Primeiro SUV da Ferrari tinha doses de Jeep e foi renegado por Enzo

Milionário americano levou ideia de um veículo 4x4 para o fundador da marca italiana, mas foi rejeitado e construiu SUV com as próprias mãos
Renan Bandeira
Por
28.06.2021 às 17:57
Milionário americano levou ideia de um veículo 4x4 para o fundador da marca italiana, mas foi rejeitado e construiu SUV com as próprias mãos

A Ferrari também vai entrar na onda dos SUVs e já testa o Purosangue na Europa, ainda que sob forte camuflagem. A ideia da marca italiana em partir para um novo segmento não agradou os mais puristas, mas não será a primeira vez que haverá um Ferrari altinho rodando por aí.

Na década de 1970, o milionário americano Bill Harrah, que foi um famoso colecionador de carros e dono de cassinos nos Estados Unidos, teve a ideia de construir um SUV da Ferrari. Mais tarde, ficou conhecido como Jerrari - leia até o final para entender.

Milionário americano levou ideia de um veículo 4x4 para o fundador da marca italiana, mas foi rejeitado e construiu SUV com as próprias mãos

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

Na verdade, o tal projeto começou de forma ocasional, quando o mecânico de Harrah bateu o esportivo 365 GT 1969 de quatro lugares durante uma tempestade de neve na cidade de Reno, em Nevada (EUA).

Milionário americano levou ideia de um veículo 4x4 para o fundador da marca italiana, mas foi rejeitado e construiu SUV com as próprias mãos

Assustado com o acidente, o milionário começou a pensar em soluções para o veículo enfrentar o gelo sem escorregar na pista, até que chegou a conclusão de que um carro 4x4 não lhe traria mais apuros. 

Leia também: Dez carros que são cringe e você nem imaginava

Confiante, Harrah levou a ideia até Enzo Ferrari, dono da fabricante, que já tinha o histórico de não aceitar críticas e nem sugestões sobre seus produtos. O resultado não foi nada positivo: a proposta de um Ferrari 4x4 foi rejeitada.

Milionário americano levou ideia de um veículo 4x4 para o fundador da marca italiana, mas foi rejeitado e construiu SUV com as próprias mãos

Mas o empresário estava certo de que sua ideia era realmente inovadora e decidiu tocar o projeto sozinho. Seus mecânicos pegaram a Ferrari batida, cortaram-na ao meio, aproveitaram a dianteira e a uniram com a traseira de um Jeep Wagoneer 1969.

O motor V12 de 365 cv foi mantido na dianteira e passou a ser gerenciado pela caixa manual de três marchas do Jeep, que garantiu o sistema de tração 4x4 ao veículo.

Milionário americano levou ideia de um veículo 4x4 para o fundador da marca italiana, mas foi rejeitado e construiu SUV com as próprias mãos
 

Depois de receber o acabamento e a pintura verde metálica, característica das Ferrari da época, ali estava o Jerrari - com “J” de Jeep -, que seria o primeiro SUV da marca italiana. 

Leia também: Dinossauros sobre rodas: os carros mais antigos ainda à venda no Brasil

O veículo ainda ganhou um novo motor V8 de Buick de 5.9 litros e 320 cv anos depois, quando seu motor V12 foi transplantado para outro Jeep Wagoneer - Jerrari 2 - também do empresário.

Milionário americano levou ideia de um veículo 4x4 para o fundador da marca italiana, mas foi rejeitado e construiu SUV com as próprias mãos

Com a morte de Bill Harrah em 1978, logo sua coleção com 1.500 carros foi desfeita e o Jerrari 1 foi parar na Alemanha em 2008. Agora o veículo está à venda no site alemão Classic Driver, onde é anunciado como “o primeiro SUV do mundo”, mas não tem preço especificado.

Imagens Jerrari: Classic Driver / Imagens Ferrari 365 GT e Jeep Wagoneer: Bring a trailer

Você também pode se interessar por:

O artesão que faz customizações perfeitas usando miniaturas
“Elon Musk chinês” quer criar grife de carros elétricos maior que a Tesla
Mini-Camaro “deita” no drift com peças de Chevette, Gol e motor de Hornet
VW Brasília vira picape insana com motor de caminhão usando só sucata


Jerrari
Ferrari
Ferrari 365 GT
Jeep
Jeep Wagoneer
SUV da Ferrari
Primeiro SUV do mundo
Primeiro SUV da Ferrari
Curiosidades
Ferraris modificadas

Comentários