Superesportivo elétrico Taycan marca nova era da Porsche

Porsche lança 1º superesportivo elétrico. Trata-se do cupê de quatro portas taycan.
Camila Torres
Por
06.09.2019 às 19:19
Porsche lança 1º superesportivo elétrico. Trata-se do cupê de quatro portas taycan.

Imagine 625 cavalos e 107 kgfm de torque mostrando seu poder silenciosamente. Este é o motor do Taycan, 1º superesportivo 100% elétrico da Porsche, lançado quarta-feira (04), em três cidades simultaneamente. O Modelo é o marco de uma nova era para a fabricante alemã. 

A sinfonia do ronco do motor de um superesportivo ganhou outro repertório, agora marcado pelas batidas do coração intercaladas com a respiração de quem o dirige. Algumas vezes, a ausência do som, permite sentir a intensidade das coisas na totalidade. A cada acelerada o sangue corre mais rápido pelas veias. A mais de 200 km/h, com o corpo encaixado ao banco e com os olhos vidrados na pista, você percebe que o extremo pode ser silencioso. 

Por se tratar de um motor elétrico, ele não emite som e nem vibra, estas características ficaram para o motor a combustão. Mas não se preocupe, que isso não tira nada do DNA esportivo dos carros Porsche. Na verdade, ele está ainda melhor. Pois, diferente de um superesportivo com motor a combustão, o elétrico não precisa estar com o rpm elevado para mostrar melhor desempenho, respondendo com toda força aos comandos a qualquer momento. 

Taycan Turbo e Taycan Turbo S

O Taycan foi apresentado nas versões Turbo e Turbo S, em três lugares ao mesmo tempo: Neuhardenberg (Alemanha), Pingtan (China) e Niagara Falls (Estados Unidos). Estes três pontos do planeta Terra foram escolhidos pela marca por usarem algum modo para gerar energia elétrica de forma sustentável.

Apesar do Taycan ter Turbo no nome, é apenas uma referência ao alto desempenho do superesportivo, pois como já se sabe, o motor é elétrico. Aliás, os motores, um é encaixado na frente do cupê de 4 portas e outro na traseira. 

O Taycan Turbo vai de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e de 0 a 200 km/h em 10,6 segundos. Com a potência overboost a entrega de 625 cavalos passa para 680. Já o Turbo S apresenta números ainda mais surpreendentes, para levar o ponteiro do velocímetro do 0 para o 100, o modelo precisa apenas de 2,8 segundos, de 0 a 200 são necessários 9,8 segundos. E se 625 cavalos parecem façanhoso para um elétrico, com a potência overboost a entrega é de impressionantes 721 cavalos.

Bateria

As baterias de íons de lítio ficam embaixo do piso, para poupar espaço e deixar o centro de gravidade do carro mais baixo. A capacidade é de 450 km. O tempo de recarga em uma corrente alternada (tomada residencial) é de aproximadamente 9 horas. Já em uma corrente direta são necessários apenas 31 minutos. Segundo a Porsche, o Taycan é o 1º superesportivo elétrico a usar o sistema de carregamento 800V. O que isso significa? O modelo precisa de apenas 5 minutos em uma corrente direta para ter 100 km de autonomia.

Design

Taycan, o Primeiro superesportivo elétrico da Porsche, mantém DNA puro sangue da marca.

O desenho do cupê de 4 portas segue as linhas características de um design Porsche. Só que ganhou um ar futurista através dos faróis e uma musculatura mais agressiva. As proporções destacadas da diateira e a grade de saída de ar deixam o carro robusto. As laterais têm vincos bem profundos e a traseira curvas acentuadas, principalmente a da tampa do porta-malas. As lanternas traseiras são formadas por uma faixa que corta a tampa do porta-malas de uma lateral a outra.  O novo superesportivo segue o legado da marca de oferecer um design sofisticado e o desempenho superesportivo, só que agora com zero emissão de CO2.

Porsche
Taycan
Superesportivo
Lançamento
cupê

Comentários