VW T-Cross 2024: entenda tudo que vai mudar na linha do SUV
O Volkswagen T-Cross é mais um modelo da categoria queridinha dos brasileiros, os SUVs compactos. Lançado em abril de 2019, ele já passou por algumas atualizações de equipamentos, mas receberá o seu primeiro facelift no terceiro trimestre deste ano, como linha 2024.
Projeto global, comercializado também em mercados como Europa, México, Índia e China, o T-Cross é o primeiro SUV produzido pela marca alemã no Brasil, em São José dos Pinhais (PR). A reestilização, inclusive, deve ser lançada quase em simultâneo nos mercados europeu e sul-americano.
Você pode se interessar por:
VW Nivus 2023: tudo sobre versões, equipamentos e preços do SUV cupê
Avaliação: VW Nivus Highline 2023 é SUV para quem tem saudade de hatch
Volkswagen estuda produzir um SUV elétrico baseado na nova Amarok
Exclusivo: VW Gol SUV sai do forno só em 2025 ao custo de R$ 1 bilhão
Antes dessa atualização visual, o T-Cross já havia trocado itens como volante (herdado do Nivus), central multimídia (a VW Play), e ganhado tecnologias como sistemas ativos de segurança.
No T-Cross 2024, as principais mudanças estarão nos para-choques dianteiro e traseiro, grade dianteira, lanternas traseiras - que passarão a ser interligadas por filete de LED funcional na tampa do porta-malas - e faróis full-LED em todas as versões.
A opção Highline, topo de linha, deve seguir com faróis por projetores, recebendo o sistema IQ Light de faróis matrix, similar ao do do novo Polo GTS. Explicamos como ele funciona neste outro artigo.
No interior, pode rolar algo inédito em carros Volkswagen: a aplicação do sistema VW Play em tela flutuante, o que ajudaria a resolver problemas como superaquecimento da tela. Além disso, o T-Cross 2024 deve incorporar o ar digital Climatronic Touch.
Em relação às versões, a Mobiauto aposta que o T-Cross 2024 terá comercializado em quatro opções. A de entrada, Sense, deve passar a contar com a motorização 170 TSI, que muda a calibração do motor 1.0 turboflex para 109 cv com gasolina e 116 cv com etanol, sendo 16,8 kgfm de torque.
Leia também: Avaliação: VW Polo Track fará a festa de motoristas de frota e aplicativo
As versões 200 TSI e Comfortline 200 TSI seguirão com o motor 1.0 turbo que rende 116 cv com gasolina e 128 cv com etanol, sendo 20,4 kgfm de torque, enquanto a Highline 250 TSI mantém o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm. Todas terão câmbio automático de seis marchas.
Ficou curioso e quer saber mais? Assista agora tudo sobre o novo T-Cross no quadro O Que Vem pra Pista, no canal da Mobiauto no Youtube. Aproveite e se inscreva para não perder todas as novidades do mundo automotivo.
Projeções: Jonathan Machado/@mentirasautomotivas
Jornalista Automotivo