Toyota Corolla terá versão básica híbrida contra BYD King: veja como será
O Toyota Corolla segue líder entre os sedans médios, segmento que vem perdendo espaço no mercado brasileiro para, adivinha... os SUVs. Não faz muito tempo que o modelo japonês ganhou um novo rival chamado BYD King, que apela ao sistema híbrido e o fator novidade, porém a marca nipônica já se prepara para não tomar sufoco com uma nova versão híbrida de entrada, que estreará em setembro.
A confirmação veio no começo deste ano e foi antecipada pelo site Autos Segredos do jornalista Marlos Ney Vidal. Vale lembrar que, desde a chegada do Corolla 2025, o sedan passou a ser vendido somente com uma configuração híbrida flex, ou seja, apenas a versão Altis Hybrid Premium– saindo de linha assim a Altis Hybrid desde então, que fazia a função de versão híbrida mais barata. Agora esse papel ficará para o Corolla GLi Hybrid, que será a versão de entrada com motor 1.8 híbrido flex.
Você também pode se interessar por:
- Toyota Corolla híbrido: os principais problemas, segundo os donos
- Como a Toyota fará o Corolla suprir a ausência do Yaris Sedan no Brasil
- Novo BYD King faz os 44,2 km/l que promete? Testamos!
- Honda Civic híbrido é melhor opção contra BYD Song Plus e GWM Haval H6
Atualmente o Corolla híbrido é vendido por R$ 199.990 na versão Altis Hybrid Premium, que é consideravelmente mais caro que o BYD King, que é vendido por R$ 179.900 e R$ 191.900 nas variantes GL e GS, respectivamente. Com a chegada do novo Corolla GLi Hybrid, podemos apostar em um preço de tabela por volta dos R$ 170.000, isso porque o Corolla 2.0 a combustão custa R$ 164.590 na GLi e R$ 165.890 na XEi.
Importante lembrar que o Corolla GLi é uma versão mais voltada para venda direta, ou seja, para taxistas, frotistas e PCDs (pessoas com deficiência). Nessa modalidade batizada de Small Business, a Toyota concede desconto de 18% sobre o valor de tabela do carro. Dado esse cenário, é capaz do novo Corolla GLi híbrido ter preço de aproximadamente R$ 140.000 com o desconto previsto na modalidade.
Motorização
Debaixo do capô o novo Corolla GLi híbrido virá equipado com o mesmo motor do Corolla Altis Hybrid, a versão topo de linha e a mais cara hoje. Assim teremos o motor 1.8 flex de 98/101 cv de potência (G/E) e até 14,5 kgfm de torque combinado a dois motores elétricos de 72 cv e 16,5 kgfm que, combinados, entregam até 122 cv. O câmbio é automático e-CVT.
Equipamentos Corolla GLi Hybrid
Como é de se imaginar, o novo Corolla GLi Hybrid deve repetir a lista de equipamentos de série da versão GLi 2.0 flex. Assim pode esperar por ar-condicionado manual, rodas de liga-leve de 16 polegadas, painel de instrumentos digital de 7 polegadas, central multimídia com tela de 10 polegadas e conexão Apple CarPlay e Android Auto sem o uso de cabos, além de volante multifuncional, acendimento automático dos faróis, sete airbags, câmera de ré, retrovisores com rebatimento elétrico e bancos de tecido.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.