Primeiro “carro elétrico da VW” no Brasil é um JAC com porte de Up!
A Volkswagen vem anunciando desde o ano passado um plano de lançar “cinco carros eletrificados no Brasil” até 2023, incluindo híbridos e elétricos. A Mobiauto, inclusive, já antecipou quais devem ser os modelos. Nenhum deles ainda chegou, mas já há um elétrico com dedo da fabricante alemã sendo vendido no país.
Apesar de ainda não estar sendo divulgado oficialmente, o JAC E-JS1 já é exibido em showroows da marca e oferecido por concessionários a R$ 154.990. Posiciona-se, assim, como o novo automóvel elétrico mais barato do mercado, desbancando os R$ 159.990 cobrados atualmente pelo irmão JAC iEV20.
Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto
Mas espera lá: o que um JAC tem a ver com a VW? Neste caso, tudo. O E-JS1 é, na verdade, o segundo nome de batismo do Si Hao E10X, primeiro produto da nova marca chinesa de veículos elétricos de baixo custo fruto de uma joint venture entre a Volkswagen e a JAC no país asiático. Si Hao, em mandarim, significa “sol”.
No Brasil, chega para marcar uma nova linha de produtos elétricos que o grupo SHC, representante da JAC em nosso mercado, pretende importar nos próximos anos. Por isso mesmo, a versão elétrica do SUV médio JAC T60 Plus, que a Mobiauto já avaliou, se chama E-JS4 e não iEV60, como acontece com o iEV40 em relação ao T40 Plus.
Leia também: Os bizarros microcarros chineses que estão dando dor de cabeça à Tesla
A SHC ainda não confirma o valor e diz que fará o lançamento oficial do modelo apenas em outubro. Mas, como dissemos, lojistas já vêm exibindo o elétrico nas vitrines e anunciando o seu valor. O E-JS1 chega para substituir o iEV20, até porque representa um facelift deste. Tanto que ambos possuem porte, desempenho e autonomia muito similares.
Enquanto o primeiro fruto da parceria VW-JAC mede 3,65 m de comprimento, 1,67 m de largura e 1,54 m de altura, seu antecessor tinha 3,77 m, 1,68 m e 1,57 m, respectivamente. A diferença de comprimento se dá pelo uso de um estepe pendurado à tampa do porta-malas do iEV20. Só que a distância entre eixos igual denuncia a plataforma compartilhada: 2,39 m.
Curiosamente, o novo JAC com pitada de VW tem dimensões muito parecidas com as do recém-extinto Up! e seus 3,69 m de comprimento, 1,64 m de largura, 1,50 m de altura e 2,42 m de entre-eixos.
Leia também: Carro elétrico mais vendido no Brasil é um Porsche de R$ 1 milhão
O conjunto de motores e bateria do E-JS1 também vem herdado do antecessor, mas com atualizações. A bateria é de fosfato de ferro-lítio e, na configuração trazida ao Brasil, possui 30,2 kWh de capacidade. É menos do que os 34,9 kWh do iEV20, mas o aproveitamento da energia é melhor.
Isso porque a potência caiu de 68 cv para 61 cv e o torque, de 21,9 kgfm para 15,3 kgfm. Por outro lado, o peso foi reduzido de 1.340 para 1.180 kg. A autonomia do novato é de 302 km no ciclo NEDC, sendo 260 km no ciclo WLTP, mais rigoroso. Já o irmão mais velho alcança 310 km no primeiro sistema e não possui medições oficiais no segundo.
Você também pode se interessar por:
O que ninguém conta sobre os carros elétricos
Por que donos de carro elétrico estão voltando ao motor a combustão?
Avaliação: carro elétrico mais vendido de 2020 é enorme e sem retrovisor
19 carros híbridos e elétricos que devem ser lançados no Brasil em 2021
Carro elétrico: 12 dúvidas muito comuns que todo mundo tem sobre ele
Leonardo Felix
Jornalista Automotivo
Comentários
Outras notícias
- Novidades sobre carros
Toyota pode virar o jogo contra GWM e ter primeira picape híbrida nacional
- Novidades sobre carros
Toyota Corolla Cross 2025 tem preços e versões revelados por lojistas
- Novidades sobre carros
Segredo: Hyundai HB20 terá nova geração com direito a SUV e sem versão sedan
- Novidades sobre carros
Ford Mustang 60 anos: 10 curiosidades pouco conhecidas sobre o esportivo
- Novidades sobre carros
GWM Haval H6 2025 tem novos nomes de versões e mantém preços da linha 2024
- Novidades sobre carros
VW T-Cross 2025 já tem data para chegar com visual do europeu
- Novidades sobre carros
VW T-Cross 2025: todas as novidades do SUV que chega em julho
- Novidades sobre carros
Flagra: Picape híbrida da BYD revela cara de Ford e terá potência de V8
- Novidades sobre carros
Qual será o futuro dos Toyota Yaris atuais com a chegada do Yaris Cross?