Renault Duster 2026: o que saber antes de comprar
Olhar para o Renault Duster 2026 e ver o que mudou no SUV não é uma das tarefas mais simples. Agora, são quatro versões e apenas a de topo, Iconic Plus TCe, traz o motor 1.3 turbo. O trem de força também passou por uma recalibração para atender as novas normas de emissões da oitava fase do Proconve.
Mas, para quem procura um SUV compacto são diversas opções, afinal é o segmento mais concorrido atualmente do Brasil. É nesse meio que o Renault Duster está inserido. O modelo francês viu os rivais ganharem um banho de loja, ganhou um irmão menor de projeto mais atual (Kardian) e aguarda a chegada de três rivais de peso: Novo Nissan Kicks, Honda WR-V e Toyota Yaris Cross.
Você também pode se interessar:
- Renault Duster chega à linha 2026: veja preços e versões
- Renault Duster: com Boreal em testes, como ficará a vida do SUV no Brasil?
- Por que os Renault Duster e Oroch 4x4 fabricados no Brasil são vendidos apenas na Argentina?
- Renault Duster 1.3 turbo fica mais fraco no Brasil para não morrer como Oroch
O que a versão mais completa do Duster oferece contra tudo isso? É o que vamos mostrar na Mobiauto em um teste com o SUV compacto.
Renault Duster Iconic Plus 2026 – Características
- Motor: 1.3 turboflex de quatrocilindros com injeção direta, até 163 cv de potência e 27,5 kgfm de torque.
- Câmbio: automático do tipo CVT com oito marchas simuladas.
- Dimensões: comprimento, 4.376 mm; entre-eixos, 2.673 mm; largura, 1.832 mm; altura, 1.693 mm; 475 litros (VDA) porta-malas; tanque de combustível, 46 litros; peso em ordem de marcha: 1.353 kg
- Revisões até 60.000 km: R$ 5.511
Renault Duster Iconic Plus 2026 – Pontos positivos
SUV Raiz
Com a “suvização” da preferência brasileira por carro, o uso do termo não ficou mais restrito a modelos com boa distância do solo, tração 4x4, aparatos nas saias laterais e caixas de roda, racks de teto ou estepe tampa do porta-malas.
Olhe entre as opções de SUVs compactos disponíveis, encontre uma com 237 mm de vão livre do solo, ângulo de ataque de 30° e ângulo de saída 34,5°, sem falar na posição mais elevada de fato ao guiar.
Pois então, acabamos de descrever o Renault Duster. Após a saída da tração 4x4, o SUV da Renault ainda tem sim predicados de um SUV raiz.
Motor robusto
O Proconve forçou a Renault a recalibrar o 1.3 turbo, que antes oferecia 170 cavalos. Agora, o propulsor chega com 163 cv disponíveis. O que mudou? Dinamicamente, nada. A mudança foi basicamente um remapeamento com foco em emissões de poluentes, mas o Duster 1.3 continua oferecendo saídas e retomadas interessantes com a ajuda da turbina.
Mas caso você seja um aficionado por ficha técnica, o Duster ainda continua com mais potência que a maioria dos concorrentes, exceto o Jeep Renegade com seu 1.3 turbo de 176 cv e o Honda HR-V com seu 1.5 turbo de 177 cv.
Espaço interno
Chegou a hora de viajar e acomodar a bagagem, são quatro passageiros e malas. Espaço para bagagem e para os ocupantes é o que se espera de um SUV. E isso o Duster entrega com 2,67 de entre-eixos, ainda que não tão bem aproveitados. No porta-malas são 475 litros disponíveis e com um tampão para não atrapalhar a visão traseira do motorista.
Renault Duster Iconic Plus 2026 – Pontos negativos
Projeto com idade avançada
Câmeras frontal, lateral e traseira, itens esperados no segmento como assistente de partida em rampa. De diferente mesmo, o alerta de ponto cego para as versões Iconic Plus. Assim, o pacote de itens de série segue o visual que muda ano a ano em doses quase imperceptíveis.
A prova é que na festa de novo posicionamento da Renault no Brasil, o Duster parece ter ficado de fora, mesmo com anos de casa. É só ver o novo logo minimalista da marca presente no Kardian e Megane E-Tech, enquanto o Duster 2026 ainda leva o losango prateado em pé.
Consumo
Não dá para encaixa os SUVs compactos como carros populares. Quase todos já passam da casa dos R$ 100.000 nas versões de entrada. Mesmo assim, nesse segmento o consumo é algo importante para o motorista.
O fato de o Duster ser flex também não ajuda muito, afinal o SUV é “gastão” com ambos os combustíveis. Antes da atualização no motor 1.3 turbo, o Duster tinha o consumo declarado no Inmetro de 7,7 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada com etanol e 10,8 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada com gasolina.
Agora, o Duster faz 7,5 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol e 10,9 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada com gasolina. Melhorou o consumo na estrada e piorou na cidade.
