Renault prepara elétrico com preço de Kwid E-Tech contra Dolphin Mini
A Renault já tem um plano para competir com os veículos elétrico chineses compactos. Para isso, a marca francesa vai usar sua montadora subsidiária Dacia e produzir um novo modelo elétrico, com preço semelhante ao do Dacia Spring, que aqui será o substituto do nosso Renault Kwid E-tech.
Em entrevista à Autocar, o CEO do grupo Renault, Luca de Meo, revelou os planos da marca.
"Estamos nos preparando para dar um passo além em termos de acessibilidade de elétricos", disse de Meo, que diz ter como meta um preço abaixo dos 18.000 euros para compacto, cerca de R$ 107.396 em uma conversão direta.
Você pode se interessar também por:
- Carros elétricos representaram 40% das importações de veículos em 2024
- Flagra: Novo Renault Kwid elétrico já roda em testes e terá detalhe de Duster
- Novo Renault Kwid mantém truque nas rodas e herança de 40 anos
- BYD Dolphin Mini ganha suspensão de Corolla para acabar com efeito gelatina
Só a nível de comparação, o Dacia Spring é vendido na versão mais básica por 16.900 euros, R$ 100.883. No entanto, o Spring (futuro Kwid E-Tech) é fruto de uma parceria com a Dongfeng e importado da China para o mercado europeu, o qual passou por uma reestilização recente.
Para o novo modelo, a Renautl não vai usar a mesma plataforma CMF-A do Spring, mas sim a do Renault Twingo elétrico, a AmpR Small. Além disso, o elétrico será produzido na Europa, evitando as tarifas de importação. Isso pode ser crucial para ter um preço ainda mais competitivo que o Spring.
O Twingo E-Tech tem uma previsão de chegada para 2026. Para o novo modelo, a expectativa também é otimista, já que Luca de Meo acrescentou que o elétrico ficará pronto para produção em 16 meses. Isso indica que o elétrico de baixo custo ficará pronto ano que vem.
Para o Brasil, a situação muda de figura. O atual Dacia Spring elétrico já foi flagrado pelas ruas brasileiras, mas com camuflagem na região do logo, o que indica a troca somente da marca romena para o logo da Renault e atualização do Renault Kwid E-Tech.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.