Renault Duster 2026: o que saber antes de comprar

Duster viu sua lista de rivais crescer e precisou se mexer para continuar competitivo
Vinicius Moreira
Por
17.04.2025 às 14:11 • Atualizado em 29.04.2025
Compartilhe:
Duster viu sua lista de rivais crescer e precisou se mexer para continuar competitivo

Olhar para o Renault Duster 2026 e ver o que mudou no SUV não é uma das tarefas mais simples. Agora, são quatro versões e apenas a de topo, Iconic Plus TCe, traz o motor 1.3 turbo. O trem de força também passou por uma recalibração para atender as novas normas de emissões da oitava fase do Proconve.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Mas, para quem procura um SUV compacto são diversas opções, afinal é o segmento mais concorrido atualmente do Brasil. É nesse meio que o Renault Duster está inserido. O modelo francês viu os rivais ganharem um banho de loja, ganhou um irmão menor de projeto mais atual (Kardian) e aguarda a chegada de três rivais de peso: Novo Nissan Kicks, Honda WR-V e Toyota Yaris Cross.

Você também pode se interessar:

O que a versão mais completa do Duster oferece contra tudo isso? É o que vamos mostrar na Mobiauto em um teste com o SUV compacto.

Renault Duster Iconic Plus 2026 – Características

  • Motor: 1.3 turboflex de quatrocilindros com injeção direta, até 163 cv de potência e 27,5 kgfm de torque.
  • Câmbio: automático do tipo CVT com oito marchas simuladas.
  • Dimensões: comprimento, 4.376 mm; entre-eixos, 2.673 mm; largura, 1.832 mm; altura, 1.693 mm; 475 litros (VDA) porta-malas; tanque de combustível, 46 litros; peso em ordem de marcha: 1.353 kg
  • Revisões até 60.000 km: R$ 5.511

Renault Duster Iconic Plus 2026 – Pontos positivos

SUV Raiz

Com a “suvização” da preferência brasileira por carro, o uso do termo não ficou mais restrito a modelos com boa distância do solo, tração 4x4, aparatos nas saias laterais e caixas de roda, racks de teto ou estepe tampa do porta-malas.

Olhe entre as opções de SUVs compactos disponíveis, encontre uma com 237 mm de vão livre do solo, ângulo de ataque de 30° e ângulo de saída 34,5°, sem falar na posição mais elevada de fato ao guiar.

Pois então, acabamos de descrever o Renault Duster. Após a saída da tração 4x4, o SUV da Renault ainda tem sim predicados de um SUV raiz.

Motor robusto

O Proconve forçou a Renault a recalibrar o 1.3 turbo, que antes oferecia 170 cavalos. Agora, o propulsor chega com 163 cv disponíveis. O que mudou? Dinamicamente, nada. A mudança foi basicamente um remapeamento com foco em emissões de poluentes, mas o Duster 1.3 continua oferecendo saídas e retomadas interessantes com a ajuda da turbina.

Mas caso você seja um aficionado por ficha técnica, o Duster ainda continua com mais potência que a maioria dos concorrentes, exceto o Jeep Renegade com seu 1.3 turbo de 176 cv e o Honda HR-V com seu 1.5 turbo de 177 cv.

Espaço interno

Chegou a hora de viajar e acomodar a bagagem, são quatro passageiros e malas. Espaço para bagagem e para os ocupantes é o que se espera de um SUV. E isso o Duster entrega com 2,67 de entre-eixos, ainda que não tão bem aproveitados. No porta-malas são 475 litros disponíveis e com um tampão para não atrapalhar a visão traseira do motorista.

Renault Duster Iconic Plus 2026 – Pontos negativos

Projeto com idade avançada

Câmeras frontal, lateral e traseira, itens esperados no segmento como assistente de partida em rampa. De diferente mesmo, o alerta de ponto cego para as versões Iconic Plus. Assim, o pacote de itens de série segue o visual que muda ano a ano em doses quase imperceptíveis.

A prova é que na festa de novo posicionamento da Renault no Brasil, o Duster parece ter ficado de fora, mesmo com anos de casa. É só ver o novo logo minimalista da marca presente no Kardian e Megane E-Tech, enquanto o Duster 2026 ainda leva o losango prateado em pé.

Consumo

Não dá para encaixa os SUVs compactos como carros populares. Quase todos já passam da casa dos R$ 100.000 nas versões de entrada. Mesmo assim, nesse segmento o consumo é algo importante para o motorista.

O fato de o Duster ser flex também não ajuda muito, afinal o SUV é “gastão” com ambos os combustíveis. Antes da atualização no motor 1.3 turbo, o Duster  tinha o consumo declarado no Inmetro de 7,7 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada com etanol e 10,8 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada com gasolina.

Agora, o Duster faz 7,5 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol e 10,9 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada com gasolina. Melhorou o consumo na estrada e piorou na cidade.

