Segredo: Citroën C3 SUV terá 5 ou 7 lugares. Veja quando produção começa

Ainda sem nome definido, o SUV da Citroën está dando o que falar e chegará no segundo semestre do ano que vem para brigar com o Chevrolet Spin
Renan Bandeira
Por
23.12.2022 às 09:00
Ainda sem nome definido, o SUV da Citroën está dando o que falar e chegará no segundo semestre do ano que vem para brigar com o Chevrolet Spin

A Citroën assumiu um novo posicionamento no mercado quando entrou para o conglomerado da Stellantis. Diferente do que sempre propôs, a marca francesa agora oferecerá veículos básicos e de entrada no Brasil.

Seu primeiro produto foi a terceira geração do C3, apresentada em meados deste ano, que é um hatch altinho com “atitude SUV”, como define a fabricante. 

Em 2024 chegará um sedan compacto-médio, que responde pelo código CC22, em junho, seguindo o cronograma inicial da montadora. Este ainda está em desenvolvimento na fase de mula, mas deve ganhar seu primeiro protótipo com peças definitivas em junho de 2023.

Um mês depois, a fábrica de Porto Real (RJ) começará a produzir em série um novo SUV, que até o momento é conhecido por CC24, e que pode se chamar C3 Aircross ou Grand C3. Ele terá versões de cinco ou sete lugares.

Anuncie seu carro na Mobiauto

A Mobiauto já antecipou em junho do ano passado que o novo produto chegará não para brigar exatamente com Nissan Kicks, VW T-Cross e companhia, mas sim bater de frente com a Chevrolet Spin no segmento de carros de sete lugares mais baratos do Brasil.

A minivan da GM segue sem concorrentes no mercado, mas isso tem dias contados. Segundo fontes próximas à marca, a Stellantis trabalha opções de cinco e sete lugares do novo SUV, exatamente as configurações disponibilizadas pela Spin. 

Internamente, o grupo usa os códigos de projeto “CC24” para a configuração mais simples e “CC24 7S” para a variante de sete lugares do modelo. Ambas possuem a mesma carroceria, com elementos herdados do novo C3 (falaremos sobre eles mais abaixo), porém com dimensões espichadas.

O SOP, sigla em inglês que identifica o início de produção, está previsto para julho de 2023, indicando que as duas opções estarão prontas para o lançamento já no terceiro trimestre do ano que vem.

Leia também: Citroën Grand C3 terá 7 lugares para ser o pesadelo da Chevrolet Spin

O que podemos esperar do novo SUV?

Ainda sem nome definido, o SUV da Citroën está dando o que falar e chegará no segundo semestre do ano que vem para brigar com o Chevrolet Spin

A movimentação da Stellantis é muito clara: abrir mais ainda o caminho para o Fiat Pulse dominar o segmento de entrada dos SUVs compactos. Além disso, aproveitar a sinergia das marcas do grupo para propor uma concorrência forte contra a Chevrolet Spin.

A ideia será basicamente a mesma apresentada no novo C3. Um projeto simples, focado no custo-benefício, só que, desta vez, destinado à família e com um pouco mais de sofisticação, seja para levar sete ocupantes ou ter um porta-malas mais vantajoso, no caso da configuração de cinco assentos. 

Assim como o irmão hatch, o CC24 será construído sobre uma variante simplificada da plataforma CMP do Peugeot 208. Do C3, o projeto deve herdar elementos como pára-brisa, colunas A e B, portas laterais dianteiras, caixas de roda, capô e parte do teto.

Porém, terá como o entre-eixos esticado para mais de 2,60 m, o que significa o uso de portas laterais traseiras exclusivas, assim como um balanço traseiro totalmente revisado, para-lamas alargados, bitolas maiores e suspensões reforçadas nos dois eixos.

Por dentro, o SUV deve receber bancos dianteiros, volante, painel, console central e central multimídia do irmão menor, porém com soluções um pouco mais sofisticadas de acabamento, além de um quadro de instrumentos mais completo (incluindo conta-giros) e chave canivete. 

O motor deve ser o 1.6 EC5 aspirado flex que, atualmente, rende 113 cv de potência e 15,4 kgfm de torque com gasolina, sendo 120 cv e 15,7 kgfm com etanol. A usina pode ser gerenciada por um câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis, como vemos Peugeot 208, e o SUV deve contar com as duas opções.

Seu nome ainda é uma incógnita. Já foram aventadas opções como novo C3 Aircross e Grand C3. O que podemos afirmar é que a sigla C3 estará presente, visto que o modelo faz parte do projeto C-Cubed (ou C³).

Projeções: Kleber Silva/@kdesignag

Você também pode se interessar por:

Flagra: Citroën dá mole e abre ao mundo novo “Grand C3” de 7 lugares
Avaliação: Citroën C3 1.0 é a releitura do Fiat Uno com alma francesa
Avaliação: Citroën C3 1.6 é o resgate do carro popular “raiz”
Avaliação: novo Citroën C3, como anda a versão que mais vai vender

Comentários