Como quase sempre o trajeto urbano é maior que o rodoviário, o Duster vai passar pela bomba do posto com frequência, mesmo no modo ECO. Em nossos testes, rodando com etanol, o SUV rodou 279,2 km com um consumo de 7,2 km/l.
Renault Duster Iconic Plus 1.3 TCe 2026 – Opinião do especialista
O Duster passou a ter faróis de LED em todas as versões e a grade agora em preto brilhante também está presente. As novas rodas de 17 polegadas em preto brilhante e tímidos ganhos de acabamento chegam para o Duster Iconic Plus 2026.
Pouco para o Duster, é bem verdade, que vê sua versão europeia Dacia Duster ganhar versão híbrida, inclusive com tração integral que o Duster brasileiro já teve. Ainda que o preço seja um atrativo, o consumidor busca mais por uma versão de topo do que a versão Iconic Plus 1.3 TCe oferece atualmente.
Não por acaso, o VW T-Cross, SUV mais vendido do Brasil em 2024, tem na sua versão mais completa a Highline a campeã de vendas. Então, o problema não que o Duster oferece pouco, a questão é ver que a concorrência já oferece mais.
Renault Duster Iconic Plus 2026 – Ficha técnica
- Motor: 1.3, dianteiro, transversal, turbo, flex, 4 cilindros em linha, 16V, injeção direta de combustível
- Taxa de compressão: 10,5:1
- Potência: 156/163 cv (G/E) a 5.500 rpm
- Torque: 25,5/27,5 kgfm (G/E) a 1.600 rpm
- Peso/potência: 8,30 kg/cv
- Peso/torque: 49,2 /kgfm
- Câmbio: automático do tipo CVT de oito marchas
- Tração: dianteira
- 0 a 100 km/h: 9,5 segundos (G/E)
- Velocidade máxima: 180 km/h
- Consumo Inmetro: 10,9 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada (gasolina)/ 7,5 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada (etanol)
- Dimensões e capacidades: comprimento, 4.376 mm; entre-eixos, 2.673 mm; largura, 1.832 mm; altura, 1.693 mm; 475 litros (VDA) porta-malas; tanque de combustível, 46 litros; peso em ordem de marcha: 1.353 kg
- Dados técnicos: direção elétrica, suspensões McPherson (dianteira) e eixo rígido (traseira) com barra estabilizadora, freios a disco (dianteira) e tambor (traseira), 10,7 m diâmetro de giro, Cx não divulgado, 237 mm vão livre do solo, ângulo de ataque 30°, ângulo de saída 34,5°, pneus 205/60 R17
Renault Duster Iconic Plus 1.3 TCe 2026 – Itens de série
- Barras de teto e retrovisores externos elétricos em preto
- direção elétrica
- ar-condicionado digital e automático
- farol em LED
- lanternas em LED
- seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina)
- ABS com AFU, ESP, HSA
- cinto de segurança a de três pontos em todas as posições
- dois ISOFIX no banco traseiro
- vidros elétricos com função um toque
- indicador de temperatura externa
- luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas
- espelhos nos dois para-sóis
- volante com revestimento Premium
- Start&Stop
- trava elétrica com fechamento automático (CAR)
- banco do motorista com regulagem de altura
- luz de cortesia traseira, banco traseiro rebatível bipartido
- alarme perimétrico
- tomada 12V traseira
- rodas de liga-nível de 16 polegadas
- farol de de neblina, multimídia Display Link de 8 polegadas com espelhamento sem fio,
- sensor de estacionamento traseiro com câmera
- controlador e limitador de velocidade e chave canivete.
- chave cartão hands-free (presencial),
- rodas de liga leve 17” modelo Tergan
- com verniz fumê, alargadores de roda
- novo interior e bancos com revestimento premium
- novas barras de teto e esquis frontal e traseiro na cor Cinza Megalith
- retrovisores externos em preto brilhante
- com acabamento em laranja
- emblemas “Iconic”, na grade frontal, e “Duster”, nas barras de teto, na cor laranja
- sistema Multiview com quatro câmeras
- alerta de ponto cego
- sensor de luminosidade
- sensor de chuva
- carregador por indução
- teto biton
- antena do tipo shark
- acessórios com função “Follow Me Home”.
- todos os itens da versão anterior +
- rodas Tergan de 17” com acabamento em preto brilhante
- motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex e câmbio automático CVT XTRONIC® de oito marchas.
Opcional
- Pack Outsider (R$ 1.800)
Renault Duster 2026 – Preços e versões
- Renault Duster Itense Plus 1.6 MT – R$ 132.990
- Renault Duster Itense Plus 1.6 CVT – R$ 142.090
- Renault Duster Iconic Plus 1.6 CVT – R$ 151.690
- Renault Duster Iconic Plus 1.3 TCe – R$ 165.890
Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.