Renault Zoe, 1º carro elétrico vendido a varejo no Brasil, sai de linha

Fabricante francesa aproveita lançamento do Megane E-Tech para tirar hatch compacto elétrico de cena discretamente de nosso mercado, após anos de vendas fracas
LF
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18.09.2023 às 14:50
Fabricante francesa aproveita lançamento do Megane E-Tech para tirar hatch compacto elétrico de cena discretamente de nosso mercado, após anos de vendas fracas

A Renault aproveitou a chegada do Megane E-Tech ao Brasil – o lançamento do crossover está previsto para a manhã da próxima quinta-feira (21) – para tirar de linha, de maneira discreta, seu primeiro elétrico de passeio lançado em nosso mercado: o Zoe, que não consta mais no catálogo da marca em seu site oficial.

O hatch foi apresentado ao consumidor nacional no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, em novembro daquele ano, e lançado como o primeiro automóvel elétrico vendido para o consumidor do varejo em nosso mercado. Antes, já havia a experiência de frotas de elétricos oferecidas para empresas.

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No mesmo Salão, a GM apresentou a primeira versão do Bolt e a Nissan, a primeira do Leaf no Brasil. Entretanto, estes dois só começaram a ser comercializados de fato em 2019. O Zoe já estava disponível para venda nas concessionárias Renault no final do ano anterior. Por isso, pode ser considerado de fato o pioneiro em nosso País.

Em seu lançamento, no final de 2018, o Renault Zoe custava R$ 150.000 e trazia um motor elétrico dianteiro com apenas 92 cv de potência e 22,9 kgfm de torque. Já o banco de baterias tinha 41 kWh de capacidade e permitia um alcance de até 300 km em ciclo WLTP

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Projeto originário de 2012, o Zoe foi atualizado na Europa e essa reestilização chegou ao Brasil em maio de 2021, como ano-modelo 2022. O preço subiu para R$ 220.000 e, em compensação, a potência e o torque também crescera, respectivamente para 135 cv e 25 kgfm.

Já as baterias subiram para 50 kWh líquidos de capacidade, fazendo com que a autonomia também crescesse, para 385 km no método europeu WLTP. Nada disso foi suficiente para fazer as vendas decolarem. Em 2022, por exemplo, o Zoe emplacou pouco mais de 200 unidades, ficando fora até do top-10 de elétricos mais vendidos no Brasil.

Em 2021 e 23, ele também não constou entre os dez elétricos mais comercializados no Brasil. Agora, a Renault aposta mais fortemente nas vendas do Kwid E-Tech, elétrico derivado do nosso conhecido subcompacto, e do próprio Megane E-Tech.

E, entre 2024 e 25, lançará outros três veículos elétricos da linha E-Tech, conforme antecipado pela Mobiauto em julho deste ano. Um deles deve ser um sucessor mais direto do Zoe, o hatch esportivo Renault 5, enquanto os outros dois podem ser os SUVs Renault 4 e Scenic E-Tech, este já apresentado em sua versão de produção.

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