Toyota Hilux e SW4 híbridos flex? Entenda os próximos passos da marca
O lançamento mais aguardado da Toyota em 2025 aconteceu no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, na última quarta-feira (19). O Toyota Yaris Cross foi lançado para ser o SUV de entrada da marca. Agora, a marca traça uma estratégia para ter algo em comum entre os SUVs e picapes que são ou serão comercializados no Brasil.
A Mobiauto teve acesso ao Yaris Cross antes da exposição do modelo no evento. Foi nesse contato que o presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio fez uma importante revelação: “A gente tem como premissa, agora, na Toyota, de que todas as versões [veículos] lançadas para o mercado brasileiro tenham uma versão híbrida flex full.”
Você também pode se interessar por:
- Novo Toyota Yaris Cross 2026: preços, itens de série e diferenças entre as versões
- Toyota Yaris Cross estreia com versões híbridas para fazer quase 18 km/l; veja preços
- Toyota Hilux 2026 aparece com visual renovado e versões radicais off-road
- Nova Toyota HIlux tem imagem revelada e já tem data para ser lançada
Para que não ficasse dúvida, o jornalista João Anacleto, do canal a Roda, reforçou o questionamento e Maggio replicou: “Nossa estratégia é sempre quando lançar um veículo ter uma versão híbrida flex full”
Quando o executivo fala em híbrido flex full é um sistema composto por motor a combustão e elétrico, conhecido também como híbrido pleno, ou seja, quando ambos são capazes de tracionar o veículo, mas que não necessitam de recarga externa para a bateria. Diferente do que é encontrado em Fiat Pulse e Fastback, além dos Peugeot 208 e 2008.
Renan Bandeira/Mobiauto
Basicamente, é como já vemos em Corolla Cross e Corolla. Além deles, o RAV4 já oferece uma motorização híbrida plug-in com necessidade de recarga externa, além da configuração híbrida plena.
Porém, no catálogo da marca no Brasil ainda restam Toyota SW4 e Hilux sem nenhum tipo de eletrificação. No caso da picape, a marca já confirmou que ela será híbrida por aqui. A nova Hilux inclusive já foi lançada na Tailândia, mas deve ser lançada no país somente em 2027.
Assim como a Hilux, o SW4 é movido a diesel, mas como compartilham motorização, o SUV também deve receber a tecnologia a ser aplicada na picape. No entanto, nenhum deles tem versão diesel. Estamos falando então da possibilidade de retornar as versões com motorização flex, assim como acontecerá com a Ford Ranger em 2027.
Renan Bandeira/Mobiauto
Vale lembrar que foi justamente o Corolla o primeiro modelo híbrido flex do mundo. É nesse ponto que a Toyota tem uma vantagem, um projeto pouco falado: motor híbrido plug-in flex.
E esse motor já está em testes há algum tempo e pode servir justamente para alimentar SW4 e Hilux. O mais provável para picape, em um primeiro momento, é que ela use o já disponível sistema híbrido de 48V, que recebe o auxílio do motor elétrico e adiciona ganho de potência e economia de combustível. Mas nada impede que tenhamos a volta dos modelos como flex.
Ainda há a picape intermediária do porte da Fiat Toro que a Toyota vai lançar no Brasil. Mas, com a fala do presidente da marca, podemos confirmar que a picape terá ao menos uma versão híbrida flex.
Por Vinicius Moreira
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.
