Renault 5 E-Tech é o hatch que gostaríamos no Brasil no lugar do Kwid

Hatch tem opção de motor de 150 cv e rodar até 400 km
Diego Dias
Por
27.02.2024 às 08:25
Hatch tem opção de motor de 150 cv e rodar até 400 km

Revelado mundialmente como carro conceito em 2021, o novo Renault 5 E-Tech finalmente dá as caras como modelo de produção no Salão de Genebra. A novidade estreia com visual bastante retrô e inspirado no Renault 5 original de 1972. O mais interessante ainda é que hatch elétrico será comercializado na Europa com preço competitivo.

Baseado na plataforma AmpR Small, antes chamada de CMF-BEV, o novo Renault 5 E-Tech tem 3,92 metros de comprimento, o que o encaixa como um hatch elétrico de entrada e que certamente teria muito apelo no Brasil, podendo ser uma alternativa bem mais interessante do que o atual Kwid E-Tech. Seu porta-malas tem boas dimensões para seu porte, contando assim com 326 litros de capacidade.

Você também pode se interessar por:

O visual do Renault 5 E-Tech

Visualmente, o novo Renault 5 E-Tech manteve as linhas quadradas do conceito mostrado três anos atrás, trazendo faróis retangulares com elementos quadrados que são repetidos em maiores dimensões nas luzes auxiliares nos para-choques.

O novo logo da Renault aparece também junto de um filete que interliga o conjunto óptico, enquanto o capô tem estilo também quadrado e com um ressalto do lado direito, que traz um painel gráfico com a inscrição “5” que indica o nível carga da bateria quando o carro está sendo recarregado. Interessante que a inscrição 5 aparece por completo somente quando a bateria chega em 100%.

Nas laterais chamam a atenção as caixas de rodas bem destacadas com linhas demarcadas e com molduras em preto brilhante, uma clara inspiração no R5 Turbo. Para deixar o desenho mais esportivo, o hatch tem as maçanetas das portas traseiras escondidas junto da junção do vidro. Na traseira, por sua vez, temos lanternas verticais nos cantos como o clássico Renault 5 original. A diferença é que temos uma régua escurecida ligando ambas as lanternas, que traz também o nome do carro.

Por dentro o estilo mais retrô continua, mas com modernidades esperadas. O mais marcante são as combinações de acabamento e cores extravagantes com materiais reciclados e de origem biológica, bem como a central multimídia com tela de 10,1 polegadas integrada ao painel de instrumentos, também digital.

O logotipo Renault 5 aparece aceso em amarelo no lado direito do painel, que soma um bom nível de acabamento suave ao toque, enquanto volante tem desenho mais próximo ao de um quadrado arredondado.

Motorização Renault 5 E-Tech

Com produção na França, o novo Renault 5 E-Tech contará com um motor elétrico de tração dianteira com três níveis de potência: 95 cv, 122 cv ou 150 cv, sendo basicamente o mesmo motor do Megane E-Tech comercializado no Brasil.

Na Europa a bateria pode ser de 40 kWh ou 52 kWh, sendo que a última tem uma autonomia declarada de até 400 km no padrão WLTP. O destaque é que a bateria aceita recarga rápida DC a 80 kW e 100 kW, respectivamente. A marca francesa promete boa dinâmica para o hatch elétrico, que recebeu uma calibração atenciosa no chassi e suspensão independente na traseira.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários