VW Kombi elétrica custará R$ 340.000 na Alemanha. Imagine no Brasil...

Versão de carga da ID Buzz é um pouco menos cara: R$ 285.000. Vendas da van nada popular já vão começar por lá. Aqui, ela chega até 2024
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18.05.2022 às 17:48
Versão de carga da ID Buzz é um pouco menos cara: R$ 285.000. Vendas da van nada popular já vão começar por lá. Aqui, ela chega até 2024

A Volkswagen anunciou nesta quarta-feira (18) os preços da ID Buzz na Alemanha. O país sede da marca será o primeiro a receber a van 100% elétrica, que vem sendo chamada pela própria empresa de “Kombi elétrica” – justamente por representar uma releitura moderna da “Velha Senhora”.

Os valores não são nada populares, como a Kombi original já foi um dia: a partir de 54.430 euros para a configuração Cargo, voltada ao transporte de cargas, e iniciais 64.581 euros para a configuração de passageiros, chamada Pro.

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Tais números equivalem, respectivamente, a R$ 285.000 e R$ 337.000. E pensar que, em 1998, uma Kombi 0 km custava R$ 17.000 no Brasil, valor que, mesmo corrigido pelo IPCA, ficaria abaixo de R$ 75.000 nos dias de hoje.

Como a Mobiauto te contou neste outro artigo, a Volkswagen do Brasil deve lançar o modelo também em nosso mercado entre 2023 e 24. E já vá preparando o cofrinho, pois não podemos esperar por etiquetas muito mais camaradas aqui.

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Se esses preços parecem absurdos para uma “Kombi”, o alento dos consumidores alemães é saber que o governo local oferece um subsídio que poderá baixa-los em mais de 8.000 euros. Já os brasileiros nem este benefício terão...

Por enquanto, as configurações Cargo e Pro são as duas únicas disponíveis na gama do utilitário elétrico. A pré-venda na Alemanha começará nesta sexta-feira (20), mas as primeiras entregas ocorrerão, de fato, somente no terceiro trimestre.

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Como é a ID Buzz, a “Kombi elétrica”

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Construída sobre a plataforma modular MEB, a mesma dos irmãos ID.3 e ID.4 (que devem ser lançados no Brasil até o fim deste ano), e dotada de baterias no assoalho, a ID Buzz mede 4.712 mm de comprimento, apenas 20 cm a mais do que uma Kombi dos anos 1950, mas com 2.988 mm de entre-eixos, um aumento de quase 49 cm.

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Ao mesmo tempo, seu diâmetro de giro é de 11,1 m, similar ao de um Golf. Ainda em relação à Kombi, são 16,5 cm a mais de largura (1.985 mm) e 10 cm a menos de altura (1.938 mm). Por isso, seu coeficiente aerodinâmico fica em apenas 0,29. Aliás, é por esse motivo que sua frente é levemente bicuda, sem replicar o estilo “pão de fôrma” da Kombi original.

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Visualmente, a conexão com a Velha Senhora fica por conta das pinturas “saia-e-blusa” e da carroceria minimalista, quase sem vincos. O motor e a tração são traseiros, assim como no veículo original, mas o propulsor boxer refrigerado a ar dá lugar a um elétrico síncrono com ímãs permanentes. São 204 cv de potência e 31,6 kgfm de torque.

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O conjunto de baterias oferece 83 kWh de capacidade bruta e 77 kWh líquidos, o que confere ao utilitário um alcance de 423 km no ciclo WLTP. A potência máxima de recarga é de 170 kW em corrente contínua, o que permite um carregamento ultrarrápido de até 80% da energia em 30 minutos. Em corrente alternada, são até 11 kW, elevando o tempo total para 7 horas.

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Configurações Cargo e Pro

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A configuração Cargo traz apenas uma fileira de assentos, que pode conter dois ou três lugares. Suas rodas são de 20 polegadas e a lista de equipamentos é um pouco mais comedida em termos de conectividade e tecnologias de segurança. Mas ela já traz os faróis inteligentes IQ Light, com LEDs matriciais.

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O compartimento de carga é totalmente vedado e não há vidros na porção traseira da carroceria. O comprador poderá escolher se quer a abertura da porta traseira para cima ou bipartida para os lados, ou ainda se deseja acrescentar portas laterais deslizantes. 

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Já a versão Pro traz rodas de liga leve aro 21, opções extras de infoentretenimento e segurança (como o Assistente Autônomo de Viagem e o sistema Car2X, explicado neste outro artigo), maçanetas laterais iluminadas e porta traseira com abertura sempre elétrica.

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Por enquanto, a ID Buzz Pro existirá nas configurações de cinco (2+3) ou seis (3+3) passageiros. Posteriormente, a VW lançará uma opção com entre-eixos alongado da van, ampliando a capacidade para até sete lugares (2+3+2), incluindo uma terceira fileira de bancos.

Imagens: Divulgação/Volkswagen

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