VW Polo 2023: tudo que já sabemos sobre o hatch renovado

Compacto passará por uma reestilização visual na próxima semana, que seguirá só em partes o modelo europeu e terá uma nova configuração do motor 1.0 turbo
Renan Rodrigues
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17.09.2022 às 11:00 • Atualizado em 19.09.2022
Compacto passará por uma reestilização visual na próxima semana, que seguirá só em partes o modelo europeu e terá uma nova configuração do motor 1.0 turbo

O novo Volkswagen Polo será apresentado ao Brasil na próxima segunda-feira (19), mas a Mobiauto te adianta muita coisa sobre o hatch compacto. Vamos começar pelo visual, que já foi desvendado há algum tempo. 

Conforme adiantamos em primeiríssima mão em maio do ano passado, o facelift do VW Polo brasileiro seguirá apenas parcialmente o desenho do irmão europeu, mais precisamente as mudanças presentes na dianteira.

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Compacto passará por uma reestilização visual na próxima semana, que seguirá só em partes o modelo europeu e terá uma nova configuração do motor 1.0 turbo

A reestilização incluirá uma nova grade, mais afilada, e faróis repartidos em “gomos”, sendo os externos mais grossos que os internos. As novidades foram confirmadas por registros no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) argentino. Os recortes do para-choque frontal também mudarão.

Segundo a VW, todas as versões trarão faróis de LED, do tipo Ecoleds. Na traseira, as novidades ficarão restritas aos arranjos internos das lanternas, que também ganharão LEDs, ao para-choque, ao novo logotipo da VW e à inscrição “Polo” no centro da tampa do porta-malas, no mesmo estilo de T-Cross, Nivus e Taos.

Compacto passará por uma reestilização visual na próxima semana, que seguirá só em partes o modelo europeu e terá uma nova configuração do motor 1.0 turbo

Por dentro, o modelo deve receber um capricho melhor no acabamento interno, ganhando finalmente elementos suaves ao toque. Versões de entrada devem trazer quadro de instrumentos digital de 8” e as de topo, 10,25”.

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Motorização

O consagrado motor 1.0 TSI será mantido no Polo, mas ganhará uma nova calibração nas versões de entrada e a inédita (no caso do Polo) combinação com um câmbio manual. Ele será chamado pela fabricante apenas de TSI. 

Compacto passará por uma reestilização visual na próxima semana, que seguirá só em partes o modelo europeu e terá uma nova configuração do motor 1.0 turbo

Recalibrado, renderá 109/116 cv de potência (gasolina) etanol, sendo 16,8 kgfm de torque com qualquer combustível. Irá de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e terá os seguintes dados de consumo, segundo o Inmetro: 9,6 km/l e 11,6 km/l com etanol, respectivamente na cidade ou na estrada; 13,8 km/l e 16,5 km/l com gasolina, respectivamente, na cidade ou na estrada.

As configurações intermediárias, Comfortline e Highline, adotarão esse mesmo trem de força, 12 cv menos potente e com e 3,6 kgfm menos torque que o antigo 200 TSI, porém com câmbio automático de seis marchas fornecido pela Aisin, com opção de trocas sequenciais manuais na alavanca ou via paddle shifters.

Vale lembrar que, apesar da redução de desempenho, o propulsor da família EA211 seguirá sendo 1.0 turboflex de três cilindros com injeção direta de combustível.

Compacto passará por uma reestilização visual na próxima semana, que seguirá só em partes o modelo europeu e terá uma nova configuração do motor 1.0 turbo

Já a esportiva GTS, única com os faróis IQ Light Matrix, virá com a motorização 250 TSI, que conta com um propulsor 1.4 turboflex de quatro cilindros e 16 válvulas, também com combustível injetado diretamente na câmara. São 150 cv e 25,5 kgfm, independentemente do combustível usado, e câmbio automático de seis marchas.

E o Polo Track?

A configuração Track, revelada com exclusividade pela Mobiauto em 2020, confirmada pela fabricante no ano passado e que já teve até o visual parcialmente revelado pela Volkswagen, não deve aparecer neste momento, com lançamento ficando para o primeiro trimestre de 2023.

Compacto passará por uma reestilização visual na próxima semana, que seguirá só em partes o modelo europeu e terá uma nova configuração do motor 1.0 turbo

Essa suspeita se dá por conta de um outro evento. A Volkswagen fez uma espécie de workshop sobre a iluminação do novo Polo, confirmando que todas as versões teriam faróis de LED. No entanto, quando questionada sobre o Polo Track, afirmou que falaria sobre o modelo em outro momento.

Vale lembrar que a marca confirmou o lançamento para o começo do ano que vem, com visual renovado em relação ao Polo atual, incluindo faróis com desenho muito parecido aos atuais. Terá motor 1.0 aspirado (MPi) e 1.0 turbo (170 TSI), conforme a Mobiauto já adiantou.

Voltando a falar do novo Polo, em relação aos preços, a linha 2023 do hatch deve custar entre R$ 100.000 e R$ 120.000 nas configurações 1.0 turbo, aproximando-se de R$ 150.000 na esportiva GTS.

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