Como quase sempre o trajeto urbano é maior que o rodoviário, o Duster vai passar pela bomba do posto com frequência, mesmo no modo ECO. Em nossos testes, rodando com etanol, o SUV rodou 279,2 km com um consumo de 7,2 km/l.

Renault Duster Iconic Plus 1.3 TCe  2026 – Opinião do especialista

O Duster passou a ter faróis de LED em todas as versões e a grade agora em preto brilhante também está presente. As novas rodas de 17 polegadas em preto brilhante e tímidos ganhos de acabamento chegam para o Duster Iconic Plus 2026.

Pouco para o Duster, é bem verdade, que vê sua versão europeia Dacia Duster ganhar versão híbrida, inclusive com tração integral que o Duster brasileiro já teve. Ainda que o preço seja um atrativo, o consumidor busca mais por uma versão de topo do que a versão Iconic Plus 1.3 TCe oferece atualmente.

Não por acaso, o VW T-Cross, SUV mais vendido do Brasil em 2024, tem na sua versão mais completa a Highline a campeã de vendas. Então, o problema não que o Duster oferece pouco, a questão é ver que a concorrência já oferece mais.

Renault Duster Iconic Plus 2026 – Ficha técnica

  • Motor: 1.3, dianteiro, transversal, turbo, flex, 4 cilindros em linha, 16V, injeção direta de combustível
  • Taxa de compressão: 10,5:1
  • Potência: 156/163 cv (G/E) a 5.500 rpm
  • Torque: 25,5/27,5 kgfm (G/E) a 1.600 rpm
  • Peso/potência: 8,30 kg/cv
  • Peso/torque: 49,2 /kgfm
  • Câmbio: automático do tipo CVT de oito marchas
  • Tração: dianteira
  • 0 a 100 km/h: 9,5 segundos (G/E)
  • Velocidade máxima: 180 km/h
  • Consumo Inmetro: 10,9 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada (gasolina)/ 7,5 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada (etanol)
  • Dimensões e capacidades: comprimento, 4.376 mm; entre-eixos, 2.673 mm; largura, 1.832 mm; altura, 1.693 mm; 475 litros (VDA) porta-malas; tanque de combustível, 46 litros; peso em ordem de marcha: 1.353 kg
  • Dados técnicos: direção elétrica, suspensões McPherson (dianteira) e eixo rígido (traseira) com barra estabilizadora, freios a disco (dianteira) e tambor (traseira), 10,7 m diâmetro de giro, Cx não divulgado, 237 mm vão livre do solo, ângulo de ataque 30°, ângulo de saída 34,5°, pneus 205/60 R17

Renault Duster Iconic Plus 1.3 TCe 2026 – Itens de série

  • Barras de teto e retrovisores externos elétricos em preto
  • direção elétrica
  • ar-condicionado digital e automático
  • farol em LED
  • lanternas em LED
  • seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina)
  • ABS com AFU, ESP, HSA
  • cinto de segurança a de três pontos em todas as posições
  • dois ISOFIX no banco traseiro
  • vidros elétricos com função um toque
  • indicador de temperatura externa
  • luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas
  • espelhos nos dois para-sóis
  • volante com revestimento Premium
  • Start&Stop
  • trava elétrica com fechamento automático (CAR)
  • banco do motorista com regulagem de altura
  • luz de cortesia traseira, banco traseiro rebatível bipartido
  • alarme perimétrico
  • tomada 12V traseira
  • rodas de liga-nível de 16 polegadas
  • farol de de neblina, multimídia Display Link de 8 polegadas com espelhamento sem fio,
  • sensor de estacionamento traseiro com câmera
  • controlador e limitador de velocidade e chave canivete.
  • chave cartão hands-free (presencial),
  • rodas de liga leve 17” modelo Tergan
  • com verniz fumê, alargadores de roda
  • novo interior e bancos com revestimento premium
  • novas barras de teto e esquis frontal e traseiro na cor Cinza Megalith
  • retrovisores externos em preto brilhante
  • com acabamento em laranja
  • emblemas “Iconic”, na grade frontal, e “Duster”, nas barras de teto, na cor laranja
  • sistema Multiview com quatro câmeras
  • alerta de ponto cego
  • sensor de luminosidade
  • sensor de chuva
  • carregador por indução
  • teto biton
  • antena do tipo shark
  • acessórios com função “Follow Me Home”.  
  • todos os itens da versão anterior +
  • rodas Tergan de 17” com acabamento em preto brilhante
  • motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex e câmbio automático CVT XTRONIC® de oito marchas.

Opcional

  • Pack Outsider (R$ 1.800)

Renault Duster 2026 – Preços e versões       

  • Renault Duster Itense Plus 1.6 MT – R$ 132.990
  • Renault Duster Itense Plus 1.6 CVT – R$ 142.090
  • Renault Duster Iconic Plus 1.6 CVT – R$ 151.690
  • Renault Duster Iconic Plus 1.3 TCe – R$ 165.890

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto