Volkswagen quer ter elétrico com preço de Polo até 2027
Recentemente surgiram novas informações sobre o desenvolvimento do Volkswagen ID.1, tratado como o substituto do “up! elétrico”. Explicações sobre seu preço e data de lançamento do SUV pequeno elétrico foram comentados por Thomas Schafer, CEO da montadora.
Você pode se interessar por:
- Volkswagen Up! irá voltar como elétrico de entrada antes de 2027
- VW ID.4: 1º elétrico da marca no Brasil só por assinatura de R$ 10.000
- VW ID.2 é cheio de truques à lá Honda Fit e carrega 72 garrafas escondidas
- O que a Volkswagen fará com o investimento de R$ 9 bilhões?
O executivo falou sobre os prognósticos do carro durante a apresentação dos resultados econômicos da marca de 2023. De acordo com Schafer o futuro do ID.1 será decidido pela montadora nas próximas semanas.
O que já foi confirmado é sua data de lançamento, que ao que tudo indica será em 2027 e o que mais chama atenção, o seu preço, o qual será inferior a €20 mil (cerca de R$ 108 mil). Caso esse seja mesmo seu valor, o SUV custará menos (na conversão direta) que versões de topo de linha do Polo, veículo de entrada da própria Volkswagen.
Espera-se que a marca atinja o baixo preço apoiada em uma produção em larga escala e amortizações a partir do desenvolvimento em conjunto com outras empresas, como Skoda e Cunpa. Sobre isso, Schafer comentou: “Tomaremos a decisão no curto prazo”.
Até mesmo uma parceria com a Renault é cogitada, como relatórios recentes sugerem, para produzir o ID.1 em parceria com o Twingo. Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen, falou da possibilidade de colaboração com os franceses. Em suas palavras: “Estamos trabalhando conceitualmente em uma solução e não descartamos parcerias nesta área”.
Quanto à data de lançamento, a montadora está passando por um processo de reestruturação que irá reduzir o tempo de desenvolvimento de veículos para cerca de 36 meses, ou 3 anos. Assim, o SUV deverá começar a ser vendido no ano de 2027, se sua produção começar de fato em 2024.
Como será de fato o ID.1?
Detalhes como local de produção, nome e carroceria não foram revelados. Sobre a nomenclatura do veículo, Schafer comentou: “O título provisório é ID 1 e o veículo está previsto para 2027. Estamos no meio de tudo isso. Sabemos como o carro deve ser”.
A fala revela que tudo parece encaminhado quanto ao projeto em si do carro. Mas falta a montadora definir qual será o plano de produção de fato. Há as possibilidades já comentadas de produção em conjunto até com a Renault, mas nada de decidido. O executivo definiu essa etapa de decisão como “extremamente desafiadora”.
Ainda sobre a empresa francesa, o ID.1 rivaliza
exatamente com um modelo da marca, o Twingo de quarta geração, hatchback
elétrico que tem previsão de lançamento para 2026 e terá faixa de preço
semelhante ao projeto da Volkswagen.
Sobre seu design e carroceria, apesar da montadora parecer já o ter decidido, não existe nada oficial. Pode ser que o carro se apresente como um SUV pequeno ou siga o exemplo do ID.2 e tenha a opção adicionada de hatchback.
Imagens - Autocar
Outras notícias
- Guia de compra
Volkswagen Polo 2025: preços, itens de série e diferença entre versões
- Novidades sobre carros
VW Polo Robust 2025: como é a versão mais barata feita para o agronegócio
- Novidades sobre carros
VW Virtus fica mais caro e agora versão mais barata sai por R$ 111.990
- Novidades sobre carros
Flagra: VW Tarok aparece pela primeira vez e usa roupa de Virtus
- Autos Originais
VW Passat 4M marcou a comemoração de 4 milhões de unidades da VW no Brasil
- Autos Originais
VW Logus foi o último da parceria com a Ford e abriu caminho para o Polo
- Novidades sobre carros
VW Tayron: marca alemã usará truque de Compass e Commander para novos SUVs
- Curiosidades
Este VW Up! custa o mesmo que um Hyundai HB20 e não precisa de CNH
- Tecnologia
VW Amarok usa truque para evitar atropelamentos de animais nas estradas