Toyota GR Corolla vendido no Brasil será o único no mundo com estepe

Hatch esportivo chega ao País com unidades limitadas e novidades que nenhum outro mercado terá
Renan Bandeira
Por
20.07.2023 às 11:00
Hatch esportivo chega ao País com unidades limitadas e novidades que nenhum outro mercado terá

O Toyota GR Corolla 2023 finalmente chegou ao Brasil. Hatch médio esportivo rival do Honda Civic Type R - já testado pela Mobiauto, inclusive  – tem duas opções de acabamento, com preços que variam entre R$ 416.990 e R$ 461.990, e uma novidade que não será vista em outro lugar do mundo.

Trata-se do estepe. O GR Corolla 2023 é vendido em diversos mercados, sempre importado do Japão. Curioso é que, em todos eles, o hatch é vendido com kit de reparo emergencial para os pneus. Com isso, não há a quinta roda para possível troca. Só que no Brasil a história será diferente.

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No Festival Interlagos, a Toyota do Brasil contou à equipe de jornalistas que fez um pedido especial à matriz no Japão para adicionar estepe ao projeto do carro. Afinal, em nosso território não é permitida a venda de um veículo com kit de reparo para pneus convencionais, apenas para aqueles que são run flat, que não é o caso do hot hatch.

A resolução 540/15 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) é a que obriga isso. A exceção, como contamos acima, são os carros com pneus run flat, mas estes são obrigados a oferecer kit de reparo com material suficiente para o conserto e aparelho de insuflar o componente.

A boa notícia é que o Toyota não vai ter um pneu do tipo temporário, que são aqueles estreitos (estranhos). A quinta roda terá o mesmo design das outras quatro, sendo também produzida pela BBS e forjada!

A parte ruim é que o projeto original do veículo não conta com espaço destinado ao estepe. Ou seja, ele ficará no porta-malas, tomando praticamente todo o espaço do compartimento. Além disso, a quinta roda integral significa mais peso, o que compromete o desempenho em pista.

GR Corolla faz motor pequeno ficar gigante

Vale lembrar que o GR Corolla é equipado com motor 1.6 turbo a gasolina de três cilindros apenas. Ele rende impressionantes 304 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. A usina é sempre gerenciada por uma caixa manual de seis marchas, e o hatch ainda tem seletor de tração.

Nesse caso, o condutor pode escolher em rodar com tração integral (50:50), uma pegada mais dianteira (60:40) ou traseira (30:70). A plataforma TNGA-C é reforçada com mais pontos de solda e o modelo ainda tem discos de freio grandes, sendo de 14 polegadas de diâmetro na dianteira e 11,7 na traseira.

Só é uma pena que serão apenas 99 unidades do Corolla GR Sport trazidas para o Brasil, pelo menos para este ano. Resta saber se a Toyota manterá a pedida para o ano que vem.

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