Segredo: Hyundai Tucson voltará a ser fabricado no Brasil para brigar com Haval H6

Marca retomará produção em Anápolis (GO) e Tucson finalmente deve ser vendido no Brasil com novo visual
Renan Bandeira
Por
01.03.2024 às 09:18
Marca retomará produção em Anápolis (GO) e Tucson finalmente deve ser vendido no Brasil com novo visual

Os amantes do Hyundai Tucson voltaram a ter o SUV no ano passado, quando a Hyundai CAOA retomou a importação do produto no Brasil em abril de 2023. No entanto, nada de um novo modelo, afinal, o produto chegou aqui para ser oferecido ainda na geração antiga e apenas com um facelift, bem diferente do que víamos em outros mercados.

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No entanto, isso vai mudar. O imbróglio que envolvia a operação de Hyundai Brasil e Hyundai CAOA chegou ao final, e a importação ou produção de novos veículos da marca sul-coreana ficarão sob a responsabilidade da operação nacionalizada da montadora, e não mais ao grupo de Carlos Aberto de Oliveira Andrade.

O Tucson, carro que mudou os paradigmas da Hyundai no Brasil ainda no início deste século, é um dos modelos que mudará com essas novidades. Fontes próximas a marca informaram à Mobiauto que o SUV voltará a ser produzido no Brasil, e será construído nas instalações de Anápolis (GO).

A ideia é abandonar o atraso dos últimos anos. Vale lembrar que fora do Brasil o Tucson já tem um visual completamente diferente, que foi até cotado para o novo Creta, e que é compartilhado com a picape Santa Cruz.

A geração foi apresentada ainda em 2021 e nunca chegou por aqui. Conta com conjunto de iluminação dividido em dois níveis, sendo as luzes de condução diurna posicionadas na grade e próxima ao capô, e os faróis no para-choque. Na traseira, a lanterna tem visual ousado e toma todo o balanço traseiro na horizontal, parecido com o que vemos nos Tiggo 7 e 8, da Caoa Chery.

Por dentro, o modelo oferece um acabamento interno mais requintado e grandes telas para painel de instrumentos e multimídia. O console central é mais elevado e garante melhor ergonomia para motorista e passageiro da frente.

As dimensões são 4,5 metros de comprimento, sendo 2 centímetros maior que o que vemos no Brasil atualmente, além de um entre-eixos de 2,68 metros, sendo um centímetro maior que o atual para o mercado sulcoreano – nos Estados Unidos, o SUV mede 4,64 m e 2,76 m, respectivamente. Ou seja, é um carro maior e mais tecnológico do que temos atualmente no Brasil.

Vale ressaltar, claro, que a geração presente do SUV recebeu um tapa no visual no fim do ano passado para esses outros mercados, e deve ser esse o produto que receberemos no Brasil. Afinal, é a última atualização do modelo.

Seu preço atual é de R$ 179.990, de acordo com o publicador da Hyundai Caoa Brasil. O novo Tucson certamente será mais caro que isso e ficará posicionado acima da faixa dos R$ 200 mil para brigar com GWM Haval H6 e BYD Song Plus.

O motor deve ser o mesmo 1.6 turbo de injeção direta de combustível, que é abastecido com gasolina, e que rende entre 150 cv e 180 cv de potência, dependendo do local em que é vendido. Aqui no Brasil, deve manter a calibração do Tucson atual, com 177 cv e 27,7 kgfm.

O retorno do Tucson ao Brasil deve ser no mesmo estilo em que chegou por aqui, sendo montado por CKD em Goiás. A ideia é que o produto seja oferecido ainda neste ano, mas resta saber se a Hyundai conseguirá tal feito. No início de março, a fabricante anunciará um novo plano para o Brasil.

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