e o câmbio automático de oito marchas da ZF, com as primeiras velocidades operando como reduzida.
Leia também: VW T-Cross 2022 ganha itens de série de Nivus e Taos, mas já passa de R$ 160.000
Já as opções de entrada devem trazer propulsão turboflex, mas não se espante se a Tarok for um dos seis modelos híbridos flex que a VW promete lançar no Brasil nos próximos cinco anos. Qual motor seria desenvolvido para isso? Este ainda é um grande mistério.
Apesar do chassi monobloco e das dimensões menores, a Tarok será na prática uma substituta da Amarok na linha de produção de General Pacheco (localizado na região metropolitana de Buenos Aires, a capital da Argentina).
Leia também: Avaliação: VW Taos tem bala na agulha contra o líder Jeep Compass?
Motorização do conceito era 1.4 TSI, mas da Tarok da vida real deve ser turbodiesel e, possivelmente, turboflex híbrida (Divulgação/Volkswagen)
Inicialmente, a VW produziria uma nova geração da picape média junto com a Ford (que já confirmou o investimento para fazer a nova geração da Ranger em solo hermano), mas desistiu desse projeto na América Latina. A Amarok deve, então, ser aposentada em nosso mercado logo antes do início da produção da Tarok.
O informe divulgado pela IHS Markit seria a primeira consequência de um pacote de investimentos do governo federal argentino para fomentar a indústria automobilística local. Além da Tarok, ele divulga que uma nova geração do Fiat Doblò e o SUV Ford Everest, derivado da picape Ranger, começarão a ser produzidos por lá nos próximos anos.
Além da Toro, a Tarok deve encarar a Ford Maverick e a Hyundai Santa Cruz no mercado brasileiro.
Você também pode se interessar por:
VW T-Cross 200 TSI: custos de revisão, seguro e peças de manutenção
VW Taos 250 TSI: custos de revisão, seguro e peças de manutenção
VW Jetta se renova na gringa, mas tem futuro incerto no Brasil
VW Polo e Virtus: os principais problemas, segundo os donos
Novo VW Polo, Polo Track e Virtus: entenda como deve ficar a linha
Jornalista Automotivo