Renault perde incentivo e Kwid já fica R$ 10.000 mais caro
A Renault perdeu, na última quinta-feira (22), o incentivo do Governo Federal para carros fabricados no Brasil com preços até R$ 120.000. Com isso, automaticamente o Kwid voltou ao preço antigo de R$ 68.990 – acréscimo de R$ 10 mil em relação a etiqueta com benefício.
Vale lembrar que incentivo foi anunciado no fim de maio, mas que a medida começou a valer efetivamente a partir de 5 de junho. Ela aqueceu o mercado, mas parece que os dias de glória estão acabando para pessoas físicas.
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Em contato com a rede de concessionárias, a Mobiauto apurou que os recursos liberados pelo governo para a marca se esgotaram.
Vendedores explicaram que há ainda unidades à venda com o preço mais baixo disponíveis no estoque da concessionária. Realmente é possível encontrar unidades do Kwid Zen por R$ 58.990, versão de entrada do subcompacto.
Apenas uma das lojas consultadas tinham o Kwid Intense e Kwid Outsider em estoque com o desconto, saindo assim por R$ 66.090 e R$ 69.490, respectivamente.
No entanto, não há como fazer um pedido específico com escolha de cores ou opcionais, por exemplo. O mais curioso é que a maioria das lojas consultadas contavam somente com a versão mais barata do hatch no pátio, e na cor branca – tom que normalmente é escolha de grandes frotas em compras via CNPJ.
“Por exemplo, se algum cliente está com um carro preto encomendado na fábrica, mas que não foi faturado, temos que ligar para o cliente escolher outro do estoque [de outra cor] para ele conseguir levar o carro com desconto”, disse um dos vendedores.
Isso significa que as pessoas que encomendaram qualquer carro da Renault com incentivo do Governo, mas ainda não tiveram a nota fiscal do veículo emitida, terão que pagar o valor de tabela do carro sem o desconto.
Por isso que alguns vendedores vão oferecer modelos em estoque de qualquer cor para o cliente conseguir fechar negócio no preço mais barato almejado.
A boa notícia é que as unidades de Kwid, Duster e qualquer outro modelo da marca, faturadas pela concessionária e, que estão a caminho das lojas, mantêm a tabela do incentivo do Governo.
84% dos créditos para descontos já foram usados
Desde o anúncio do Governo Federal foi estipulado o teto de R$ 500 milhões em créditos tributários para que as montadoras no Brasil reduzissem o preço dos carros. Como adiantamos no início desta matéria, a medida entrou em vigor em 5 de junho para pessoas físicas.
Já as chamadas vendas diretas, aquelas para quem tem CNPJ, mas que em grande volume são representadas por frotistas e grandes empresas locadoras, tiveram início no último dia 20 deste mês.
Até a publicação desta matéria, o Governo Federal concedeu R$ 420 milhões em créditos tributários para as montadoras ofertarem veículos com desconto que, em regra, tinham bônus oferecidos pelas próprias fabricantes também. A Renault sozinha obteve R$ 50 milhões em incentivos, valor abaixo por exemplo de Fiat e Jeep, que juntas somaram R$ 190 milhões.
A reportagem da Mobiauto entrou em contato com a Renault para obter um posicionamento oficial, mas a marca não respondeu até a publicação da reportagem. Publicaremos a resposta assim que for enviada.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.
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