Volkswagen confirma 30 novos carros até 2027, 20 deles eletrificados

Marca alemã traçou plano com média de mais de um carro lançados por mês nos próximos dois anos
Vinicius Moreira
Por
26.04.2025 às 04:20
Compartilhe:
Marca alemã traçou plano com média de mais de um carro lançados por mês nos próximos dois anos

O Salão do Automóvel de Xangai, na China, foi o palco para a Volkswagen apresentar o ID. AURA, o ID. ERA e ID. A EVO, três conceitos que antecipam o plano ambicioso da marca. De acordo com a montadora, até 2027, serão 30 novos modelos dos quais 20 terão eletrificação no conjunto mecânico.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

"Nos próximos três anos, lançaremos mais de 20 NEVs [Veículo de Nova Energia] de última geração com tecnologias externas para o futuro, atendendo todos os nossos diferentes públicos na China. Com a nossa estratégia 'Na China, para a China', vamos realizar todo o nosso potencial e demonstrar nossa força inovadora no mercado local", destacou Stefan Mecha, CEO da marca Volkswagen na China.

Você também pode se interessar por:

Como reforçado na fala do executivo, os planos, por enquanto, são exclusivos para o país asiático. A mudança busca atender não só o gosto de design do público chinês como elevar o padrão de tecnologia embarcada nos novos carros, algo que as marcas chinesas já oferecem.

No caso do ID.ERA, o conceito se traduz em um SUV de três fileiras de assentos, que funciona como um EREV. Basicamente, o conjunto mecânico é formado por um motor elétrico que recebe energia da bateria, essa por sinal recebe carga de um motor a combustão que trabalha exclusivamente como gerador. A autonomia estimada nesse caso é de 1.126 km.

Já o ID.EVO é focado em um público mais jovem, estamos falando de um SUV elétrico de grande porte da família ID. UNYX da VW, a qual faz parte da joint venture da VW com a Anhui, uma subsidiária da JAC Motors na China. Por último, o ID.AURA é fruto de outra parceria, desta vez com a FAW, e tem um porte compacto focado principalmente na experiência com Inteligência Artificial no controle do carro e das funções da central multimídia.

E os planos para o Brasil?

Em 2024, a Volkswagen já tinha confirmado o investimento de R$ 16 bilhões no Brasil e o lançamento de 16 novos carros entre 2024 e 2028. Nesse ciclo, o aporte corresponde a estreia de modelos híbridos e elétricos.

Além disso, a marca prometeu dois veículos inéditos que sairão das linhas de montagem da unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). O polo de São Carlos (SP) ainda vai produzir um novo motor para os veículos híbridos da marca, o que tudo indica ser o 1.5 Evo2, de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, uma evolução do 250 TSI, o já conhecido 1.4 TSI, que entrega a mesma potência e torque, mas não permite combinação com conjunto híbrido.

A unidade da VW em General Pacheco, na Argentina, também será comtemplada com investimentos. A nova geração da VW Amarok será o 17° lançamento da marca para o Brasil. Assim, somado ao que já temos anunciado no Brasil, a marca pretende investir R$ 20 bilhões até 2029.

E é claro que não podemos esquecer do novo VW Tera, que será fabricado em Taubaté (SP), e da nova Tarok, picape

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp