Renault Captur já saiu de linha. Pelo menos na Argentina
O Renault Captur saiu de linha oficialmente na Argentina, e o futuro do SUV no Brasil deve ser o mesmo. Em agosto de 2022, já com as vendas em baixa, ele corria sério risco de sair de linha, como a Mobiauto alertou com exclusividade. Um dos grandes motivos naquele momento era a guerra entre Ucrânia e Rússia, já que o modelo nacional compartilha projeto e diversos componentes com os russos.
Dois meses depois, o SUV ganhou uma injeção de ânimo. Afinal, de acordo com os colegas da Quatro Rodas, a Renault negociou um lote de importação com 30 componentes do extinto Kaptur russo para a garantir a produção do modelo até o fim deste ano.
Você pode se interessar por:
Renault Duster: os principais problemas, segundo os donos
Exclusivo: Renault lançará nova família com 2 SUVs e 1 picape no Brasil
Renault Oroch de nova geração terá irmã gêmea da Nissan
Renault Captur terá sobrevida de mais um ano no Brasil
Mas o Captur não deverá chegar tão longe, e a estratégia da Renault em tirá-lo de linha na Argentina é o primeiro fator que indica esse desfecho. A Mobiauto procurou a montadora, que informou que para o Brasil o “o Captur segue em produção. A falta de peças continua afetando a produção de alguns modelos, seguimos buscando soluções”.
No entanto, o baixo volume de vendas e a supremacia do irmão Duster nos emplacamentos apontam que o SUV está com os dias contados. Em fevereiro, apenas 27 unidades do Captur foram vendidas, que não conseguiu superar as 31 comercializadas em janeiro, enquanto o Duster emplacou mais de 3.600 carros.
Planos futuros
A Renault prepara para este ano o lançamento de dois modelos importantes, que virão importados e passarão a ocupar a função de aumentar o valor agregado dos modelos da marca. O primeiro é o já confirmado Mégane E-Tech, um crossover elétrico que será lançado no segundo trimestre do próximo ano.
O segundo é o SUV cupê híbrido Arkana E-Tech, revelado pela Mobiauto em primeira mão em janeiro deste ano e que, agora, começou a ser aventado por outros veículos da imprensa especializada – tendo, inclusive, sido recentemente flagrado pelo Autos Segredos em testes de homologação na região de Curitiba (PR). Este último deve chegar no final de 2023.
A Renault também terá outro produto nacional para oferecer, o projeto HJF – que, inclusive, teve visual revelado e a Mobiauto contou tudo neste outro artigo. Quando todos eles chegarem e as concessionárias tiverem novos “carros-chefe” para exibir nos showrooms, aí sim o Captur brasileiro poderá descansar em paz.
Leia também: Renault Sandero: relembre história do hatch que sai de linha no Brasil
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.