Segredo: VW já produz Saveiro renovada para mano a mano contra Strada

Protótipos da picape reestilizada começam a sair do forno ainda camuflados. Ideia é deixar modelo atual em linha por mais três anos, até chegada de uma nova geração
LF
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11.10.2022 às 08:38
Protótipos da picape reestilizada começam a sair do forno ainda camuflados. Ideia é deixar modelo atual em linha por mais três anos, até chegada de uma nova geração

A Volkswagen já determino o fim de linha para os veteranos Gol e Voyage no fim deste ano. No lugar de ambos, produzirá o Polo Track em Taubaté (SP) a partir de janeiro do ano que vem. Mas isso não significará a morte da plataforma PQ24, nem do projeto do Gol de terceira geração, pois ambos seguirão vivos através da Saveiro.

A principal e agora única rival da Fiat Strada no mercado de picapes compactas continuará viva no Brasil. E se o motor 1.6 MSI já havia sido atualizado para atender ao Proconve L7, agora a fabricante prepara uma renovação visual do utilitário compacto com caçamba, conforme a Mobiauto vem apontando desde julho de 2021.

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Retoque leve

Nossas mais recentes apurações apontam que a empresa já produz protótipos camuflados da Saveiro renovada em São Bernardo do Campo (SP). Os testes de rodagem feitos pelo time de engenhariam devem começar até o fim deste ano.

A nova Saveiro será lançada em meados do ano que vem, como linha 2024, sem muito alarde. Afinal, as mudanças serão sutis e concentradas na dianteira, com grade, para-choque e arranjo interno dos faróis redesenhados, além de luzes de LED e o novo logotipo da VW.

Na traseira, a fabricante deve adotar lanternas escurecidas e a inscrição com o nome do modelo logo abaixo do novo logotipo, no centro da tampa de caçamba, seguindo o mesmo padrão dos novos Polo e Virtus.

Em termos estruturais, a Saveiro 2024 deve manter a carroceria monobloco com duas portas e suspensão traseira com molas helicoidais, em opções de cabine simples e dupla com homologação para cinco lugares.

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Protótipos da picape reestilizada começam a sair do forno ainda camuflados. Ideia é deixar modelo atual em linha por mais três anos, até chegada de uma nova geração

Por dentro, a picape deve adotar um padrão mais moderno de acabamento, com mudanças em volante, quadro de instrumentos e painel, além da adoção de uma central multimídia como equipamento de fábrica. 

Faróis parcialmente de LED, controles eletrônicos de estabilidade e tração, ar-condicionado, assistente de partida em rampas, travas e vidros elétricos, chave canivete e direção elétrica devem passar a vir de série em todas ou boa parte das versões.

O motor será o já conhecido 1.6 MSI quatro-cilindros aspirado flex de 16 válvulas. Recalibrado no início deste ano para atender às regras mais exigentes de emissão do Proconve L7, ele teve sua potência reduzida de 110/120 cv (gasolina/etanol) para 106/116 cv, enquanto o torque passou de 15,8/16,8 kgfm para 15,4/16,1 kgfm.

A grande expectativa é quanto ao possível casamento dessa usina ao câmbio automático de seis marchas AQ160, da Aisin, a fim de encarar as versões Volcano e Ranch CVT da Fiat Strada. Nas opções mais básicas, o conjunto deve seguir sendo completado pela caixa MQ200, manual de cinco velocidades.

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Mano a mano contra a Strada

Com a “promoção” da Chevrolet Montana a compacta-média, atuando no segmento de Fiat Toro e Renault Oroch, a Saveiro passará a ser a única rival da Strada no segmento de picapes compactas. A Volkswagen sabe disso e quer voltar a explorar esse mercado com mais afinco.

Por isso, o modelo será atualizado na linha 2024, ganhando fôlego para sobreviver mais alguns anos em linha, até a chegada de uma possível nova geração, derivada da plataforma MQB A0 de Polo, Virtus, Nivus e T-Cross. 

Por enquanto conhecida como projeto VW247, a quarta geração da Saveiro não deve ganhar vida antes de 2026, por isso a preocupação da fabricante em promover este novo facelift, o terceiro no longo ciclo de 14 anos do atual utilitário feito sobre a base PQ24.

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