Volkswagen confirma 30 novos carros até 2027, 20 deles eletrificados
O Salão do Automóvel de Xangai, na China, foi o palco para a Volkswagen apresentar o ID. AURA, o ID. ERA e ID. A EVO, três conceitos que antecipam o plano ambicioso da marca. De acordo com a montadora, até 2027, serão 30 novos modelos dos quais 20 terão eletrificação no conjunto mecânico.
"Nos próximos três anos, lançaremos mais de 20 NEVs [Veículo de Nova Energia] de última geração com tecnologias externas para o futuro, atendendo todos os nossos diferentes públicos na China. Com a nossa estratégia 'Na China, para a China', vamos realizar todo o nosso potencial e demonstrar nossa força inovadora no mercado local", destacou Stefan Mecha, CEO da marca Volkswagen na China.
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Como reforçado na fala do executivo, os planos, por enquanto, são exclusivos para o país asiático. A mudança busca atender não só o gosto de design do público chinês como elevar o padrão de tecnologia embarcada nos novos carros, algo que as marcas chinesas já oferecem.
No caso do ID.ERA, o conceito se traduz em um SUV de três fileiras de assentos, que funciona como um EREV. Basicamente, o conjunto mecânico é formado por um motor elétrico que recebe energia da bateria, essa por sinal recebe carga de um motor a combustão que trabalha exclusivamente como gerador. A autonomia estimada nesse caso é de 1.126 km.
Já o ID.EVO é focado em um público mais jovem, estamos falando de um SUV elétrico de grande porte da família ID. UNYX da VW, a qual faz parte da joint venture da VW com a Anhui, uma subsidiária da JAC Motors na China. Por último, o ID.AURA é fruto de outra parceria, desta vez com a FAW, e tem um porte compacto focado principalmente na experiência com Inteligência Artificial no controle do carro e das funções da central multimídia.
E os planos para o Brasil?
Em 2024, a Volkswagen já tinha confirmado o investimento de R$ 16 bilhões no Brasil e o lançamento de 16 novos carros entre 2024 e 2028. Nesse ciclo, o aporte corresponde a estreia de modelos híbridos e elétricos.
Além disso, a marca prometeu dois veículos inéditos que sairão das linhas de montagem da unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). O polo de São Carlos (SP) ainda vai produzir um novo motor para os veículos híbridos da marca, o que tudo indica ser o 1.5 Evo2, de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, uma evolução do 250 TSI, o já conhecido 1.4 TSI, que entrega a mesma potência e torque, mas não permite combinação com conjunto híbrido.
A unidade da VW em General Pacheco, na Argentina, também será comtemplada com investimentos. A nova geração da VW Amarok será o 17° lançamento da marca para o Brasil. Assim, somado ao que já temos anunciado no Brasil, a marca pretende investir R$ 20 bilhões até 2029.
E é claro que não podemos esquecer do novo VW Tera, que será fabricado em Taubaté (SP), e da nova Tarok, picape
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.