Stellantis inicia produção de câmbio para híbridos; veja os carros que terão

Transmissão conhecida como e-DCT deve ter 600 mil unidades produzidas anualmente
Vinicius Moreira
Por
12.04.2024 às 09:52
Transmissão conhecida como e-DCT deve ter 600 mil unidades produzidas anualmente

O grupo Stellantis acaba de inaugurar um centro de fabricação para câmbios de dupla embreagem para híbridos. A unidade responsável pela produção fica em Mirafiori, na Itália. Por lá, o câmbio chamado de e-DCT servirá como transmissão para os próximos modelos com motorização híbrida.

O e-DCT é um câmbio com motor elétrico integrado de 21kw (28 cv de potência), que trabalha como propulsor em baixas velocidades. Esse movimento proporciona uma economia de combustível do motor a combustão.

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Como funciona o câmbio e-DCT?

A transmissão e-DCT faz parte de uma das quatro plataformas Bio-Hybrid lançada pela Stellantis. São elas:

  • Bio-Hybrid
  • Bio-Hybrid e-DCT
  • Bio-Hybrid Plug-in
  • BEV (100% Elétrica)

No caso da Bio-Hybrid e-DCT, os veículos terão dois motores elétricos. Um deles é o já citado, dentro da transmissão, o outro vai substituir o alternador e o motor de partida. O sistema é alimentado por uma bateria de 48 V de íons de lítio, que também recebe energia do conjunto. O gerenciamento do sistema é eletrônico, o qual determina quando atua o motor a combustão, o elétrico e de forma híbrida.

Quais carros poderão receber o e-DCT no Brasil?

No Brasil, os mais cotados para receber a motorização híbrida e-DCT são modelos da Fiat e Jeep, mas ainda não há nada confirmado. Entre os mais cogitados estão os Jeep Commander e Compass, Fiat Toro e a Ram Rampage.

Por serem veículos intermediários no catálogo da Stellantis no Brasil, a dinâmica da plataforma híbrida com o câmbio e-DCT se encaixa perfeitamente com a estrutura dos modelos. Não só isso, a incorporação do sistema nos SUVs e nas picapes vai ajudar a posicionar o grupo frente aos rivais chineses.

Embora o grupo não tenha confirmado quais modelos vão usar cada sistema, após o evento de apresentação das tecnologias pudemos prever onde eles vão se encaixar. A Stellantis confirmou a chegada de modelos híbridos no Brasil e, em uma das ilustrações na ocasião, mostrou o câmbio e-DCT na plataforma Small Wide 4x4, que é base de Jeep Compass, Fiat Toro, Jeep Commander e Ram Rampage.

Para atender toda a futura demanda, a Stellantis investiu 240 milhões de euros, aproximadamente R$ 1,3 bilhão, no complexo italiano. O objetivo é junto de outro complexo de produção na França produzir 600.000 unidades da transmissão por ano.

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