Primeiro “carro elétrico da VW” no Brasil é um JAC com porte de Up!

E-JS1, primeiro fruto de uma joint venture entre VW e JAC na China, chega como novo carro elétrico mais barato do país, oferecido a R$ 154.990
LF
Por
03.06.2021 às 18:44
E-JS1, primeiro fruto de uma joint venture entre VW e JAC na China, chega como novo carro elétrico mais barato do país, oferecido a R$ 154.990

A Volkswagen vem anunciando desde o ano passado um plano de lançar “cinco carros eletrificados no Brasil” até 2023, incluindo híbridos e elétricos. A Mobiauto, inclusive, já antecipou quais devem ser os modelos. Nenhum deles ainda chegou, mas já há um elétrico com dedo da fabricante alemã sendo vendido no país.

Apesar de ainda não estar sendo divulgado oficialmente, o JAC E-JS1 já é exibido em showroows da marca e oferecido por concessionários a R$ 154.990. Posiciona-se, assim, como o novo automóvel elétrico mais barato do mercado, desbancando os R$ 159.990 cobrados atualmente pelo irmão JAC iEV20.

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

E-JS1, primeiro fruto de uma joint venture entre VW e JAC na China, chega como novo carro elétrico mais barato do país, oferecido a R$ 154.990

Mas espera lá: o que um JAC tem a ver com a VW? Neste caso, tudo. O E-JS1 é, na verdade, o segundo nome de batismo do Si Hao E10X, primeiro produto da nova marca chinesa de veículos elétricos de baixo custo fruto de uma joint venture entre a Volkswagen e a JAC no país asiático. Si Hao, em mandarim, significa “sol”.

No Brasil, chega para marcar uma nova linha de produtos elétricos que o grupo SHC, representante da JAC em nosso mercado, pretende importar nos próximos anos. Por isso mesmo, a versão elétrica do SUV médio JAC T60 Plus, que a Mobiauto já avaliou, se chama E-JS4 e não iEV60, como acontece com o iEV40 em relação ao T40 Plus.

Leia também: Os bizarros microcarros chineses que estão dando dor de cabeça à Tesla

E-JS1, primeiro fruto de uma joint venture entre VW e JAC na China, chega como novo carro elétrico mais barato do país, oferecido a R$ 154.990

A SHC ainda não confirma o valor e diz que fará o lançamento oficial do modelo apenas em outubro. Mas, como dissemos, lojistas já vêm exibindo o elétrico nas vitrines e anunciando o seu valor. O E-JS1 chega para substituir o iEV20, até porque representa um facelift deste. Tanto que ambos possuem porte, desempenho e autonomia muito similares. 

Enquanto o primeiro fruto da parceria VW-JAC mede 3,65 m de comprimento, 1,67 m de largura e 1,54 m de altura, seu antecessor tinha 3,77 m, 1,68 m e 1,57 m, respectivamente. A diferença de comprimento se dá pelo uso de um estepe pendurado à tampa do porta-malas do iEV20. Só que a distância entre eixos igual denuncia a plataforma compartilhada: 2,39 m.

Curiosamente, o novo JAC com pitada de VW tem dimensões muito parecidas com as do recém-extinto Up! e seus 3,69 m de comprimento, 1,64 m de largura, 1,50 m de altura e 2,42 m de entre-eixos.

Leia também: Carro elétrico mais vendido no Brasil é um Porsche de R$ 1 milhão

E-JS1, primeiro fruto de uma joint venture entre VW e JAC na China, chega como novo carro elétrico mais barato do país, oferecido a R$ 154.990

O conjunto de motores e bateria do E-JS1 também vem herdado do antecessor, mas com atualizações. A bateria é de fosfato de ferro-lítio e, na configuração trazida ao Brasil, possui 30,2 kWh de capacidade. É menos do que os 34,9 kWh do iEV20, mas o aproveitamento da energia é melhor.

Isso porque a potência caiu de 68 cv para 61 cv e o torque, de 21,9 kgfm para 15,3 kgfm. Por outro lado, o peso foi reduzido de 1.340 para 1.180 kg. A autonomia do novato é de 302 km no ciclo NEDC, sendo 260 km no ciclo WLTP, mais rigoroso. Já o irmão mais velho alcança 310 km no primeiro sistema e não possui medições oficiais no segundo.

Você também pode se interessar por:

O que ninguém conta sobre os carros elétricos
Por que donos de carro elétrico estão voltando ao motor a combustão?
Avaliação: carro elétrico mais vendido de 2020 é enorme e sem retrovisor
19 carros híbridos e elétricos que devem ser lançados no Brasil em 2021
Carro elétrico: 12 dúvidas muito comuns que todo mundo tem sobre ele

Comentários