Ram quer melhorar aerodinâmica de picapes e pode usar item bizarro
A Stellantis quer solucionar um problema inerente às picapes: o consumo de combustível. Mas não é diminuindo o tamanho dos motores. Por meio da Ram, o grupo registrou a chamada “Angled Bed Cap" - em tradução livre quer dizer “tampa de caçamba inclinada" no United States Patent and Trademark Office (USPTO), o INPI norte-americano. A peça visa diminuir o grande arrasto aerodinâmico, especialmente, em altas velocidades que é gerado pelo vão da caçamba das caminhonetes - o que, consequentemente, leva a um aumento das médias de consumo.
A tecnologia usa painéis integrados nas laterais da caçamba que podem ser levantados/retraídos de forma manual ou com atuadores eletrônicos. Quando estendidos, eles sustentam uma cobertura retrátil que se inclina, suavizando o fluxo de ar sobre a caçamba para reduzir o turbilhonamento do ar e melhorar a economia de combustível.
Você também pode se interessar por:
- 7 picapes que serão lançadas no Brasil em 2026
- Stellantis confirma 4 híbridos novos para fábrica de Jeep, Ram e Fiat
- Ram Dakota: o que a marca fez para diferenciar a sua picape da "irmã" Fiat Titano
- Ram 3500 com rodado duplo chega ao Brasil e pode rebocar frota de até 20 Kwid
Retraídos, os painéis ficam ocultos dentro da estrutura da caçamba, não interferindo na capacidade de carga ou até mesmo no manuseio do dia a dia. O projeto também preserva a usabilidade da caçamba e o funcionamento em conjunto com outros opcionais disponíveis, como RamBox, da Ram 1500 – os compartimentos laterais que funcionam como uma espécie de porta-malas extra em ambos os lados da picape que podem carregar até 136 kg nos modelos de maior porte.
USPTO
A medida visa atender as caminhonetes do grupo vendidas pelas marcas Ram e Jeep, porém não há nenhuma confirmação que esta nova patente chegará as linhas de produção e às picapes da Stellantis. O registro da nova solução visa proteger a propriedade, desenho e nome da peça contra o plágio e a reprodução por terceiros.
Solução do passado?
Não é a primeira vez que alguma empresa cria algo do tipo. Em 2019, a oficina Michigan Vehicle Solutions, nos Estados Unidos, vendeu o Aero X: uma tampa de caçamba feita em fibra de vibro que pesava 117 kg nos mesmos moldes da nova patente da Stellantis. Custava US$ 4 mil, vinha com fechadura e sistema de som, mas só encaixava em caminhonetes F-150 do ano/modelo 2015. Vale lembrar que a F-Series foi o veículo mais vendido dos Estados Unidos por mais de 40 anos. O Aero X foi inspirado na peça de mesmo nome criada para o Ford Mustang Mach 1.
Crédito de imagem: Autoblog
Por Raphael Panaro
