Segredo: Jeep Compass já é testado com motor híbrido flex

SUV será renovado e pode ser o primeiro híbrido da Stellantis produzido no Brasil
Vinicius Moreira
Por
14.03.2024 às 18:33
SUV será renovado e pode ser o primeiro híbrido da Stellantis produzido no Brasil

Sem atualização desde 2021, o Jeep Compass está cada vez mais próximo de receber uma renovação. E não estamos falando do Compass Blackhawk, que já detalhamos nesse outro artigo.

A prova disso é que o SUV apareceu em um novo flagra quase sem camuflagem, divulgado pela página Placa Verde. O que entrega que essa não é a versão Blackhawk é a saída única de escape e grade frontal diferente. Visualmente falando, o modelo não parece que vai receber grandes mudanças. Mas não é o design o possível destaque desta visualização do Compass rodando por aí.

Você também pode se interessar: 

A possibilidade é de que a configuração híbrida flex do SUV entre na gama do Compass 2025. O site Auto Segredos já tinha antecipado que o lançamento dessa versão poderia acontecer no segundo semestre deste ano. A previsão é que o SUV seja fabricado na unidade da Jeep em Goiana (PE).

Ainda não sabemos qual das configurações híbridas a Jeep adotará no primeiro momento. Há duas possibilidades, o Bio-Hybrid, que é um sistema híbrido leve de 12V, que auxilia o carro em momentos específicos e reduz a emissão de poluentes.

A segunda possibilidade é o Bio-Hybrid e-DCT. Neste caso, estamos falando do híbrido pleno, que funciona com dois motores elétricos. Um serve para substituir o alternador e o motor de partida. Já o segundo é encaixado dentro da transmissão, o qual é automatizado de dupla embreagem, daí o nome e-DCT.  O sistema ainda é auxiliado por uma bateira de 48 V.

Uma gestão eletrônica controla a operação entre os modos térmico, elétrico ou híbrido, otimizando eficiência e economia.  De acordo com a Stellantis esse conjunto é focado é otimizar a eficiência e economia.

Além do mais, os Jeep Compass Bio-Hybrid e-DCT continuarão com o motor T270, o 1.3 GSE Turbo Flex que hoje rende 185 cv com etanol. A grande sacada é poder compensar as emissões usando etanol.

Comentários