Comece 2026 de carro novo. Encontre seu próximo veículo aqui.

Volkswagen terá híbrido como Corolla no Brasil, e 2026 será virada de chave da marca

Marca confirmou produção do primeiro híbrido flex
Por
31.10.2025 às 14:41 • Atualizado em 03.11.2025
Compartilhe:

O mercado brasileiro caminha rápido para ter mais veículos eletrificados. Aqui não falamos de modelos elétricos, mas que tenham motor elétrico e um grau de "hibridização" - termo pouco usual, mas que indica o auxílio de um motor elétrico a uma usina a combustão para melhor eficiência de um carro.

No caso da Volkswagen não é diferente. Anos atrás, na apresentação de VW ID.4 e ID.Buzz, Mobiauto entrevistou Ciro Possobom, CEO e Presidente da Volkswagen, questionando sobre como seria o movimento da marca alemã sobre o tema.

Você também pode se interessar por:

Naquele momento, ele esclareceu que a marca teria híbridos leve, pleno e plug-in, a depender dos degraus de preços. Ou seja, os carros mais baratos do catálogo vão receber híbridos mais básicos, os intermediários serão híbridos do tipo pleno, e os mais caros serão plug-in.

E a movimentação para isso se intensificará a partir do ano que vem. A Volkswagen confirmou que todos os projetos desenvolvidos a partir de 2026 terão versões eletrificadas. O primeiro produto será produzido sobre a plataforma MQB37, na fábrica da Anchieta, e terá motorização do tipo HEV flex.

Essa estrutura é uma versão mais robusta da MQB usada no Brasil atualmente, e com atualização relevante para receber motores elétricos e baterias. O sistema HEV, para simplificar, é parecido com o da Toyota, aplicado em Corolla Sedan, Corolla Cross e Yaris Cross - que ainda será lançado no Brasil.

É uma tecnologia que não necessita de recarga externa, e que o próprio motor a combustão gera energia para recarregar a bateria. Esta última tem baixa capacidade e, por isso, terá pouca autonomia apenas elétrica. Dentro da cidade, o consumo de combustível será de encher os olhos, como acontece com os Toyota.

A boa notícia é que teremos veículos ainda mais robustos. A MQB37 é a mesma plataforma de Golf e Tiguan, diferente da atual da MQB-A0, também conhecida como MQB27.

Ela dará vida às próximas gerações de VW T-Cross e Nivus no Brasil. Ambos os modelos devem crescer, como Mobiauto já informou anteriormente, e serão eles os produtos com essa nova estrutura.

Os dois modelos contarão com motor 1.5 TSI Evo2, que substitui o 1.4 TSI que já conhecemos, e entrega entre 130 cv e 150 cv, além de 25,5 kgfm de torque. O produto HEV deve ser o T-Cross, que de forma combinada, pode oferecer potência entre 136 cv e 170 cv e 31,8 kgfm.

Já o Nivus deve ter conjunto super híbrido leve da Audi, com bateria de 48V, e motor elétrico que substitui alternador e motor de partida. Ele não deve alterar potência e torque do conjunto motriz, mas o auxílio em partidas e ao ligar o veículo podem reduzir o consumo de combustível.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Por

Gerente de conteúdo

Compartilhe este artigo:

Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.