Comece 2026 de carro novo. Encontre seu próximo veículo aqui.

VW Nivus ficará maior para tentar superar trunfo de Fastback e Basalt

SUV cupê compacto tem freio a disco nas quatro rodas que os rivais não têm, mas ainda perde no comparativo de bagagem
Por
03.01.2026 às 15:12 • Atualizado em 05.01.2026
Compartilhe:

A disputa no segmento dos SUVs compactos costuma ser no detalhe. Com dimensões mais enxutas, as marcas precisam se desdobrar para conseguir casar o projeto inicial com o produto final. Mesmo assim, existem as atualizações e novas gerações que podem melhorar o que já foi feito. E é nesse foco que o VW Nivus pode superar seus rivais cupê Fiat Fastback e Citroën Basalt.

Para quem acompanha Mobiauto, não é segredo, o VW Nivus ficará maior já na próxima atualização, que vai além do visual, e vai levar o SUV para sua segunda geração.

Você também pode se interessar por:

Quando se fala de nova geração, o assunto fica mais sério, pois se trata de mudanças profundas. A Mobiauto também já revelou que tanto o VW T-Cross como o Nivus serão híbridos como o Corolla Cross.

Mas voltando a falar do Nivus, internamente, o projeto da nova geração do SUV é chamado de VW 213 ou Saga. O SUV vai receber a plataforma MQB Hybrid e terá seu visual fortemente inspirado na nova geração do VW T-Roc, um modelo vendido na Europa, conhecido também como SUV do Golf.

Divulgação/VW

Divulgação/VW

Além do motor, visual, interior e espaço interno, outro item importante deve mudar no SUV: o porta-malas. Atualmente, o Nivus oferece 415 litros de capacidade no seu bagageiro, menos que os 490 litros do Basalt e que os 516 litros do Fastback.

Com a nova geração, o Nivus busca também diminuir essa distância entre os SUVs compactos cupês.

Como referência, o novo T-Roc, que compartilhará a plataforma com os novos T-Cross e Nivus, possui 4,37 metros de comprimento e 2,63 m de entre-eixos, apenas 2 cm a menos que os 2,65 m de entre-eixos do T-Cross. Não só isso, o SUV oferece 475 litros de porta-malas.

Divulgação/VW

Divulgação/VW

Como a nova plataforma, o Nivus pode ter as medidas alteradas para crescer em espaço interno – ponto importante – e ter mais porta-malas. Afinal, se manter o entre-eixos do T-Roc terá 7 cm a mais para aproveitar em espaço interno. No entanto, a nova geração do SUV cupê compacto deve passar dos 4,27 m atuais para cerca de 4,40 m de comprimento, que pode favorecer no bagageiro.

E, assim, a diferença de porta-malas que chega a ser de 100 litros para o Fastback deve diminuir, ou nem existir. No entanto, a Volkswagen precisa contar com o fator surpresa da nova geração do SUV da Fiat, que também terá mudanças importantes e pode preparar um porta-malas até maior para 2027 ou 2028.

A Volkswagen confirmou que seu primeiro híbrido nacional será produzido na Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), em 2026. Mobiauto acredita que este é o novo Nivus, que é um projeto menos complexo que o novo T-Cross, e deve estar nas lojas em 2027, deixando o SUV convencional para 2028.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Por

Repórter

Compartilhe este artigo:

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.