Volkswagen lança SUV cupê elétrico com preço de Nivus feito pela Jac Motors
A Volkswagen acaba de lançar o ID.UNYX 06. Isso mesmo, parece uma sopa de letras, mas é o mais novo SUV elétrico da marca alemã feito especialmente para o mercado chinês. Por lá, a versão mais barata sai por US$ 20.560, que na conversão direta sai por R$ 118.200, mais barato que um VW Nivus Sense de R$ 119.990 atualmente.
O VW ID.UNYX 06 chega em quatro versões: Pure, Pro, Ultra e Max, com preços que variam de de US$ 20.560 e 28.970 (R$ 118.200 a R$ 166.548,43). Ainda assim, o modelo chega com uma série de facilidades e garantia de cinco anos.
Você também pode se interessar por:
- Volkswagen confirma 30 novos carros até 2027, 20 deles eletrificados
- Volkswagen terá 17 lançamentos na América do Sul entre 2025 a 2029
- Nova VW Amarok imitará estratégia da BYD Shark contra a Hilux
- Picape chinesa que servirá de base à nova Amarok é lançada na Argentina
Quando o assunto é o visual, é difícil afirmar que estamos falando de um veículo da Volkswagen. A tirar pelo logotipo, seria mais fácil dizer que o SUV foi feito por uma marca chinesa. Não por acaso, é exatamente a China o foco do ID.UNYX 06.
As linhas mais arredondadas na parte frontal e a porção menor do para-choque praticamente lisa não são comuns entre os modelos já conhecidos do nosso mercado. Os faróis afilados que vão crescendo de tamanho ao invadir a lateral também é um estilo chinês nato.
Na traseira, a queda cupê é bem acentuada e termina com uma leva inclinação que chega quase a ser um spoiler. As lanternas são interligadas e iluminadas por LED, como um tradicional design chinês, sem contar o para-choque alinhado com a tampa do porta-malas.
Em dimensões, o ID.UNYX 06 tem 4,66 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,61 m de altura e 2,77 m de entre-eixos. A depender do pacote de bateria, o peso bruto pode variar de 2.091 kg até 2.260, o que não muda são os 535 litros de porta-malas.
São suas as opções de baterias de íons de lítio: 53,6 kWh (Pure), 80,2 kWh (Pro, Ultra e Max), com autonomia declarada no ciclo CLTC de 426 km na versão mais básica e de até 614 km nas outras três versões.
As três primeiras versões são equipadas com motor elétrico dianteiro de 231 cv e 31,6 kgfm de torque. Já a de topo, Max, tem o mesmo motor dianteiro, mas com outro trem de força traseiro de 108 cv e 16,5 kgfm de torque, o que confere tração integral. A potência combinada não foi divulgada.
O VW ID.UNYX 06 é fruto de uma joint venture (parceria) da Volkswagen com a chinesa Anhui, uma empresa subsidiária da Jac Motors. Esse é mais um modelo da estratégia da montadora chinesa de veículos “in China, for China” (na China, para China em tradução livre).
Por Vinicius Moreira
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.