Primeiro caminhão híbrido de corrida no mundo é brasileiro e tem 1.000 cv

Meteor desenvolvido por VWCO e parceiros chega para competir na Copa Truck com auxílio de motor elétrico e pronto para ser laboratório para os caminhões de rua
Renan Bandeira
Por
14.03.2023 às 14:27
Meteor desenvolvido por VWCO e parceiros chega para competir na Copa Truck com auxílio de motor elétrico e pronto para ser laboratório para os caminhões de rua

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) apresentou na última segunda-feira (13) o primeiro caminhão de corrida híbrido no mundo. O projeto brasileiro estará nas pistas na temporada 2023 da Copa Truck e usou como base o mais recente lançamento da divisão de pesados do grupo, o Meteor. 

As competições de automobilismo, independente da categoria, são mais do que apenas entretenimento, mas também um laboratório para as fabricantes de veículos. É assim na Fórmula 1, e na Copa Truck não é diferente. E a novidade lançada pela VWCO indica que, em um futuro próximo, a gente deve ter caminhões pesados rodando com motorização híbrida por aqui. 

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O Meteor de corrida foi preparado pela divisão de caminhões da Volkswagen junto com as parceiras CBMM, Ciser, Giaffone Electric e R9 Competições. Seu motor é um seis-cilindros em linha a diesel de 13 litros, que rende 1.000 cv de potência e 407,9 kgfm de torque. Terá, ainda, o auxílio de um motor elétrico de 68 cv e 22,4 kgfm.  

A Mobiauto questionou a divisão sobre os dados combinados de potência e torque, mas a fabricante respondeu que ainda não tem a informação, pois está “iniciando os testes agora.” 

Como referência, a configuração convencional do cavalo oferece no máximo 525 cv de potência e 265,1 kgfm de torque. A receita da equipe quase dobrou os valores de potência e torque do modelo, lembrando que grande parte dos componentes da usina são mantidos originais. 

O sistema híbrido, que é do tipo plug-in e precisa ir à tomada para recarga, conta ainda com regeneração de energia da frenagen através do sistema Kers – o mesmo usado pelos carros da F1. 

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Vale lembrar que, com a tecnologia híbrida, o caminhão atende às regras de emissão do Proconve P8/Euro 6 e ainda tem uma carta na manga contra os rivais do grid nas zonas de baixa emissão das pistas, já que poluem menos e podem acelerar mais. 

O Meteor da Copa Truck será pilotado por Felipe Giaffone e a primeira etapa acontecerá no próximo domingo (19). Agora é torcer para a tecnologia dar certo e o sistema ser implantado na linha de caminhões da empresa. 


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