Stellantis vai investir R$ 2 bilhões na Argentina e isso é bom para o Brasil

Investimentos nas fábricas do país pode trazer novos lançamentos para o mercado brasileiro
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08.03.2024 às 13:51
Investimentos nas fábricas do país pode trazer novos lançamentos para o mercado brasileiro

Quando comparados aos R$ 30 bilhões investidos no Brasil pela Stellantis, os R$ 2 bilhões alocados para a Argentina parecem perder sua importância para o mercado Sul-Americano. No entanto, se engana quem pensa dessa forma. Na verdade, o dinheiro injetado em nossos vizinhos pode impactar diretamente o mercado automotivo brasileiro. Isso mesmo!

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A aplicação de R$ 2 bilhões já foi confirmada pelo Motor1 Argentina que será feita, mas qual seria sua importância para o Brasil?

Primeiro é preciso entender qual é o esquema de fabricação da Stellantis por lá. São duas unidades de produção presentes no país, o Complejo Ferreyra, onde é feito o Fiat Cronos, e o Complejo El Palomar, onde são produzidos o Peugeot 208, o Peugeot Partner e o Citroën Berlingo.

 

O desembolso do dinheiro será feito justamente para o desenvolvimento de projetos nessas fábricas, duas em cada. Assim, ambas as unidades que já importam carros para o Brasil, produzirão novas linhas e modelos que poderão chegar aqui também.

Fiat Cronos

Ainda não há muitas informações sobre a atualização do Fiat Cronos. O veículo é muito popular na Argentina e foi o carro mais vendido do país nos últimos três anos.

Por esse motivo, somado ao importante volume de vendas do Brasil, é provável que o sedan tenha uma nova geração, mas há pouco para se falar ainda. Uma vez que é certo que parte do montante investido no país será dirigido ao Complejo Ferreyra, é muito provável que por conseguinte grande parte desse dinheiro seja aplicado na fabricação do novo Cronos, visto sua popularidade no mercado argentino.

Nova geração do Peugeot 208 e 2008

Tanto o Peugeot 208 quanto o 2008 sofrerão reestilizações, muitas flagras parecem mostrar projetos mais avançados, em que já estão em período de testes no Complejo El Palomar. O grupo espera alinhar as duas linhas com os visuais com que os dois carros já são vendidos na Europa.

Sobre o novo 2008, ele tem previsão para chegar antes do fim do ano, após ter a produção de sua primeira geração descontinuada no Brasil no fim de 2023.

Ele adicionará ao seu catálogo o motor 1.3 turbo já presentes em outros veículos da Stellantis, e deve vir com a opção do propulsor 1.0 turbo. Além disso, trará as mesmas mecânica e certos componentes do 208 brasileiro.

 

Quanto ao 208, sabe-se que seu lançamento está programado para acontecer ao mesmo tempo que o novo SUV compacto.

Fora isso, o hatch compacto irá deixar de lado o propulsor 1.6 EC5 e manterá os motores 1.0 Firefly e 1.0 Turbo Flex 200. É esperado que o veículo tenha atualizações em seu interior e ficha técnica, assim como o 2008.

O secreto KP1

Desenvolvido em conjunto com parceiras da Stellantis da China e já alvo de rumores há algum tempo, o KP1 é uma picape média que ainda traz muitas dúvidas consigo. Não se sabe se o grupo quer fazer do projeto algo mais moderno ou baseado em algum dos veículos já existentes em seu catálogo - como no Peugeot Landrek, na imagem acima. Há especulações de que o produto possa ser oferecido por outras marcas do grupo como Fiat ou Ram.

Sabe-se que o intuito é se consolidar no mercado argentino, e produzir um utilitário lá é um dos meios para esse fim. No mais, ainda não existem informações sobre visual, motor e nem data de chegada.

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