Ram Rampage terá motor Dodge de 270 cv e será a mais rápida do Brasil
Aos poucos, a Ram vai revelando seu “lançamento mais importante” para o mercado brasileiro. A marca de picapes está prestes a apresentar um modelo monobloco, como a Fiat Toro, mas promete mais espaço, capacidades e luxo.
Agora, no segundo episódio de uma minissérie sobre a picape, que ainda não tem nome definido, mas o mais cotado atualmente é Rampage, os executivos confirmaram um dos motores disponíveis para a picape.
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Trata-se do Hurricane 4. O nome pode soar estranho para o brasileiro, mas esse motor já existe lá fora. Essa é a versão de quatro cilindros de uma família de motores usados pela Dodge e que ainda possui opções V6 e V8.
No caso da Ram nacional, o motor é um 2.0 turbo utilizado no Dodge Hornet GT, além do Jeep Wrangler 2.0. No caso do SUV da Dodge, esse motor rende 269 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. O câmbio é automático de nove marchas e leva o SUV aos 100 km/h em apenas 6,5 segundos. No Wrangler são 272 cv e a mesma quantidade de torque.
É com este conjunto que a Ram afirma estar produzindo a picape “mais rápida do Brasil”. O lançamento da picape está marcado para o segundo semestre.
O que já sabemos da nova picape Ram?
Os últimos flagras confirmam que, apesar de ter a base da Fiat Toro, incluindo o aproveitamento da suspensão traseira multilink (ante o conjunto McPherson dos Jeep Renegade, Compass e Commander), a nova Ram Rampage terá uma carroceria quase toda distinta.
Para isso, aproveitará colunas, para-brisa e portas laterais dianteiras do Jeep Commander, que também cederá à inédita picape os discos sólidos para os freios traseiros. As portas laterais traseiras, aparentemente, são exclusivas, assim como o balanço dianteiro mais bicudo que o da Toro e a caçamba, bem maior que a da irmã.
Desse modo, a Rampage 2024 deve alcançar dimensões mais próximas às de uma Toyota Hilux: perto de 3,10 metros de entre-eixos, mais de 5,10 metros de comprimento e aproximadamente 1,85 m de altura e largura.
O motor diesel
Além do 2.0 a gasolina, a Ram Rampage terá um motor diesel. Espera-se que o bloco seja o também inédito 2.2 MultiJet com cerca de 200 cv e mais de 40 kgfm de torque. Ele substituirá, em médio prazo, o propulsor 2.0 MultiJet de 170 cv e geração mais antiga, que atualmente está presente em Toro, Compass e Commander.
Itens de série da Ram Rampage
Em termos de tecnologia e segurança, a nova Ram Rampage será o produto mais avançado já feito pela Stellantis no país, com pacote mais completo de segurança ativa e conectividade, além de acabamento mais sofisticado até que o do Jeep Commander.
Assim, podemos esperar por um pacote com: faróis de LED inteligentes e lanternas também de LED; ACC (controle de cruzeiro adaptativo); frenagem autônoma emergencial; assistente de permanência em faixa; controle de velocidade em descida; head-up display; quadro de instrumentos 100% digital; central multimídia de 12 polegadas; acabamento com muito couro e suede; entre outros equipamentos de tecnologia e conforto.
Preço da Ram Rampage
Com produção em Goiana (PE) e vendida apenas com cabine dupla, a Ram Rampage chegará para brigar com a Ford Maverick e versões de Hilux e Chevrolet S10, na faixa entre R$ 250.000 e R$ 350.000. A produção em série começa ainda este ano e o lançamento deve ocorrer ao longo do segundo semestre.
Imagem de abre: projeção - Kleber Silva /@kdesignag
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.