Stellantis inicia produção de câmbio para híbridos; veja os carros que terão
O grupo Stellantis acaba de inaugurar um centro de fabricação para câmbios de dupla embreagem para híbridos. A unidade responsável pela produção fica em Mirafiori, na Itália. Por lá, o câmbio chamado de e-DCT servirá como transmissão para os próximos modelos com motorização híbrida.
O e-DCT é um câmbio com motor elétrico integrado de 21kw (28 cv de potência), que trabalha como propulsor em baixas velocidades. Esse movimento proporciona uma economia de combustível do motor a combustão.
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Como funciona o câmbio e-DCT?
A transmissão e-DCT faz parte de uma das quatro plataformas Bio-Hybrid lançada pela Stellantis. São elas:
- Bio-Hybrid
- Bio-Hybrid e-DCT
- Bio-Hybrid Plug-in
- BEV (100% Elétrica)
No caso da Bio-Hybrid e-DCT, os veículos terão dois motores elétricos. Um deles é o já citado, dentro da transmissão, o outro vai substituir o alternador e o motor de partida. O sistema é alimentado por uma bateria de 48 V de íons de lítio, que também recebe energia do conjunto. O gerenciamento do sistema é eletrônico, o qual determina quando atua o motor a combustão, o elétrico e de forma híbrida.
Quais carros poderão receber o e-DCT no Brasil?
No Brasil, os mais cotados para receber a motorização híbrida e-DCT são modelos da Fiat e Jeep, mas ainda não há nada confirmado. Entre os mais cogitados estão os Jeep Commander e Compass, Fiat Toro e a Ram Rampage.
Por serem veículos intermediários no catálogo da Stellantis no Brasil, a dinâmica da plataforma híbrida com o câmbio e-DCT se encaixa perfeitamente com a estrutura dos modelos. Não só isso, a incorporação do sistema nos SUVs e nas picapes vai ajudar a posicionar o grupo frente aos rivais chineses.
Embora o grupo não tenha confirmado quais modelos vão usar cada sistema, após o evento de apresentação das tecnologias pudemos prever onde eles vão se encaixar. A Stellantis confirmou a chegada de modelos híbridos no Brasil e, em uma das ilustrações na ocasião, mostrou o câmbio e-DCT na plataforma Small Wide 4x4, que é base de Jeep Compass, Fiat Toro, Jeep Commander e Ram Rampage.
Para atender toda a futura demanda, a Stellantis investiu 240 milhões de euros, aproximadamente R$ 1,3 bilhão, no complexo italiano. O objetivo é junto de outro complexo de produção na França produzir 600.000 unidades da transmissão por ano.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.
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