Comece 2026 de carro novo. Encontre seu próximo veículo aqui.

Segredo: “Nova Saveiro” deve ser híbrida contra Fiat Toro e picape do Corolla

Modelo será produzido em São José dos Pinhais (PR) e chegará em 2027
Por
23.08.2025 às 06:55
Compartilhe:

A Volkswagen Saveiro é um dos veículos mais longevos do Brasil. A picape se prepara para se despedir do mercado nacional, e terá como substituta o projeto Udara, chamado no chão de fábrica de Tarok, mas que não tem nome definido ainda.

Talvez se chame Saveiro, e terá missão parecida no Brasil. Afinal, mostrando nos flagras a aplicação do sistema de feixe de molas no amortecimento do eixo traseiro, a picape já indicou seu apetite para o trabalho, coisa que a Saveiro sempre teve.

Você também pode se interessar por:

No entanto, uma pitada a mais de tecnologia pode fazê-la estar ainda mais pronta contra a concorrência. A última apuração de Mobiauto indica que a Volkswagen pode manter o T-Cross de nova geração na planta de São José dos Pinhais (PR) para compartilhar sua tecnologia híbrida justamente com a nova picape.

As evoluções contra o projeto atual da Saveiro são grandes. Começando pela plataforma, que a nova picape usará a MQBA0, de VW Nivus, T-Cross, Virtus, Nivus, Tera e Polo. A picape será o oitavo projeto sobre essa estrutura que é robusta e modular.

Os motores usados, sejam eles 1.0 TSI ou 1.5 TSI, são uma grande evolução contra o 1.6 MSI atual, seja em termos de potência e torque, ou até mesmo eficiência energética. Além disso, o tão sonhado câmbio automático para uma picape compacta finalmente sairá do papel.

Junto dos motores turbinados, a picape deve receber o sistema híbrido HEV ou MHEV que a Volkswagen prepara para o Brasil, e que a Mobiauto contou em mais detalhes neste outro artigo.

As medidas também serão maiores. Atualmente, a nova picape roda pelo Brasil usando a carcaça de um Tiguan. Seu comprimento deve se aproximar dos 4,70 metros, enquanto o entre-eixos deve ficar em 2,80 m, próximo ao de uma Chevrolet Montana atual. Como referência, a Saveiro atual mede 4,47 m de comprimento e 2,75 m.

Divulgação/Volkswagen

Divulgação/Volkswagen

Por fora, o visual deve ser inspirado no VW Tera, modelo mais atualizado da marca. A parte interna deve receber peças do SUV também, principalmente as telas de multimídia e painel de instrumentos, que deve ser digital em todas as versões.

Todas essas mudanças darão a nova picape compacta da Volkswagen um bom currículo para brigar no mercado, que ficará mais acirrado. A Fiat Toro, que acaba de mudar, ainda receberá tecnologia híbrida, mas a picape do Corolla e a Renault Niágara já devem chegar aqui com essa tecnologia em 2027 para esquentar a disputa no segmento.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Por

Gerente de conteúdo

Compartilhe este artigo:

Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.