Toyota Hilux elétrica será fabricada na Argentina, afirma jornal
A Toyota começa a rever a sua estratégia de descarbonização, que atualmente prioriza carros híbridos, ao definir um plano de ter 15 modelos elétricos até 2027. De acordo com o jornal japonês Nikkei, a fabricante pretende produzir anualmente cerca de um milhão de veículos movidos somente a eletricidade.
Temendo perder espaço no mercado de elétricos, a diretoria da Toyota teria batido o martelo dessa decisão após comparar os números de vendas de elétricos da fabricante japonesa com outras marcas. Enquanto a Toyota comercializou apenas 140 mil veículos em 2024, BYD e Tesla superaram a barreira de 1,7 milhão de unidades cada.
Você pode se interessar por:
- O que a Toyota fará com investimento de R$ 11 bilhões no Brasil
- Novo Toyota Yaris Cross híbrido chega em breve e pode ter preço do sedan
- Como é o novo Toyota Corolla Cross que vem ao Brasil
- Novo Toyota Corolla Cross já tem data para chegar
Atualmente, a Toyota trabalha no desenvolvimento de cinco veículos elétricos, que serão fabricados na China e no Japão. No entanto, o Nikkei afirma que fontes ligadas à gigante japonesa confirmam que a produção de elétricos será estendida para outros países, como Argentina, Estados Unidos e Tailândia.
No caso dos Estados Unidos, a fabricação de um SUV de sete lugares elétrico no país seria uma medida para fugir da escalada das tarifas aduaneiras impostas pelo governo do presidente Donald Trump.
Já a produção na Argentina pode ter relação com a futura versão elétrica da Toyota Hilux, uma vez que a picape média é fabricada no país vizinho há mais de duas décadas e a nova geração, prevista para 2026, deverá manter o chassi do modelo atual com melhorias estruturais e a possibilidade de receber o motor elétrico e suas respectivas baterias.
O protótipo da Hilux elétrica foi apresentado em 2022 com um motor de aproximadamente 200 cv de potência e autonomia de cerca de 250 km. O modelo de produção deverá ter alcance maior, focado no uso comercial em centros urbanos.
Além da Argentina, a Hilux elétrica também será fabricada na Tailândia. A produção no país asiático foi confirmada para o segundo semestre de 2025.
Por Guilherme Silva