Peugeot e-2008 x Peugeot 2008: qual a diferença entre as duas versões do SUV?
O novo Peugeot e-2008 acaba de ser revelado oficialmente para o mercado brasileiro. No entanto, a marca francesa ainda não revelou o preço. O SUV elétrico possui algumas novidades, a mais notória delas está no visual, que passa a estar alinhado com o modelo europeu. A premissa valerá para a configuração a combustão, que já teve o motor 1.0 turbo confirmado.
Além da atualização visual, o Peugeot e-2008 ganhou novidades no conjunto elétrico. O SUV está mais potente e chegou aos 158 cv, o que representa um ganho de 22 cv. O torque se manteve em 26,5 kgfm. O que, segundo a Peugeot, é suficiente para levar o modelo aos 100 km/h em 8,9 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 150 km/h limitada eletronicamente.
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Outra novidade do conjunto elétrico está nas baterias, que passaram de 50 kWh para 54 kWh. Pode parecer pouco, mas fez o SUV ganhar 61 km de autonomia segundo o ciclo WLT, que registrou autonomia total de 406 km contra 345 km do modelo antigo. Segundo o padrão do Inmetro, que é mais rigoroso, a autonomia subiu para 261 km contra 234 km da versão anterior.
Contudo, a depender do tipo de motorização, os modelos terão algumas diferenças, isso fica claro se compararmos a versão elétrica divulgada na última semana com o Peugeot 2008 já lançado na Argentina e Uruguai.
Externamente o visual é 99% igual, o SUV ficou mais moderno, com uma grade que se conecta aos faróis e possui um design de linhas verticais finas. No entanto, enquanto a configuração elétrica tem pintura na cor da carroceria, as versões a combustão possuem a grade em em black piano. A traseira de ambos os modelos é a mesma, exceto pela saída de escapamento.
Passando para o interior, as principais mudanças são no acabamento. O SUV elétrico é importado da Europa, portanto, mantém a cabine como é vendida por lá. O modelo a combustão possui algumas diferenças notáveis.
Os bancos do Peugeot e-2008, que será vendido somente na versão GT, possuem design exclusivo, além de acabamento em alcantara. As configurações a combustão possuem bancos em tecido ou couro, dependo da versão. Outra diferença está na manopla do câmbio, que é do estilo tradicional no 2008 a combustão e apena uma chave seletora na versão elétrica.
Outro ponto a ressaltar é que enquanto algumas partes da cabine do SUV elétrico recebem acabamento macio ao toque, nas configurações a combustão estará presente plástico rígido. O volante multifuncional de ambas as versões é o mesmo, e é estampado com a nova logo da marca francesa.
Jornalista Automotivo